Transportes Metropolitanos celebram Dia da Mulher com ações gratuitas para passageiras

Serviços de beleza, cultura, apoio psicológico, doação de livros e ações de empreendedorismo compõem programação São Paulo, 03 de março […]

Serviços de beleza, cultura, apoio psicológico, doação de livros e ações de
empreendedorismo compõem programação

São Paulo, 03 de março de 2023 – Na semana em que se comemora internacionalmente o Dia da Mulher (08/03), as empresas ligadas à Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) – CPTM, EMTU e Metrô, além das concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro, que são acompanhadas e fiscalizadas pela Secretaria de Parcerias e Investimentos,   promovem diversas atividades gratuitas às passageiras.

Confira, abaixo, algumas delas e os locais e datas de realização:

Beleza

Não faltam serviços gratuitos de beleza destinados às passageiras. Na CPTM, nos dias 06 e 07/03, a estação Guaianases (Linha 11-Coral) oferecerá serviços de design de sobrancelhas a todas as passageiras, sendo que no dia 06 elas também contarão com serviços de relaxamento, spa de mãos e pés, e esmaltação. No dia 08/03, equipes da escola técnica Sequencial oferecerão serviços de maquiagem, limpeza de pele e massagem às passageiras nas estações Guaianases, Guarulhos-CECAP (Linha 13-Jade), Barra Funda (Linha 7-Rubi) e Itaim Paulista (Linha 12-Safira). A estação Guaianases receberá, em 09/03, serviços de corte de cabelo, maquiagem e tranças promovidos por uma equipe do Institut La Femme. A ação também será oferecida na estação São Miguel Paulista (Linha 12-Safira), no dia 09/03.

No dia 07/03, as passageiras do Terminal Carapicuíba, da EMTU, terão ação de beleza com corte de cabelos masculino e feminino, em parceria com o Embelleze.

Carreira

A CPTM e o Metrô também programaram ações voltadas para o mercado de trabalho. Em 08/03, na estação Brás, haverá uma roda de conversa entre ferroviárias e alunas do ensino fundamental II e ensino médio para falar sobre  profissões. De 06 a 10/03, o Sebrae levará à estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha) do Metrô a ação “Descubra-se”, que abordará temas como soft skills, inteligência emocional e empoderamento feminino nos negócios. E no Terminal Metropolitano da EMTU, passageiros terão à disposição oficina de costura e orientações sobre empreendedorismo.

Cultura

No Metrô, em 07/08, a estação Santana (Linha 1-Azul) do Metrô será palco da exposição “Viver é Morrer”, com 48 imagens da artista Silvia Husek, que convida à reflexão sobre o envelhecimento e a invisibilidade da mulher acima dos 50 anos. Além disso, no dia 09/03, a estação Santa Cecília (Linha 3-Vermelha) contará com sessão de cinema, em parceria com a Academia Internacional de Cinema, para exibição de curtas-metragens que apoiam iniciativas focadas no tratamento terapêutico das mulheres presas.

Reforçando a programação cultural, a CPTM promove no dia 08/03 apresentação da Banda 710, formada por maquinistas das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral, na estação Barra Funda. O repertório incluirá clássicos do rock, pop nacional e internacional.

Ainda no dia 08/03, a ViaQuatro promoverá, em parceria com a Letraria Cultural, a distribuição de 200 livros escritos por autoras brasileiras para as passageiras que passarem pela estação Vila Sônia (Linha 4-Amarela), além de marcadores de páginas, produzidos pela designer Manoela Victoria.

No dia 22/03, um grupo de grafiteiras, composto por mulheres brasileiras e refugiadas, vai revitalizar a estação Jardim Romano (Linha 12-Safira), em uma parceria da CPTM com o artista plástico Ziza, o Centro de Integração e Cidadania do Imigrante e a Secretaria de Cultura. Além disso, entre os dias 06 e 31/03, o Centro Oncológico de Mogi das Cruzes exibe um ensaio fotográfico com mulheres que venceram o câncer de mama e disponibilizará essas histórias em formato de lonas nas estações José Bonifácio, Dom Bosco, Corinthians-Itaquera e São Miguel Paulista. 

