Serviço Ligado da EMTU recebe novos veículos zero km na Região Metropolitana de Campinas

Atendimento é destinado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida da rede regular de ensino Nove veículos zero quilômetro foram […]

Nove veículos zero quilômetro foram adquiridos para a renovação e modernização da frota do Ligado na Região Metropolitana de Campinas, serviço gerenciado pela EMTU que atende alunos com deficiência ou mobilidade reduzida severa da rede regular de ensino. Os novos veículos vão transportar 125 alunos por dia nos municípios de Campinas, Hortolândia, Sumaré e Valinhos.

Atualmente, o Serviço Ligado transporta diariamente na Região Metropolitana de Campinas cerca de 1.120 alunos e acompanhantes de 185 unidades escolares, com uma frota composta por 97 veículos.

A Gerência Regional de Campinas da EMTU realizou visita-técnica à garagem de apoio dos operadores do SEC-Ligado, em Campinas, na última sexta-feira (10). A visita contou com a presença do Gerente Regional da EMTU, Edson Thomaz Zilião, e do Supervisor da AES – Assessoria de Serviço Conveniado e Alternativo da EMTU em Campinas, Ademir Mascarenhas, que verificaram de perto o funcionamento e as condições dos novos veículos, em substituição aos antigos

A renovação da frota, conforme explica Ademir Mascarenhas, cumpre a legislação que determina a substituição dos veículos que estão próximos do limite de idade permitido. A frota possui ar-condicionado, insulfilm, banco com cintos de segurança de três pontos de fixação e plataforma elevatória bipartida, trazendo mais conforto aos atendidos.

Durante a visita, todos os veículos passaram pelo teste de opacidade – que verifica emissão de poluentes no meio ambiente, conduzido pela equipe de inspeção da EMTU. Os resultados foram satisfatórios, refletindo o cuidado e a qualidade do trabalho realizado pelos operadores em parceria com a EMTU.

“Essa visita não apenas evidencia o compromisso da EMTU com a qualidade e a segurança dos serviços prestados, mas também representa uma oportunidade para estreitar laços com os operadores e compreender suas necessidades e desafios”, comenta Zilião. Para o gerente regional, o empenho conjunto entre operadores e empresa gestora garante a prestação de um serviço de excelência e qualidade aos alunos atendidos.

Sobre o Ligado

Gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, há 14 anos, o Ligado é um serviço de transporte gratuito para crianças e jovens com deficiência ou mobilidade reduzida matriculados em escolas da Rede Regular de Ensino Público e demais instituições conveniadas ou credenciadas. O atendimento nas duas regiões conta com uma frota composta por mais de 540 veículos para transportar 5,5 mil alunos e 400 acompanhantes em um serviço prestado porta a porta, isto é, realiza o trajeto da residência do estudante até a instituição de ensino. O serviço é viabilizado por meio de um contrato firmado com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), sendo essa a responsável no cadastro destes alunos para inclusão no serviço.