SP faz convênio para levar moradias, comércio, serviços e mobilidade a Guaianases

Projeto em parceria com a Prefeitura de SP prevê requalificação urbana e implantação da estação Lajeado da Linha 11-Coral da […]

Projeto em parceria com a Prefeitura de SP prevê requalificação urbana e implantação da estação Lajeado da Linha 11-Coral da CPTM

O Governo do Estado firmou nesta sexta-feira (3) um convênio com a Prefeitura de São Paulo para o início de um projeto inovador de requalificação urbana e melhora da oferta de habitação, comércio, serviços e mobilidade na região de Guaianases, zona leste da capital. O vice-governador Felicio Ramuth anunciou a parceria que vai viabilizar a futura estação Lajeado da Linha-11 Coral de trens urbanos e 1,5 mil novas moradias no entorno.

“É a confirmação de um trabalho conjunto entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo”, afirmou Felicio. “Este projeto nasce pensando no presente e apontando para o futuro, trazendo para a zona leste o desenvolvimento urbano e o planejamento conjunto. Temos muito trabalho pela frente, mas um grande começo e um projeto bem estruturado para melhorar a vida das pessoas.”

O convênio foi assinado em evento no Centro Educacional Unificado (CEU) Lajeado com a participação dos secretários estaduais Marcelo Branco (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Marco Antonio Assalve (Transportes Metropolitanos), os presidentes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano, Reinaldo Iapequino, e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Moro, o prefeito Ricardo Nunes e autoridades municipais.

Pelo acordo CDHU, CPTM e a Cohab-SP, ligada à Prefeitura de São Paulo, vão atuar no planejamento e execução do projeto. Além das novas unidades habitacionais, entre moradias de interesse social e mercado popular, a requalificação urbana prevê equipamentos públicos, espaços para comércio e serviços e dois novos terminais de ônibus nos acessos da futura estação Lajeado, que contará com um centro de serviços que integrará também o Fórum de Guaianases.

O investimento conjunto soma R$ 23 milhões, sendo R$ 12 milhões da CDHU, R$ 6 milhões da CPTM e R$ 5 milhões da Cohab-SP. “Nós temos mais de 3 milhões que vão da zona leste para o centro e retornam no fim do dia. Isso é a população de um país como o Uruguai. Quando criamos centralidades como a proposta aqui, você está melhorando a qualidade de vida da população”, disse o secretário Marcelo Branco.

A implantação do projeto deverá durar até dois anos, com a realização de levantamentos e licenciamentos, além dos 47,9 mil m2 de desapropriações necessárias para as obras físicas que serão realizadas na segunda fase, que será definida por um novo convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo.

A CDHU ficará responsável pela articulação com outros órgãos estaduais para levantamentos técnicos, desapropriações e financiamento das unidades habitacionais, enquanto a CPTM prestará apoio técnico para realização de projeto e obras da estação Lajeado.

“A Linha Coral tem 50,4 km, é a maior linha da CPTM em operação e transporta por dia 698 mil passageiros. Só na estação Guaianases, são 67 mil passageiros por dia. Com o advento da criação dessa integração da CPTM com a estação Lajeado, nós vamos desafogar o fluxo em Guaianases”, afirmou o secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.

A Cohab-SP cuidará da articulação com outros órgãos municipais e irá elaborar projetos, viabilizar licenciamentos e alvarás por meio do contrato do Lote 10 da Parceria Público-Privada (PPP) Municipal da Habitação.

A proposta de requalificação urbana na região de Guaianases é um avanço importante no planejamento urbanístico de áreas que têm grande densidade populacional. A previsão é que o projeto também seja levado para outras regiões.

Estação Lajeado

A nova estação Lajeado será construída entre as existentes Guaianases e Antônio Giannetti Neto, distantes 4 km entre elas e ampliando a capacidade de transporte da Linha-11 Coral, que passará a ter 17 estações.

Equipada para garantir conforto, segurança e mobilidade dos passageiros, a estrutura terá acessibilidade universal, bicicletário e conexão com um terminal de ônibus municipais e metropolitanos, além de possibilitar o acesso fácil ao transporte por aplicativo, com sinalização de pontos virtuais.

A previsão é que a futura estação Lajeado atenda, em média, 20 mil passageiros por dia. “A futura Estação Lajeado será estratégica para o extremo leste da capital captando novas demandas, potencializando o intenso desenvolvimento urbano da região, propondo a implantação de empreendimentos associados e incentivando as atuais e futuras atividades comerciais”, afirmou o presidente da CPTM.