No Metrô, a ação cultural se une à atividade física no dia 26/03. Será realizada uma caminhada pelas obras de artes de artistas mulheres: o roteiro se inicia na estação Clínicas (Linha 2-Verde), e de lá as participantes percorrerão outras estações da linha que expõem obras de artistas femininas: Consolação, Paraíso e Ana Rosa. 

Saúde

As passageiras dos terminais metropolitanos da EMTU terão acesso a ações de saúde ao longo da semana. No dia 06/03, o Terminal CECAP oferecerá testes de glicemia e aferição de pressão arterial, além de fornecer informações de saúde e bem-estar, em parceria com a Escola GRAU. No dia 09/03, o Terminal Carapicuíba promove ação de doação de sangue em parceria com a Amor se Doa. Por fim, em 10/03, o Terminal Santo André recebe o grupo de psicólogas do Nepsar, que oferecerá assistência às passageiras.

A estação Bresser-Mooca (Linha 3-Vermelha) do Metrô realiza, de 08 a 15/03, exposição  que promove a conscientização do câncer de mama a partir de histórias de pacientes diagnosticadas com a doença. Em parceria com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, a ação promoverá a troca de experiências inspiradoras, com relatos de pacientes e dicas de prevenção. Além disso, em 09/03, as passageiras do Metrô que passarem pela estação Luz receberão orientação de métodos de prevenção ao HIV, esclarecimento sobre outras doenças e serão disponibilizados testes rápidos de HIV.

Sociedade e Cidadania

Estão previstas várias ações em apoio à proteção das mulheres. No dia 08/03, das 10h às 14h, o Terminal Jabaquara, da EMTU, terá rodas de conversa para debater o posicionamento das mulheres na sociedade e a violência contra elas. Representante da Universidade Estácio de Sá vai orientar sobre direitos. A ação será realizada em parceria com BQM & Gira Sol do Bem. 

Para atender mulheres que sofrem importunação sexual, no dia 08/03 a CPTM inaugura mais um Espaço Acolher, agora na estação Jardim Helena-Vila Mara (Linha 12- Safira). 

Ainda no dia 08/03, a estação República (Linha 3-Vermelha) recebe ação organizada pelo Centro de Reestruturação para a Vida, que promoverá o diálogo sobre gravidez inesperada, violência e abuso contra a mulher, entre outros assuntos debatidos pela instituição. 

Para reforçar o combate ao assédio sexual, as agentes femininas do Metrô entrarão nos vagões para mostrar que qualquer mulher pode contar com a ajuda delas em caso de assédio. Além disso, a ação divulgará o “X na mão”, campanha mundial que orienta a mulher a sinalizar que está em perigo. Além disso, mensagens sonoras serão emitidas em todos os trens do Metrô, com o objetivo de estimular a autoestima e a autoconfiança das mulheres.

Outras ações

A ViaMobilidade e a ViaQuatro farão distribuição de chocolates no dia 08/03, das 11h às 15h. As passageiras que passarem pelas estações das Butantã (Linha 4-Amarela), Hospital São Paulo (5-Lilás) e Grajaú (9-Esmeralda) receberão 2,5 mil chocolates, em parceria com a Hershey’s. Também haverá a instalação de painéis que podem ser utilizados para fotos em redes sociais.

As estações Trianon, Sumaré, Sacomã e Tamanduateí e o Centro de Controle de Operação do Metrô serão iluminados para comemorar o Mês da Mulher. Um trem em cada linha também receberá a iluminação especial.

No Terminal Metropolitano Santo André Oeste da EMTU, a partir das 7h da manhã do dia 08/03, a concessionária Next Mobilidade distribuirá 500 rosas para as mulheres que estiverem circulando por lá. 

 

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

 

Plantão de imprensa STM: (11) 97150-4932