SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOO30L7
Z7_086423G039UND06LFRLGS4RF15
Z7_086423G03PLOD06HM6KBQR2N25

Dia dos pais: conheça histórias inspiradores de pais e filhos dos transportes metropolitanos

Inspiração em casa e no trabalho, a STM destaca colaboradores da secretaria e suas empresas vinculadas

08/08/2025
Foto ilustrativa

Luiz Antônio da EFCJ

São Paulo, 08 de agosto de 2025 - Em celebração ao Dia dos Pais, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) homenageia colaboradores dos transportes metropolitanos que exemplificam a importância da paternidade e o amor profundo por seus filhos. Os pais são uma das principais referências que carregamos como fonte de inspiração ao longo de nossas vidas.

Conheça as histórias de Manoel Marcos Botelho, Secretário Executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Luiz Antônio Ferreira, Condutor de Trens da Estrada de Ferro Campos do Jordão e Renato Barbosa, Operador de Transporte Metroviário do Metrô, exemplos de dedicação tanto como pais quanto como profissionais.

A paternidade é uma dádiva

Manoel Marcos Botelho, Secretário Executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, é pai de um casal e relata que sua vida se transformou após a paternidade. Ele enxerga ser pai como uma dádiva divina, que trouxe consigo um senso de responsabilidade, proporcionando-lhe estabilidade e um maior comprometimento com o trabalho e com a vida.

"Quero felicitar todos os pais que tiveram essa oportunidade na vida, desejando muita felicidade e saúde a todos neste Dia dos Pais", afirma o Secretário Executivo dos Transportes Metropolitanos, como mensagem de homenagem.

Paixão que passou de pai para filho
Luiz Antônio Ferreira, conhecido como Luizinho pelos colegas, trabalha há 32 anos como condutor de trens na Estrada de Ferro Campos do Jordão. Iniciou sua trajetória na EFCJ em 1988, como ajudante geral. Nos seus primeiros quatro anos na ferrovia, atuou ao lado de seu pai, Luiz Ferreira, que foi funcionário de 1971 a 1993 e trabalhou em diversas áreas. De 1974 a 1993, Luizinho e seu pai moraram nas vilas ferroviárias da Estrada de Ferro, em Pindamonhangaba, período que ele recorda com carinho de sua infância próxima à ferrovia.

"Quando trabalhava com meu pai, ele me ajudava ensinando como fazer as coisas. Nunca tinha pensado em trabalhar na ferrovia, mas quando tinha 19 anos, ele me orientou a fazer o concurso da Estrada de Ferro e, quando passei, ele ficou muito feliz. Trabalhar aqui era a vida do meu pai e depois se tornou a minha também. Aqui era outra família para nós", conta Luizinho com orgulho, lembrando-se de seu pai, que faleceu em 2023 aos 83 anos. "O que mais me orgulhava era a dedicação dele ao trabalho e na criação dos sete filhos com minha mãe."


Inspiração em casa e no serviço
Há 39 anos, o Operador de Transporte Metroviário, Renato Barbosa, é funcionário da Companhia do Metrô. Renato sempre admirou tanto o seu trabalho que incentivou sua filha, Giovanna Boldrini, a prestar concurso público para trabalhar no Metrô de São Paulo.

"Eu a incentivei, fiz a inscrição dela e a levei até o local da prova. E uma curiosidade: a resposta do Metrô informando sobre a aprovação dela veio no meu e-mail!", conta Renato. Giovanna complementa: "Ele me alertava para ficar de olho no e-mail da convocação, com receio de eu perder o prazo de apresentação. Então ele me telefonou: 'Você não vai acreditar, o e-mail veio para mim! Nós vamos ter que correr para entregar sua documentação'. Mas depois do corre-corre, veio a felicidade."

Giovanna relata que o Metrô já fazia parte de sua vida desde a infância e que, mesmo antes de trabalhar na empresa, era apaixonada pelo sistema e o utilizava com frequência.
Renato destaca que Giovanna é querida por todos que convivem com ela. "Já trabalhamos juntos, no mesmo horário e estação, e eu pude constatar como a Giovanna é uma profissional que tem feeling para lidar com o público." "Tenho muito orgulho do meu pai, admiro como pai, avô, profissional e tive o privilégio de sempre contar com ele em todos os momentos.", afirma Giovanna.


A Secretaria dos Transportes Metropolitanos deseja a todos os pais, figuras tão importantes no crescimento e desenvolvimento de seus filhos, um feliz Dia dos Pais.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos - A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegurem a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM, a EMTU, o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.


 

 

 

Complementary Content
${loading}