Confira como será a programação dos Transportes Metropolitanos durante o feriado de Páscoa

Circulação dos trens e linhas de ônibus intermunicipais será monitorada durante todo o período para aumentar a frota, se necessário […]

São Paulo, 25 de março de 2024 – No feriado de Páscoa, entre a Sexta-feira Santa (29/03) e o domingo (31/03), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação.

Trilhos
Na sexta-feira (29/03), as cinco linhas da CPTM vão circular com intervalos iguais aos de um feriado. No sábado (30/03) e no Domingo de Páscoa (31/03), os intervalos médios serão iguais aos finais de semana. Havendo necessidade, a companhia terá trens reservas à disposição. As informações com os intervalos das linhas podem ser obtidas no site da CPTM https://www.cptm.sp.gov.br/Pages/Informacoes-e-intervalos.aspx.

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô circularão com programação de feriado na Sexta-feira Santa (29/03). No sábado (30) e no domingo (31), a frota será equivalente a de finais de semana. A operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados trens reservas.

Ônibus intermunicipais
Na sexta-feira (29/03), feriado de Paixão de Cristo, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a mesma programação de viagens praticada aos domingos. No sábado (30) e domingo (31), a operação será a habitual dos finais de semana. As informações detalhadas sobre os horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site www.emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Bilhetes – Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM em qualquer horário. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos
A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.