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Eventos Passados

05/08/21 - 05/08/21 Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (1° dia)

EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (1° dia)

DATA: 05/08/21 - 05/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

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06/08/21 - 06/08/21 Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (2° dia)

EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (2° dia)

DATA: 06/08/21 - 06/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

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07/08/21 - 07/08/21 Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (3° dia)

EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (3° dia)

DATA: 07/08/21 - 07/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

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08/08/21 - 08/08/21 Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (4° dia)

EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (4° dia)

DATA: 08/08/21 - 08/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

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EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (5° dia)

EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (5° dia)

DATA: 09/08/21 - 09/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

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10/08/21 - 10/08/21 Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (6° dia)

EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (6° dia)

DATA: 10/08/21 - 10/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

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EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (7° dia)

EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (7° dia)

DATA: 11/08/21 - 11/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

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12/08/21 - 12/08/21 Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (8° dia)

EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (6° dia)

DATA: 10/08/21 - 10/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

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13/08/21 - 13/08/21 Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (9° dia)

EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (9° dia)

DATA: 13/08/21 - 13/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

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14/07/21 - Oficina Territorial: Capital
21/07/21 - Oficina Territorial: Região Metropolitana de São Paulo

EVENTO: Oficina Territorial: Região Metropolitana de São Paulo

DATA: 21/07/21 -

HORA: 15:00

DESCRIÇÃO:

[PDF] Ata de Reunião OV RMSP.
[PDF] Oficina Virtual RMSP resultados.
[VÍDEO] PITU 2040 _ Oficina Virtual – RMSP

 

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07/07/21 - Oficina Territorial: Sub-região Leste
23/06/21 - Oficina Territorial: Sub-região Sudeste
30/06/21 - Oficina Territorial: Sub-região Sudoeste
16/06/21 - Oficina Territorial: Sub-regiões Norte e Oeste
04/08/21 - 04/08/21 Primeira Reunião dos Comitês de Apoio

EVENTO: Primeira Reunião dos Comitês de Apoio

DATA: 04/08/21 - 04/08/21

HORA: 15:00 - 17:00

DESCRIÇÃO:

[PDF] PITU 2040 1a Comitê de Apoio
[PDF] Ata de Reunião STM CA01
[VÍDEO] PITU 2040_1ª Reunião dos Comitês de Apoio

 

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30/11/21 - 30/11/21 Reunião Temática 1 – Fontes de Financiamento

EVENTO: Reunião Temática 1 – Fontes de Financiamento

DATA: 30/11/21 - 30/11/21

HORA: 15:00 - 17:00

DESCRIÇÃO:

Fontes de financiamento têm sido um dos grandes temas em discussão no setor de transporte coletivo de passageiros urbanos. As fontes mais tradicionais de financiamento de investimentos e do custeio encontram-se comprometidas ou esgotadas, seja pela prolongada crise econômica pela qual o país passa, comprometendo a capacidade de investimento do Poder Público, em todos os níveis, seja pela dificuldade de se manter reajustes regulares de tarifa, que, quando ocorrem, acabam por afastar parte dos usuários dos serviços.

O eixo que conduz toda essa Reunião Temática é a constatação da necessidade de identificar e propor uma ampliação das fontes de financiamento para o transporte, em especial às destinadas ao custeio das operações, excessivamente concentrada na tarifa pública paga pelo usuário final dos serviços.
No nosso caso verifica-se pequena diversidade de fontes de financiamento, comparada a situação com as práticas de países mais maduros nesse assunto.

Quais as fontes que vem sendo debatidas em instâncias técnicas e políticas? Quais as referências de práticas adotadas em outros países?

Uma demonstração e quantificação das fontes existentes será apresentada.

Eixos temáticos
• Fontes destinadas ao financiamento dos investimentos em infraestrutura urbana e material rodante
• Fontes destinadas ao financiamento do custeio da operação dos serviços.

Essa divisão em dois eixos destina-se mais a identificar as diferenças e particularidades de cada aplicação de recursos, uma vez que existem fontes que originam investimentos e cobertura de custeio. O caso mais evidente de fonte comum é o orçamento público. No caso do Governo do Estado de São Paulo, o orçamento destina recursos para os investimentos do PITU e para a cobertura dos custos gerados pelos passageiros isentos do pagamento de tarifa pública no sistema metro-ferroviário.

As prioridades dos investimentos (infraestrutura, material rodante) devem ser voltadas aos transportes públicos, alinhadas às preocupações ambientais.
Os investimentos privados devem ser incentivados com regras contratuais claras e seguras, com compartilhamento de riscos entre os setores público e privado e com fundos garantidores estruturados.

Estrutura da apresentação
• Fontes de financiamento existentes, incluindo uma compilação dos investimentos e despesas, associados ao PITU, expressos no orçamento do Estado do São Paulo; operações urbanas realizadas no âmbito das competências do município de São Paulo e parcerias público-privadas.
• Fontes de financiamento potenciais, articuladas entre os municípios da RMSP, destinadas (fontes) a investimentos de interesse do transporte; receitas derivadas do uso do viário; requalificação do vale transporte; municipalização da CIDE, dentre outros.

