SSP e STM lançam campanha de busca a crianças desaparecidas

Fotos das crianças desaparecidas e simulações de como estariam atualmente serão exibidas em trens, estações e no VLT da Baixada […]

Fotos das crianças desaparecidas e simulações de como estariam atualmente serão exibidas em trens, estações e no VLT da Baixada Santista

Para ajudar a localizar crianças desaparecidas em São Paulo, a Secretaria da Segurança Pública e a Secretaria de Transportes Metropolitanos lançam em parceria uma campanha nesta quinta-feira (25), data em que é celebrado o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas.

Durante um mês, serão exibidos vídeos e imagens de crianças e simulações de como essas pessoas devem estar atualmente, feitas pelo Laboratório de Arte Forense do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil de São Paulo. O passageiro também terá acesso a informações como as datas de nascimento e de desaparecimento, além dos telefones que devem ser utilizados caso uma das crianças seja identificada.

Outra informação importante que será enfatizada na campanha, mas que muitas pessoas desconhecem, é que não é necessário esperar 24h para registrar um desaparecimento, seja de adultos ou de crianças, e que o boletim pode ser feito em qualquer delegacia do Estado ou por meio da Delegacia Eletrônica, no site www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.

Os materiais serão exibidos em estações da CPTM e nos trens que circulam pelas linhas do Metrô. Já na EMTU, a exibição acontece dentro dos vagões do VLT, entre os municípios de Santos e São Vicente.

O trabalho do Laboratório é uma ferramenta eficaz nas investigações da Polícia Civil, que, além de fazer as caracterizações, utilizando técnicas de envelhecimento, realiza o serviço de retratos falados.

“Nosso objetivo como secretaria pública é integrar a cada dia mais com todas as secretarias e criar projetos que beneficiem a população e ajudem no trabalho das polícias”, diz Guilherme Derrite, Secretário de Segurança Pública de São Paulo.

“A campanha, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, tem como objetivo compartilhar essas imagens com as milhares de pessoas que circulam pelo sistema de transporte metropolitano diariamente. Esperamos que, com esse trabalho conjunto, possamos conseguir alguma pista e manter a esperança de tantas famílias que aguardam notícias sobre suas crianças”, afirma Marco Antonio Assalve, Secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo.

O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas homenageia um menino de apenas seis anos que desapareceu nas ruas de Nova Iorque (EUA), quando voltava da escola, em 1979. Até hoje, ele nunca foi encontrado.

Secretaria da Segurança Pública

Para tratar dos casos, o DHPP ainda possui a Delegacia de Pessoas Desaparecidas e um telefone próprio para denúncias, o 181.
O Laboratório de Arte Forense atende a todos os departamentos da Polícia Civil do Estado de São Paulo, podendo, inclusive, prestar sua colaboração a outras repartições policiais do país. Para tanto, é necessária a elaboração de Boletim de Ocorrência e a instauração do Inquérito Policial.
Na Capital, está instalado na rua Brigadeiro Tobias n° 527, 10° andar, no bairro da Luz, em São Paulo.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente (antes da pandemia do Covid-19) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô e da CPTM. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.