Profissionais do transporte celebram aniversários sincronizados com São Paulo

Affonso, Benedito e Nilton acompanharam as mudanças da cidade ao longo dos anos de trabalho na CPTM, Metrô e EMTU […]

Affonso, Benedito e Nilton acompanharam as mudanças da cidade ao longo dos anos de trabalho na CPTM, Metrô e EMTU

São Paulo, 24 de janeiro de 2024 – São Paulo completa 470 anos nesta quinta-feira, 25 de janeiro. No mesmo dia, também celebra aniversário um grupo notável de colaboradores da CPTM, do Metrô e da EMTU, empresas ligadas à Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM).

Conheça Affonso, Benedito e Nilton Cesar, que têm uma conexão compartilhada com a cidade que viram crescer e se desenvolver. E, mais que isso, são profissionais que ajudam a manter a metrópole em movimento por meio do papel crucial que desempenham nas operações dos transportes.

Um carioca que SP acolheu

“Trabalhar mais de dez anos na CPTM me ajudou a conhecer a cidade e a circular por ela. Acompanhei, desde o início, a implantação da Linha 13-Jade e a extensão da Linha 9-Esmeralda, por exemplo”, conta o aniversariante Affonso Carneiro Romero Dantas, nascido em 25 de janeiro de 1966 no Rio de Janeiro. “Quando a CPTM inaugura uma estação, isso impacta em todo o entorno. A estrutura urbana melhora, atrai desenvolvimento, comércio, iluminação pública, segurança. Isso é muito perceptível ao longo de um processo de implantação”, completa.

Affonso se orgulha de dizer que a CPTM o ajudou a se integrar ao cotidiano da cidade. “Se eu, um carioca, que cheguei por aqui em 2009, pude contribuir com meu trabalho para a cidade de São Paulo, fico muito feliz”, afirma.

Quase 40 anos nos trilhos

Benedito Francisco da Silva nasceu em 25 de janeiro de 1964. Orgulha-se em dizer que era um jovem de 20 anos quando ingressou na Companhia do Metrô. Agente de estação na Linha 1-Azul, Benedito é um experiente observador da cidade onde vive e trabalha. Nestas quatro décadas, presenciou as mudanças constantes na capital paulista, cidade que mesmo do alto de seus 470 anos não se acomoda, não para nunca, funciona 24 horas por dia.

“As coisas da aniversariante cidade de São Paulo mudam constantemente, seja em termos de trabalho, transporte, há uma busca constante por inovações para que as pessoas possam viver melhor”, constata Benedito. A cidade acolheu o Metrô, que respondeu com mobilidade. Desde a entrada de Benedito na empresa, os trens metroviários estenderam suas viagens para as zonas Norte, Oeste e Leste, e continuam em expansão e crescimento.São Paulo sobre pneus

Nilton Cesar dos Santos Gonçalves, motorista de ônibus da Next Mobilidade, concessionária que opera linhas gerenciadas pela EMTU, também faz aniversário no dia 25 de janeiro. Há oito anos, percorre diariamente todo trecho entre a zona leste da capital paulista até São Bernardo do Campo, cidade na região do ABC.

Ao longo de quase uma década, o motorista observou com grande interesse a revitalização do Centro Histórico da cidade. Ele também destacou mudanças importantes na EMTU, no que tange a melhoria na qualidade das linhas da região metropolitana e o aumento do número de veículos para atender à população.

Com o crescimento da cidade de São Paulo, que completa 470 anos nesta quinta-feira, os três profissionais representam uma pequena parte dos cidadãos que foram essenciais ao desenvolvimento da mobilidade e na melhoria do transporte em toda a região metropolitana de São Paulo. Esta celebração única não apenas destaca a conexão entre os trabalhadores dos transportes e a cidade, mas também serve como um lembrete da importância desses profissionais no funcionamento fluido da metrópole.

“Affonso, Benedito e Nilton não são apenas integrantes das equipes de transporte, mas também fazem parte da própria essência de São Paulo. Suas contribuições diárias são fundamentais para manter a dinâmica da cidade, e estamos orgulhosos de compartilhar este dia significativo com eles. Convidamos toda a comunidade a se juntar a nós nas comemorações, reconhecendo e agradecendo esses dedicados indivíduos cujo trabalho muitas vezes passa despercebido”, conclui Marco Antonio Assalve, Secretário dos Transportes Metropolitanos.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.

Plantão de imprensa STM: (11) 97150-4932