[PDF] Reunião Temática 01 Apresentação

[PDF] Ata RT01 Fontes Alternativas de Financiamento

[VÍDEO] PITU 2040_Primeira Reunião Temática, fontes de Financiamento

 

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02/02/22 - 02/02/22 Reunião Temática 2 – Instrumentos Institucionais e de Gestão

EVENTO: Reunião Temática 1 – Fontes de Financiamento

DATA: 30/11/21 - 30/11/21

HORA: 15:00 - 17:00

DESCRIÇÃO:

Fontes de financiamento têm sido um dos grandes temas em discussão no setor de transporte coletivo de passageiros urbanos. As fontes mais tradicionais de financiamento de investimentos e do custeio encontram-se comprometidas ou esgotadas, seja pela prolongada crise econômica pela qual o país passa, comprometendo a capacidade de investimento do Poder Público, em todos os níveis, seja pela dificuldade de se manter reajustes regulares de tarifa, que, quando ocorrem, acabam por afastar parte dos usuários dos serviços.

O eixo que conduz toda essa Reunião Temática é a constatação da necessidade de identificar e propor uma ampliação das fontes de financiamento para o transporte, em especial às destinadas ao custeio das operações, excessivamente concentrada na tarifa pública paga pelo usuário final dos serviços.
No nosso caso verifica-se pequena diversidade de fontes de financiamento, comparada a situação com as práticas de países mais maduros nesse assunto.

Quais as fontes que vem sendo debatidas em instâncias técnicas e políticas? Quais as referências de práticas adotadas em outros países?

Uma demonstração e quantificação das fontes existentes será apresentada.

Eixos temáticos
• Fontes destinadas ao financiamento dos investimentos em infraestrutura urbana e material rodante
• Fontes destinadas ao financiamento do custeio da operação dos serviços.

Essa divisão em dois eixos destina-se mais a identificar as diferenças e particularidades de cada aplicação de recursos, uma vez que existem fontes que originam investimentos e cobertura de custeio. O caso mais evidente de fonte comum é o orçamento público. No caso do Governo do Estado de São Paulo, o orçamento destina recursos para os investimentos do PITU e para a cobertura dos custos gerados pelos passageiros isentos do pagamento de tarifa pública no sistema metro-ferroviário.

As prioridades dos investimentos (infraestrutura, material rodante) devem ser voltadas aos transportes públicos, alinhadas às preocupações ambientais.
Os investimentos privados devem ser incentivados com regras contratuais claras e seguras, com compartilhamento de riscos entre os setores público e privado e com fundos garantidores estruturados.

Estrutura da apresentação
• Fontes de financiamento existentes, incluindo uma compilação dos investimentos e despesas, associados ao PITU, expressos no orçamento do Estado do São Paulo; operações urbanas realizadas no âmbito das competências do município de São Paulo e parcerias público-privadas.
• Fontes de financiamento potenciais, articuladas entre os municípios da RMSP, destinadas (fontes) a investimentos de interesse do transporte; receitas derivadas do uso do viário; requalificação do vale transporte; municipalização da CIDE, dentre outros.

[PDF] Reunião Temática 01 Apresentação

[PDF] Ata RT01 Fontes Alternativas de Financiamento

[VÍDEO] PITU 2040_Primeira Reunião Temática, fontes de Financiamento

 

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EVENTO: Reunião Temática 4 – Políticas de Desenvolvimento Urbano

DATA: 13/04/22 - 13/04/22

HORA: 15:00 - 17:30

DESCRIÇÃO:

Atualmente, é consenso entre os planejadores que o uso do solo deve ser misto, integrando ao máximo as atividades praticadas no meio urbano, diminuindo a necessidade dos grandes deslocamentos.
Mas as diretrizes e recomendações para o uso e ocupação do solo dos municípios são eles articulados com a mobilidade urbana?

A visão geral da RMSP será apresentada considerando sua inserção regional frente o desenvolvimento territorial metropolitano, a partir da caracterização da configuração espacial da RMSP e da análise do quadro atual e das tendências observadas à luz da dinâmica regional contemporânea e do planejamento de transportes.

Planos Diretores Municipais, PDUI e Possíveis Impactos nos Transportes
A análise e a interpretação dos resultados das propostas dos planos diretores municipais e do PDUI no contexto da RMSP decorrente da correlação transporte e desenvolvimento urbano.
Como esses Planos irão incentivar as centralidades urbanas junto ao sistema sobre trilhos e mitigar os desequilíbrios atuais e tendenciais entre as duas funções e atenuar a necessidade de incremento da infraestrutura e transporte?

Quais as diretrizes e recomendações de parâmetros e instrumentos urbanísticos para indução do cenário da metrópole desejada?

Perspectivas de Captação de Outorgas e Instrumentos Urbanísticos
A captação de outorgas é compreendida em dois horizontes:
• A captura da valorização imobiliária pelo poder público, decorrente da produção de empreendimentos de iniciativa privada em áreas onde existem mecanismos de alienação do potencial construtivo adicional
• A promoção de empreendimentos imobiliários junto às novas estações, que podem se converter em importantes ativos nos processos de implantação e operação da rede

Palestrantes: Marcia Grosbaum, Lígia Rocha, Juliana Antunes e Mario Garcia

[PDF] Reunião Temática 04 Apresentação

[PDF] Ata_RT04 Políticas de Desenvolvimento Urbano

[VÍDEO] PITU 2040 Quarta Reunião Temática, Políticas de Desenvolvimento Urbano

 

LOCAL:

EVENTO: Reunião Temática 5 – Alternativas de Rede (Infraestrutura)

DATA: 26/10/22 - 26/10/22

HORA: 15:00 - 17:30

DESCRIÇÃO:

Ao longo do desenvolvimento do PITU 2040, é considerada a formulação dos seguintes grupos de estratégias: a Estratégia Base, a Estratégia Mínima e a Estratégia Alternativa, esta última composta pelas Expansões 1 e 2.

