Abril Azul: Transportes Metropolitanos apoiam a campanha com ações gratuitas

Estações da CPTM, Metrô e terminais da EMTU recebem atividades para conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA)   […]

Estações da CPTM, Metrô e terminais da EMTU recebem atividades para conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA)

 

São Paulo, 01 de abril de 2024 – Em apoio ao Abril Azul, campanha de conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), as empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) – CPTM, EMTU e Metrô – realizarão atividades com o objetivo de promover a inclusão social e o respeito às pessoas com autismo.

Conscientização na CPTM

No dia 02/04, data em que é celebrado o  Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a partir das 11h, o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência realizará atividades lúdicas na Estação do Tatuapé. Ainda na terça-feira, a partir das 12h, os passageiros poderão assistir à apresentação musical da jovem pianista autista Alessandra Kelly tocando grandes clássicos no piano digital, acompanhada de dois músicos profissionais.

Nos dias 04, 13, 17 e 27/04, as estações Dom Bosco, Itaquera, Guaianases, Mauá, Luz, Mogi, Tamanduateí e Guarulhos-Cecap receberão a equipe do PROZ Educação que orientará os passageiros sobre o autismo, além de realizar medições de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e glicemia capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas (limitados a 100 por estação). As atividades serão realizadas das 9h às 12h, 13h às 16h e 19h às 22h.

No dia 17/04, das 09h às 16h, a Estação Guarulhos-Cecap receberá a equipe de professores e estudantes da Escola Técnica Sequencial, que fornecerão informações sobre o tema e esclarecerão dúvidas dos passageiros sobre o Abril Azul, além de realizar aferição de pressão, frequência cardíaca e frequência respiratória.

Saúde nos terminais da EMTU

A empresa organizará eventos em seis datas em parceria com a Escola Proz nos terminais metropolitanos da Grande São Paulo durante o mês de Conscientização Sobre o Autismo. Haverá orientações e distribuição de folhetos informativos sobre o transtorno nos terminais São Mateus (09), Jabaquara (12), Santo André (16), Bortolosso, em Osasco (18), Carapicuíba (22) e Diadema (26). Como atividades adicionais relacionadas à saúde, estão previstos testes de glicemia e aferição de pressão nas plataformas dos terminais.

Além disso, no domingo (07/04), a partir das 8h, a EMTU apoiará a 2ª Grande Caminhada do Bem: um passeio inclusivo promovido pela ONG Girassol e Instituto Gabi. A expedição sairá do Corpo de Bombeiros, localizado na Av. Engenheiro Armando Arruda Pereira, no Corredor Metropolitano ABD, e passará em frente ao Terminal Metropolitano Jabaquara.

Metrô iluminado

Como forma de incentivo à campanha e inclusão social, durante todo o mês de abril, as estações Sacomã, Sumaré, Tamanduateí, Trianon-Masp e o CCO do Metrô estarão iluminados com a cor azul, característica da campanha.

Além das ações que serão realizadas ao longo do mês, as empresas ligadas à STM – CPTM, EMTU e Metrô – têm ações permanentes voltadas à inclusão. Conheça algumas delas abaixo:

Sala Sensorial para pessoas autistas e neurodivergentes

Na Estação Tatuapé da CPTM e do Metrô, a sala de acomodação sensorial tem a função de acomodar pessoas em crises sensoriais, a fim de reduzir os estímulos externos para que elas possam, em seu tempo, retornar ao seu trajeto e seguir viagem. O espaço conta com isolamento acústico nas paredes em drywall revestidas parcialmente em material vinílico amadeirado para um maior conforto visual e acústico, controle de iluminação e poltronas individuais de acomodação sensorial com revestimentos laterais que oferecem privacidade e reforçam o isolamento acústico durante o atendimento. A sala foi projetada pela arquiteta Ana Paula Chacur.

Metrô: Atendimento inclusivo

O Metrô de São Paulo é reconhecido pelo atendimento inclusivo e de acessibilidade. Foi vencedor da categoria Serviços e Clientes da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP), pelas Ações de Relacionamento Inclusivas: Experiências do Metrô de São Paulo, por dois anos, pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e, mais recentemente, foi selecionado pelo projeto Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

A empresa se mantém empenhada em promover a inclusão e a acessibilidade em seu sistema de transporte, por meio de estações acessíveis, treinamento para funcionários, postos de atendimento especializados e monitoramento constante.

A Companhia atende a cerca de 2 mil pessoas diariamente com apoio aos deficientes visuais e mobilidade reduzida; no treinamento dos funcionários na linguagem de Libras para melhor atender ao deficiente auditivo e, desde 2019, trabalha na inclusão das pessoas com deficiências ocultas, como as portadoras do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), treinando continuamente todos os funcionários, para garantir um atendimento exemplar.

EMTU: Serviço Ligado

Há 14 anos, a EMTU oferece o Serviço Ligado, que transporta gratuitamente alunos com deficiência, autismo ou mobilidade reduzida nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas. O Ligado proporciona, em média, 172 mil atendimentos por mês a crianças e jovens matriculados em 1.151 escolas da Rede Regular de Ensino Público e demais instituições conveniadas ou credenciadas, possibilitando o deslocamento destes alunos no acesso à educação.

O atendimento conta com uma frota composta por mais de 600 veículos para transportar 5,5 mil alunos e 400 acompanhantes em um serviço prestado porta a porta, isto é, realiza o trajeto da residência do estudante até a instituição de ensino. O serviço é viabilizado por meio de um contrato firmado com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Vale lembrar que todos os ônibus intermunicipais e trens contam com o símbolo do autismo nos assentos preferenciais, auxiliando no conforto e segurança da viagem. 

Abril Azul

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, a campanha tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o autismo e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.

Plantão de imprensa STM: (11) 97150-4932