Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais: Transportes Metropolitanos investem em iniciativas para atender passageiros com deficiência auditiva

Plataforma digital e treinamento de colaboradores são iniciativas visando a inclusão na CPTM, EMTU e Metrô O Dia Nacional da […]

Plataforma digital e treinamento de colaboradores são iniciativas visando a inclusão na CPTM, EMTU e Metrô

O Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é celebrado em 24 de abril e, sempre com o objetivo de promover inclusão social, as empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) – CPTM, EMTU e Metrô – possuem ações voltadas a atender os passageiros com deficiência auditiva. 

A data é celebrada nesse dia porque foi nessa data, em 2002, que com a Lei 10.436, a Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão dos surdos.

Empenhada em seu papel de inclusão social de passageiros especiais, nas 57 estações das cinco linhas, a CPTM tem à disposição das pessoas surdas a plataforma digital ICOM para atendimento em Libras. A EMTU também implantou o sistema de comunicação ICOM. O equipamento está instalado na Central de Atendimento aos Passageiros Especiais – CAPEs São Paulo, no Jabaquara. Quando o atendente precisa se comunicar com uma pessoa surda, ele aciona ICOM, a central de tradução simultânea e, dessa forma, pode prestar o atendimento de forma rápida e eficiente. 

O ICOM, iniciativa da AME (Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais), entidade sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pela inclusão de pessoas com deficiência, é uma central de tradução simultânea em libras – a língua brasileira de sinais – baseada em um sistema de intermediação por vídeo. Quando acionado, o serviço triangula a comunicação entre intérprete, surdo e ouvinte. 

Já o Metrô realiza treinamento com os funcionários em Libras para melhor atender os passageiros com deficiência auditiva, além de trabalhar na inclusão das pessoas com deficiências ocultas, como as portadoras do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). A Companhia atende a cerca de 2 mil pessoas diariamente com apoio aos deficientes visuais e mobilidade reduzida.

Além de frases importantes para o dia a dia em Libras, o curso mostra como identificar e fazer os primeiros contatos com uma pessoa surda, cultura e identidade surda, a definição de deficiência e níveis de perda auditiva.

Serviço:

CPTM

Confira os endereços das estações da CPTM no link (https://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/Pages/Linhas.aspx)

EMTU

CAPEs São Paulo (Atendimento ao Passageiro Especial) 

Endereço: Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2654 – Jabaquara

Telefones: 5021-3838

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.