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Sobre
A Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) oferece serviços turísticos nos municípios de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e Pindamonhangaba, no estado de São Paulo.
Nossa missão é promover serviços turísticos e ferroviários com qualidade e confiabilidade, fomentando o turismo local e interagindo de forma sustentável com o meio ambiente e a comunidade.
Mais que uma ferrovia, a Estrada de Ferro Campos do Jordão é um patrimônio histórico e cultural brasileiro. Diferente da maioria das ferrovias criadas com objetivos comerciais ou de expansão territorial, a EFCJ foi inaugurada em 15 de novembro de 1914 para proporcionar uma via de acesso e transporte mais rápido e confortável para os enfermos que buscavam tratamento contra a tuberculose, doença que causou epidemias no país no século XIX e início do século XX. Nessa época, médicos viam no clima de Campos do Jordão qualidades terapêuticas que favoreciam a recuperação de pessoas que sofriam com essa enfermidade e outras doenças respiratórias. Antes da Estrada de Ferro, a travessia até os sanatórios de cura no alto da Serra da Mantiqueira era realizada a pé ou sobre animais através de caminhos muito precários. Em 1924, a ferrovia foi completamente eletrificada por sistema catenária em 1500Vcc, substituindo locomotivas a vapor e trens movidos a gasolina por automotrizes e bondes movidos a energia elétrica. Com as gôndolas elétricas, realizava também o transporte de cargas e de veículos, fomentando o desenvolvimento das localidades no seu entorno. Com o avanço da medicina, remédios e vacinas contra a tuberculose foram descobertos e, com o tempo, foi se transformando em uma ferrovia com vocação turística.
O complexo ferroviário e turístico da Estrada de Ferro Campos do Jordão está distribuído ao longo dos seus quase 47 quilômetros de extensão, ligando Pindamonhangaba à Campos do Jordão e conserva hoje a mesma atmosfera do transporte ferroviário realizado no início do século passado. A ferrovia percorre as belezas naturais da Serra da Mantiqueira, onde alcança a altitude de 1.743 metros, ponto culminante ferroviário brasileiro. Atravessa também áreas urbanas e rurais e rios, como o rio Paraíba do Sul através de uma ponte metálica com 160 metros de comprimento.
Atualmente transporta, em média, mais de 100.000 passageiros por ano e seus trens e estações são um dos principais cartões postais do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.
Desde 2011, a centenária ferrovia está vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo.