Transportes Metropolitanos têm mudanças na operação no fim de semana de pré-Carnaval

Circulação das linhas será monitorada para aumento de frota, se necessário. Passageiros devem ficar atentos aos desvios das linhas de […]

Circulação das linhas será monitorada para aumento de frota, se necessário. Passageiros devem ficar atentos aos desvios das linhas de ônibus

São Paulo, 02 de fevereiro de 2024 – Para atender os foliões neste fim de semana de pré-Carnaval (3 e 4/02), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão alteração na circulação. Nas estações próximas aos locais de concentração de blocos de rua, haverá reforço de todo o quadro operacional. A operação será monitorada e, se necessário, as empresas estarão prontas para colocar mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

Para que os festejos de pré-Carnaval ocorram sem incidentes e com todo conforto e segurança dos foliões, a STM recomenda que os passageiros fiquem atentos a algumas regras:

• não é permitido consumir bebida alcoólica (lei estadual 10.951/01) ou portar qualquer tipo de droga ilícita (lei federal 11.343/06 – lei das drogas).
  • é proibido fazer uso de instrumentos musicais, rádios ou aparelhos sonoros, a menos que por meio de fones de ouvido (lei municipal 15.937/13);

CPTM – No sábado e no domingo (3 e 4/02), a operação das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade será equivalente a de sábado e terá trens de prontidão, se necessário.

EMTU – Com os desfiles dos blocos de pré-Carnaval, as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na capital e na Grande São Paulo região terão alterações nos itinerários. Passageiros devem ficar atentos aos desvios das linhas. Os  horários de partida são disponibilizados para consulta no site da EMTU e no aplicativo. No sábado (03), na região central de Guarulhos, as linhas 003, 094, 095, 100, 104, 110, 115, 175, 250, 253, 362, 537, 555, 598 e 825 terão desvios no período das 11h às 19h. Já no domingo (04), na Avenida Marquês de São Vicente, zona oeste da capital, as linhas 231, 316 e 472 serão desviadas no período das 11h às 19h. Na segunda-feira (05), na região da Consolação, na capital paulista, as linhas 316 e 427 terão desvios das 17h30 às 23h.

Metrô – As linhas funcionarão com frota de fim de semana, a operação será monitorada e, se necessário, haverá aumento na oferta de trens.  Apenas na estação República, da Linha 3-Vermelha, os acessos 7 de abril, Praça da República, e Barão de Itapetininga serão fechados e poderão ser abertos em caso de necessidade operacional. Como opção, os passageiros poderão utilizar os acessos Caetano de Campos e Arouche.

Bilhetes – Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br

Bikes –  Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM em qualquer horário. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.

Plantão de imprensa STM: (11) 97150-4932