Por definição, a Estratégia Alternativa é aquela que agrega aos elementos da, as proposições, empreendimentos e projetos que contribuam para a consecução dos Objetivos Estratégicos, estes representados pela Visão de Futuro da Metrópole, construída ao início do desenvolvimento do Plano. A Estratégia Alternativa deve ser, ainda, substantivamente mais ambiciosa que a Estratégia Mínima de forma a ser ampliar os benefícios sociais esperados até o ano de 2040.

As proposições levantadas, concorrentes ou complementares, são agrupadas conforme sua função no sistema de mobilidade metropolitana:

•Propostas de Investimento em Infraestrutura: visam promover o aumento da capacidade, da integração entre subsistemas e da continuidade entre as redes de mobilidade da Metrópole;
•Propostas de Gestão: visam otimizar o uso da infraestrutura de transporte disponível promovendo a qualificação do serviço oferecido sem aplicação de investimentos significativos. Encaixam-se aqui as proposições relativas à mobilidade compartilhada, serviços sob demanda, rodízio etc.;
•Política de Preços: aquelas que envolvem valores monetários – política tarifária do sistema de transporte público, preço do combustível, preço de estacionamento etc. As políticas de preços muitas vezes complementam as Propostas de Gestão, podendo ser empregadas como contrapartida para ressarcimento de deseconomias que geram na cidade.

A Estratégia Alternativa Integrada é a escolhida entre as alternativas e constitui o núcleo do PITU 2040. Ela abarca, a nível estratégico, todos os modos com alcance metropolitano (mobilidade de interesse comum a mais de um município na RMSP) de todas as instâncias de governo e mobiliza todos os instrumentos aplicáveis, contidos na infraestrutura e planejamento urbano, nas políticas de gestão, nas políticas de uso do solo e nas políticas de preço.

[PDF] Reunião Temática 05 Apresentação

[PDF] Ata_RT05Alternativas de Rede (Infraestrutura)

[VÍDEO] PITU 2040 Quarta Reunião Temática, Alternativas de Rede (Infraestrutura)

 

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EVENTO: Reunião Temática 6 – Avaliação Multicritério Alternativas de Rede (Infraestrutura)

DATA: 27/10/22 - 27/10/22

HORA: 15:00 - 17:30

DESCRIÇÃO:

Ao longo do desenvolvimento do PITU 2040, é considerada a formulação dos seguintes grupos de estratégias: a Estratégia Base, a Estratégia Mínima e a Estratégia Alternativa, esta última composta pelas Expansões 1 e 2.

Por definição, a Estratégia Alternativa é aquela que agrega aos elementos da, as proposições, empreendimentos e projetos que contribuam para a consecução dos Objetivos Estratégicos, estes representados pela Visão de Futuro da Metrópole, construída ao início do desenvolvimento do Plano. A Estratégia Alternativa deve ser, ainda, substantivamente mais ambiciosa que a Estratégia Mínima de forma a ser ampliar os benefícios sociais esperados até o ano de 2040.

As proposições levantadas, concorrentes ou complementares, são agrupadas conforme sua função no sistema de mobilidade metropolitana:

•Propostas de Investimento em Infraestrutura: visam promover o aumento da capacidade, da integração entre subsistemas e da continuidade entre as redes de mobilidade da Metrópole;
•Propostas de Gestão: visam otimizar o uso da infraestrutura de transporte disponível promovendo a qualificação do serviço oferecido sem aplicação de investimentos significativos. Encaixam-se aqui as proposições relativas à mobilidade compartilhada, serviços sob demanda, rodízio etc.;
•Política de Preços: aquelas que envolvem valores monetários – política tarifária do sistema de transporte público, preço do combustível, preço de estacionamento etc. As políticas de preços muitas vezes complementam as Propostas de Gestão, podendo ser empregadas como contrapartida para ressarcimento de deseconomias que geram na cidade.

A Estratégia Alternativa Integrada é a escolhida entre as alternativas e constitui o núcleo do PITU 2040. Ela abarca, a nível estratégico, todos os modos com alcance metropolitano (mobilidade de interesse comum a mais de um município na RMSP) de todas as instâncias de governo e mobiliza todos os instrumentos aplicáveis, contidos na infraestrutura e planejamento urbano, nas políticas de gestão, nas políticas de uso do solo e nas políticas de preço.

[PDF] Reunião Temática 06 Apresentação

[PDF] Ata_RT06_Avaliação Multicritério Alternativas de Rede (Infraestrutura)

[VÍDEO] PITU 2040 Sexta Reunião Temática, Avaliação Multicritério Alternativas de Rede (Infraestrutura)

 

LOCAL:

EVENTO: Reunião Temática 7 – Estrutura de Critérios

DATA: 10/11/22 - 10/11/22

HORA: 15:00 - 17:30

DESCRIÇÃO:

Ao longo do desenvolvimento do PITU 2040, é considerada a formulação dos seguintes grupos de estratégias: a Estratégia Base, a Estratégia Mínima e a Estratégia Alternativa, esta última composta pelas Expansões 1 e 2.

Por definição, a Estratégia Alternativa é aquela que agrega aos elementos da, as proposições, empreendimentos e projetos que contribuam para a consecução dos Objetivos Estratégicos, estes representados pela Visão de Futuro da Metrópole, construída ao início do desenvolvimento do Plano. A Estratégia Alternativa deve ser, ainda, substantivamente mais ambiciosa que a Estratégia Mínima de forma a ser ampliar os benefícios sociais esperados até o ano de 2040.

As proposições levantadas, concorrentes ou complementares, são agrupadas conforme sua função no sistema de mobilidade metropolitana:

•Propostas de Investimento em Infraestrutura: visam promover o aumento da capacidade, da integração entre subsistemas e da continuidade entre as redes de mobilidade da Metrópole;
•Propostas de Gestão: visam otimizar o uso da infraestrutura de transporte disponível promovendo a qualificação do serviço oferecido sem aplicação de investimentos significativos. Encaixam-se aqui as proposições relativas à mobilidade compartilhada, serviços sob demanda, rodízio etc.;
•Política de Preços: aquelas que envolvem valores monetários – política tarifária do sistema de transporte público, preço do combustível, preço de estacionamento etc. As políticas de preços muitas vezes complementam as Propostas de Gestão, podendo ser empregadas como contrapartida para ressarcimento de deseconomias que geram na cidade.

A Estratégia Alternativa Integrada é a escolhida entre as alternativas e constitui o núcleo do PITU 2040. Ela abarca, a nível estratégico, todos os modos com alcance metropolitano (mobilidade de interesse comum a mais de um município na RMSP) de todas as instâncias de governo e mobiliza todos os instrumentos aplicáveis, contidos na infraestrutura e planejamento urbano, nas políticas de gestão, nas políticas de uso do solo e nas políticas de preço.

[PDF] Reunião Temática 06 Apresentação

[PDF] Ata_RT07_Estrutura de Critério

 

LOCAL:

EVENTO: Reunião Temática 8 – Avaliação das Alternativas

DATA: 17/11/22 - 17/11/22

HORA: 15:00 - 17:30

DESCRIÇÃO:

Ao longo do desenvolvimento do PITU 2040, é considerada a formulação dos seguintes grupos de estratégias: a Estratégia Base, a Estratégia Mínima e a Estratégia Alternativa, esta última composta pelas Expansões 1 e 2.

Por definição, a Estratégia Alternativa é aquela que agrega aos elementos da, as proposições, empreendimentos e projetos que contribuam para a consecução dos Objetivos Estratégicos, estes representados pela Visão de Futuro da Metrópole, construída ao início do desenvolvimento do Plano. A Estratégia Alternativa deve ser, ainda, substantivamente mais ambiciosa que a Estratégia Mínima de forma a ser ampliar os benefícios sociais esperados até o ano de 2040.

As proposições levantadas, concorrentes ou complementares, são agrupadas conforme sua função no sistema de mobilidade metropolitana:

•Propostas de Investimento em Infraestrutura: visam promover o aumento da capacidade, da integração entre subsistemas e da continuidade entre as redes de mobilidade da Metrópole;
•Propostas de Gestão: visam otimizar o uso da infraestrutura de transporte disponível promovendo a qualificação do serviço oferecido sem aplicação de investimentos significativos. Encaixam-se aqui as proposições relativas à mobilidade compartilhada, serviços sob demanda, rodízio etc.;
•Política de Preços: aquelas que envolvem valores monetários – política tarifária do sistema de transporte público, preço do combustível, preço de estacionamento etc. As políticas de preços muitas vezes complementam as Propostas de Gestão, podendo ser empregadas como contrapartida para ressarcimento de deseconomias que geram na cidade.

A Estratégia Alternativa Integrada é a escolhida entre as alternativas e constitui o núcleo do PITU 2040. Ela abarca, a nível estratégico, todos os modos com alcance metropolitano (mobilidade de interesse comum a mais de um município na RMSP) de todas as instâncias de governo e mobiliza todos os instrumentos aplicáveis, contidos na infraestrutura e planejamento urbano, nas políticas de gestão, nas políticas de uso do solo e nas políticas de preço.

[PDF] Reunião Temática 08 Apresentação

[PDF] Material de Apoio RT08

[PDF] Ata_RT08_Avaliação Multicritério Alternativas de Rede (Infraestrutura)

 

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Reunião Temática 9 – Cronograma de Implantação

DATA: 19/01/23 - 19/01/23

HORA: 15:00 - 17:30

DESCRIÇÃO:

A Reunião Temática 9 tem como função apresentar a metodologia e os resultados principais abordados no Produto 32 – Cronograma de implantação, que tem como objetivo principal definir um cronograma de implantação para as linhas propostas pelo PITU 2040 definidas pela Estratégia Alternativa escolhida através dos Produtos 29, 30 e 31.

Para atingir o objetivo principal, foram definidos os seguintes objetivos específicos: estimar o custo de desapropriação, o custo de implantação e o tempo de implementação de cada linha da alternativa escolhida, além de ordená-las temporalmente através de critérios de priorização aloca-las no cronograma a fim de se gerar uma ordenação para o faseamento da alternativa, com horizontes em 2030 e 2035, além dos horizontes de 2025 e 2040 definidos na Estratégia Mínima no Produto 26 – Estratégias Base e Mínima e na Estratégia Alternativa no Produto 31 – Simulação e Avaliação das Estratégias Alternativas, respectivamente.

Além do cronograma, nesse relatório também é apresentado o custo total de implantação da alternativa escolhida, abordando seu comportamento ao longo dos anos e nos diferentes sistemas de transportes utilizados, fazendo com que seja possível realizar uma análise de custos e fontes de financiamento para eles.

[PDF] Reunião Temática 09 Apresentação

[PDF] Ata_Reunião Temática 09 Apresentação

 

LOCAL:

01/06/21 - Seminário Técnico: Avaliação dos planos PITU2020 e PITU2025

EVENTO: Seminário Técnico: Avaliação dos planos PITU2020 e PITU2025

DATA: 01/06/21 -

HORA: 15:00

DESCRIÇÃO:

[PDF] Ata com presenca_P02_Seminario Tecnico

[PDF] PITU 2040 – Seminário Técnico – 28/05/2021

[Vídeo] PITU 2040 – Seminário Técnico Avaliação de Planos – 28/05/2021

 

LOCAL:Teams

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Próximos Eventos

Sem eventos programados para este dia

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Eventos Passados

DATA: 19/01/23 - 19/01/23

HORA: 15:00 - 17:30

DESCRIÇÃO:

A Reunião Temática 9 tem como função apresentar a metodologia e os resultados principais abordados no Produto 32 – Cronograma de implantação, que tem como objetivo principal definir um cronograma de implantação para as linhas propostas pelo PITU 2040 definidas pela Estratégia Alternativa escolhida através dos Produtos 29, 30 e 31.

Para atingir o objetivo principal, foram definidos os seguintes objetivos específicos: estimar o custo de desapropriação, o custo de implantação e o tempo de implementação de cada linha da alternativa escolhida, além de ordená-las temporalmente através de critérios de priorização aloca-las no cronograma a fim de se gerar uma ordenação para o faseamento da alternativa, com horizontes em 2030 e 2035, além dos horizontes de 2025 e 2040 definidos na Estratégia Mínima no Produto 26 – Estratégias Base e Mínima e na Estratégia Alternativa no Produto 31 – Simulação e Avaliação das Estratégias Alternativas, respectivamente.

Além do cronograma, nesse relatório também é apresentado o custo total de implantação da alternativa escolhida, abordando seu comportamento ao longo dos anos e nos diferentes sistemas de transportes utilizados, fazendo com que seja possível realizar uma análise de custos e fontes de financiamento para eles.

[PDF] Reunião Temática 09 Apresentação

[PDF] Ata_Reunião Temática 09 Apresentação

 

DATA: 17/11/22 - 17/11/22

HORA: 15:00 - 17:30

DESCRIÇÃO:

Ao longo do desenvolvimento do PITU 2040, é considerada a formulação dos seguintes grupos de estratégias: a Estratégia Base, a Estratégia Mínima e a Estratégia Alternativa, esta última composta pelas Expansões 1 e 2.

Por definição, a Estratégia Alternativa é aquela que agrega aos elementos da, as proposições, empreendimentos e projetos que contribuam para a consecução dos Objetivos Estratégicos, estes representados pela Visão de Futuro da Metrópole, construída ao início do desenvolvimento do Plano. A Estratégia Alternativa deve ser, ainda, substantivamente mais ambiciosa que a Estratégia Mínima de forma a ser ampliar os benefícios sociais esperados até o ano de 2040.

As proposições levantadas, concorrentes ou complementares, são agrupadas conforme sua função no sistema de mobilidade metropolitana:

•Propostas de Investimento em Infraestrutura: visam promover o aumento da capacidade, da integração entre subsistemas e da continuidade entre as redes de mobilidade da Metrópole;
•Propostas de Gestão: visam otimizar o uso da infraestrutura de transporte disponível promovendo a qualificação do serviço oferecido sem aplicação de investimentos significativos. Encaixam-se aqui as proposições relativas à mobilidade compartilhada, serviços sob demanda, rodízio etc.;
•Política de Preços: aquelas que envolvem valores monetários – política tarifária do sistema de transporte público, preço do combustível, preço de estacionamento etc. As políticas de preços muitas vezes complementam as Propostas de Gestão, podendo ser empregadas como contrapartida para ressarcimento de deseconomias que geram na cidade.

A Estratégia Alternativa Integrada é a escolhida entre as alternativas e constitui o núcleo do PITU 2040. Ela abarca, a nível estratégico, todos os modos com alcance metropolitano (mobilidade de interesse comum a mais de um município na RMSP) de todas as instâncias de governo e mobiliza todos os instrumentos aplicáveis, contidos na infraestrutura e planejamento urbano, nas políticas de gestão, nas políticas de uso do solo e nas políticas de preço.

[PDF] Reunião Temática 08 Apresentação

[PDF] Material de Apoio RT08

[PDF] Ata_RT08_Avaliação Multicritério Alternativas de Rede (Infraestrutura)

DATA: 10/11/22 - 10/11/22

HORA: 15:00 - 17:30

DESCRIÇÃO:

Ao longo do desenvolvimento do PITU 2040, é considerada a formulação dos seguintes grupos de estratégias: a Estratégia Base, a Estratégia Mínima e a Estratégia Alternativa, esta última composta pelas Expansões 1 e 2.

Por definição, a Estratégia Alternativa é aquela que agrega aos elementos da, as proposições, empreendimentos e projetos que contribuam para a consecução dos Objetivos Estratégicos, estes representados pela Visão de Futuro da Metrópole, construída ao início do desenvolvimento do Plano. A Estratégia Alternativa deve ser, ainda, substantivamente mais ambiciosa que a Estratégia Mínima de forma a ser ampliar os benefícios sociais esperados até o ano de 2040.

As proposições levantadas, concorrentes ou complementares, são agrupadas conforme sua função no sistema de mobilidade metropolitana:

•Propostas de Investimento em Infraestrutura: visam promover o aumento da capacidade, da integração entre subsistemas e da continuidade entre as redes de mobilidade da Metrópole;
•Propostas de Gestão: visam otimizar o uso da infraestrutura de transporte disponível promovendo a qualificação do serviço oferecido sem aplicação de investimentos significativos. Encaixam-se aqui as proposições relativas à mobilidade compartilhada, serviços sob demanda, rodízio etc.;
•Política de Preços: aquelas que envolvem valores monetários – política tarifária do sistema de transporte público, preço do combustível, preço de estacionamento etc. As políticas de preços muitas vezes complementam as Propostas de Gestão, podendo ser empregadas como contrapartida para ressarcimento de deseconomias que geram na cidade.

A Estratégia Alternativa Integrada é a escolhida entre as alternativas e constitui o núcleo do PITU 2040. Ela abarca, a nível estratégico, todos os modos com alcance metropolitano (mobilidade de interesse comum a mais de um município na RMSP) de todas as instâncias de governo e mobiliza todos os instrumentos aplicáveis, contidos na infraestrutura e planejamento urbano, nas políticas de gestão, nas políticas de uso do solo e nas políticas de preço.

[PDF] Reunião Temática 06 Apresentação

[PDF] Ata_RT07_Estrutura de Critério

DATA: 27/10/22 - 27/10/22

HORA: 15:00 - 17:30

DESCRIÇÃO:

Ao longo do desenvolvimento do PITU 2040, é considerada a formulação dos seguintes grupos de estratégias: a Estratégia Base, a Estratégia Mínima e a Estratégia Alternativa, esta última composta pelas Expansões 1 e 2.

Por definição, a Estratégia Alternativa é aquela que agrega aos elementos da, as proposições, empreendimentos e projetos que contribuam para a consecução dos Objetivos Estratégicos, estes representados pela Visão de Futuro da Metrópole, construída ao início do desenvolvimento do Plano. A Estratégia Alternativa deve ser, ainda, substantivamente mais ambiciosa que a Estratégia Mínima de forma a ser ampliar os benefícios sociais esperados até o ano de 2040.

As proposições levantadas, concorrentes ou complementares, são agrupadas conforme sua função no sistema de mobilidade metropolitana:

•Propostas de Investimento em Infraestrutura: visam promover o aumento da capacidade, da integração entre subsistemas e da continuidade entre as redes de mobilidade da Metrópole;
•Propostas de Gestão: visam otimizar o uso da infraestrutura de transporte disponível promovendo a qualificação do serviço oferecido sem aplicação de investimentos significativos. Encaixam-se aqui as proposições relativas à mobilidade compartilhada, serviços sob demanda, rodízio etc.;
•Política de Preços: aquelas que envolvem valores monetários – política tarifária do sistema de transporte público, preço do combustível, preço de estacionamento etc. As políticas de preços muitas vezes complementam as Propostas de Gestão, podendo ser empregadas como contrapartida para ressarcimento de deseconomias que geram na cidade.

A Estratégia Alternativa Integrada é a escolhida entre as alternativas e constitui o núcleo do PITU 2040. Ela abarca, a nível estratégico, todos os modos com alcance metropolitano (mobilidade de interesse comum a mais de um município na RMSP) de todas as instâncias de governo e mobiliza todos os instrumentos aplicáveis, contidos na infraestrutura e planejamento urbano, nas políticas de gestão, nas políticas de uso do solo e nas políticas de preço.

[PDF] Reunião Temática 06 Apresentação

[PDF] Ata_RT06_Avaliação Multicritério Alternativas de Rede (Infraestrutura)

[VÍDEO] PITU 2040 Sexta Reunião Temática, Avaliação Multicritério Alternativas de Rede (Infraestrutura)

DATA: 26/10/22 - 26/10/22

HORA: 15:00 - 17:30

DESCRIÇÃO:

Ao longo do desenvolvimento do PITU 2040, é considerada a formulação dos seguintes grupos de estratégias: a Estratégia Base, a Estratégia Mínima e a Estratégia Alternativa, esta última composta pelas Expansões 1 e 2.

Por definição, a Estratégia Alternativa é aquela que agrega aos elementos da, as proposições, empreendimentos e projetos que contribuam para a consecução dos Objetivos Estratégicos, estes representados pela Visão de Futuro da Metrópole, construída ao início do desenvolvimento do Plano. A Estratégia Alternativa deve ser, ainda, substantivamente mais ambiciosa que a Estratégia Mínima de forma a ser ampliar os benefícios sociais esperados até o ano de 2040.

As proposições levantadas, concorrentes ou complementares, são agrupadas conforme sua função no sistema de mobilidade metropolitana:

•Propostas de Investimento em Infraestrutura: visam promover o aumento da capacidade, da integração entre subsistemas e da continuidade entre as redes de mobilidade da Metrópole;
•Propostas de Gestão: visam otimizar o uso da infraestrutura de transporte disponível promovendo a qualificação do serviço oferecido sem aplicação de investimentos significativos. Encaixam-se aqui as proposições relativas à mobilidade compartilhada, serviços sob demanda, rodízio etc.;
•Política de Preços: aquelas que envolvem valores monetários – política tarifária do sistema de transporte público, preço do combustível, preço de estacionamento etc. As políticas de preços muitas vezes complementam as Propostas de Gestão, podendo ser empregadas como contrapartida para ressarcimento de deseconomias que geram na cidade.

A Estratégia Alternativa Integrada é a escolhida entre as alternativas e constitui o núcleo do PITU 2040. Ela abarca, a nível estratégico, todos os modos com alcance metropolitano (mobilidade de interesse comum a mais de um município na RMSP) de todas as instâncias de governo e mobiliza todos os instrumentos aplicáveis, contidos na infraestrutura e planejamento urbano, nas políticas de gestão, nas políticas de uso do solo e nas políticas de preço.

[PDF] Reunião Temática 05 Apresentação

[PDF] Ata_RT05Alternativas de Rede (Infraestrutura)

[VÍDEO] PITU 2040 Quarta Reunião Temática, Alternativas de Rede (Infraestrutura)

DATA: 13/04/22 - 13/04/22

HORA: 15:00 - 17:30

DESCRIÇÃO:

Atualmente, é consenso entre os planejadores que o uso do solo deve ser misto, integrando ao máximo as atividades praticadas no meio urbano, diminuindo a necessidade dos grandes deslocamentos.
Mas as diretrizes e recomendações para o uso e ocupação do solo dos municípios são eles articulados com a mobilidade urbana?

A visão geral da RMSP será apresentada considerando sua inserção regional frente o desenvolvimento territorial metropolitano, a partir da caracterização da configuração espacial da RMSP e da análise do quadro atual e das tendências observadas à luz da dinâmica regional contemporânea e do planejamento de transportes.

Planos Diretores Municipais, PDUI e Possíveis Impactos nos Transportes
A análise e a interpretação dos resultados das propostas dos planos diretores municipais e do PDUI no contexto da RMSP decorrente da correlação transporte e desenvolvimento urbano.
Como esses Planos irão incentivar as centralidades urbanas junto ao sistema sobre trilhos e mitigar os desequilíbrios atuais e tendenciais entre as duas funções e atenuar a necessidade de incremento da infraestrutura e transporte?

Quais as diretrizes e recomendações de parâmetros e instrumentos urbanísticos para indução do cenário da metrópole desejada?

Perspectivas de Captação de Outorgas e Instrumentos Urbanísticos
A captação de outorgas é compreendida em dois horizontes:
• A captura da valorização imobiliária pelo poder público, decorrente da produção de empreendimentos de iniciativa privada em áreas onde existem mecanismos de alienação do potencial construtivo adicional
• A promoção de empreendimentos imobiliários junto às novas estações, que podem se converter em importantes ativos nos processos de implantação e operação da rede

Palestrantes: Marcia Grosbaum, Lígia Rocha, Juliana Antunes e Mario Garcia

[PDF] Reunião Temática 04 Apresentação

[PDF] Ata_RT04 Políticas de Desenvolvimento Urbano

[VÍDEO] PITU 2040 Quarta Reunião Temática, Políticas de Desenvolvimento Urbano

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EVENTO: Reunião Temática 2 – Instrumentos  institucionais e de Gestão

DATA: 30/11/21 - 30/11/21

HORA: 15:00 - 17:00

DESCRIÇÃO:

Fontes de financiamento têm sido um dos grandes temas em discussão no setor de transporte coletivo de passageiros urbanos. As fontes mais tradicionais de financiamento de investimentos e do custeio encontram-se comprometidas ou esgotadas, seja pela prolongada crise econômica pela qual o país passa, comprometendo a capacidade de investimento do Poder Público, em todos os níveis, seja pela dificuldade de se manter reajustes regulares de tarifa, que, quando ocorrem, acabam por afastar parte dos usuários dos serviços.

O eixo que conduz toda essa Reunião Temática é a constatação da necessidade de identificar e propor uma ampliação das fontes de financiamento para o transporte, em especial às destinadas ao custeio das operações, excessivamente concentrada na tarifa pública paga pelo usuário final dos serviços.
No nosso caso verifica-se pequena diversidade de fontes de financiamento, comparada a situação com as práticas de países mais maduros nesse assunto.

Quais as fontes que vem sendo debatidas em instâncias técnicas e políticas? Quais as referências de práticas adotadas em outros países?

Uma demonstração e quantificação das fontes existentes será apresentada.

Eixos temáticos
• Fontes destinadas ao financiamento dos investimentos em infraestrutura urbana e material rodante
• Fontes destinadas ao financiamento do custeio da operação dos serviços.

Essa divisão em dois eixos destina-se mais a identificar as diferenças e particularidades de cada aplicação de recursos, uma vez que existem fontes que originam investimentos e cobertura de custeio. O caso mais evidente de fonte comum é o orçamento público. No caso do Governo do Estado de São Paulo, o orçamento destina recursos para os investimentos do PITU e para a cobertura dos custos gerados pelos passageiros isentos do pagamento de tarifa pública no sistema metro-ferroviário.

As prioridades dos investimentos (infraestrutura, material rodante) devem ser voltadas aos transportes públicos, alinhadas às preocupações ambientais.
Os investimentos privados devem ser incentivados com regras contratuais claras e seguras, com compartilhamento de riscos entre os setores público e privado e com fundos garantidores estruturados.

Estrutura da apresentação
• Fontes de financiamento existentes, incluindo uma compilação dos investimentos e despesas, associados ao PITU, expressos no orçamento do Estado do São Paulo; operações urbanas realizadas no âmbito das competências do município de São Paulo e parcerias público-privadas.
• Fontes de financiamento potenciais, articuladas entre os municípios da RMSP, destinadas (fontes) a investimentos de interesse do transporte; receitas derivadas do uso do viário; requalificação do vale transporte; municipalização da CIDE, dentre outros.

[PDF] Reunião Temática 01 Apresentação

[PDF] Ata RT01 Fontes Alternativas de Financiamento

[VÍDEO] PITU 2040_Primeira Reunião Temática, fontes de Financiamento

EVENTO: Reunião Temática 1 – Fontes de Financiamento

DATA: 30/11/21 - 30/11/21

HORA: 15:00 - 17:00

DESCRIÇÃO:

Fontes de financiamento têm sido um dos grandes temas em discussão no setor de transporte coletivo de passageiros urbanos. As fontes mais tradicionais de financiamento de investimentos e do custeio encontram-se comprometidas ou esgotadas, seja pela prolongada crise econômica pela qual o país passa, comprometendo a capacidade de investimento do Poder Público, em todos os níveis, seja pela dificuldade de se manter reajustes regulares de tarifa, que, quando ocorrem, acabam por afastar parte dos usuários dos serviços.

O eixo que conduz toda essa Reunião Temática é a constatação da necessidade de identificar e propor uma ampliação das fontes de financiamento para o transporte, em especial às destinadas ao custeio das operações, excessivamente concentrada na tarifa pública paga pelo usuário final dos serviços.
No nosso caso verifica-se pequena diversidade de fontes de financiamento, comparada a situação com as práticas de países mais maduros nesse assunto.

Quais as fontes que vem sendo debatidas em instâncias técnicas e políticas? Quais as referências de práticas adotadas em outros países?

Uma demonstração e quantificação das fontes existentes será apresentada.

Eixos temáticos
• Fontes destinadas ao financiamento dos investimentos em infraestrutura urbana e material rodante
• Fontes destinadas ao financiamento do custeio da operação dos serviços.

Essa divisão em dois eixos destina-se mais a identificar as diferenças e particularidades de cada aplicação de recursos, uma vez que existem fontes que originam investimentos e cobertura de custeio. O caso mais evidente de fonte comum é o orçamento público. No caso do Governo do Estado de São Paulo, o orçamento destina recursos para os investimentos do PITU e para a cobertura dos custos gerados pelos passageiros isentos do pagamento de tarifa pública no sistema metro-ferroviário.

As prioridades dos investimentos (infraestrutura, material rodante) devem ser voltadas aos transportes públicos, alinhadas às preocupações ambientais.
Os investimentos privados devem ser incentivados com regras contratuais claras e seguras, com compartilhamento de riscos entre os setores público e privado e com fundos garantidores estruturados.

Estrutura da apresentação
• Fontes de financiamento existentes, incluindo uma compilação dos investimentos e despesas, associados ao PITU, expressos no orçamento do Estado do São Paulo; operações urbanas realizadas no âmbito das competências do município de São Paulo e parcerias público-privadas.
• Fontes de financiamento potenciais, articuladas entre os municípios da RMSP, destinadas (fontes) a investimentos de interesse do transporte; receitas derivadas do uso do viário; requalificação do vale transporte; municipalização da CIDE, dentre outros.

[PDF] Reunião Temática 01 Apresentação

[PDF] Ata RT01 Fontes Alternativas de Financiamento

[VÍDEO] PITU 2040_Primeira Reunião Temática, fontes de Financiamento

EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (9° dia)

DATA: 13/08/21 - 13/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

LOCAL:Menu Consultas e Sugestões

EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (8° dia)

DATA: 12/08/21 - 12/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (7° dia)

DATA: 11/08/21 - 11/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

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EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (6° dia)

DATA: 10/08/21 - 10/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

LOCAL:Menu Consultas e Sugestões

EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (5° dia)

DATA: 09/08/21 - 09/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

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EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (4° dia)

DATA: 08/08/21 - 08/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

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EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (3° dia)

DATA: 07/08/21 - 07/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

LOCAL:Menu Consultas e Sugestões

EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (2° dia)

DATA: 06/08/21 - 06/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

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EVENTO: Fórum Virtual: Visão de Futuro da RMSP (1° dia)

DATA: 05/08/21 - 05/08/21

HORA: All Day

DESCRIÇÃO:

Período destinado para o recebimento de comentários e sugestões sobre a proposta de Visão de Futuro da RMSP, consolidada com base nos resultados do Questionário Online e das Oficinas Virtuais

[PDF] PITU 2040 – 1a. Proposta para a Visão de Futuro da RMSP
[VÍDEO] PITU 2040 Visão de Futuro da Metrópole que Queremos.

 

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EVENTO: Primeira Reunião dos Comitês de Apoio

DATA: 04/08/21 - 04/08/21

HORA: 15:00 - 17:00

DESCRIÇÃO:

[PDF] PITU 2040 1a Comitê de Apoio
[PDF] Ata de Reunião STM CA01
[VÍDEO] PITU 2040_1ª Reunião dos Comitês de Apoio

 

LOCAL:Teams

EVENTO: Oficina Territorial: Região Metropolitana de São Paulo

DATA: 21/07/21 -

HORA: 15:00

DESCRIÇÃO:

[PDF] Ata de Reunião OV RMSP.
[PDF] Oficina Virtual RMSP resultados.
[VÍDEO] PITU 2040 _ Oficina Virtual – RMSP

 

LOCAL:Teams

EVENTO: Seminário Técnico: Avaliação dos planos PITU2020 e PITU2025

DATA: 01/06/21 -

HORA: 15:00

DESCRIÇÃO:

[PDF] Ata com presenca_P02_Seminario Tecnico

[PDF] PITU 2040 – Seminário Técnico – 28/05/2021

[Vídeo] PITU 2040 – Seminário Técnico Avaliação de Planos – 28/05/2021

 

LOCAL:Teams

 

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