Metrô inicia colocação de tapumes na estação Penha da Linha 3-Vermelha

Medida não impede o uso da estação e servirá para as obras de ampliação e melhoria do local O Metrô […]

Medida não impede o uso da estação e servirá para as obras de ampliação e melhoria do local

O Metrô vai iniciar a colocação de tapumes na plataforma da estação Penha (Linha 3-Vermelha), como parte do processo para as obras de ampliação do local. A partir das 4h40 desta sexta-feira (17), a estação inicia a operação com os equipamentos instalados que, a princípio, interditarão uma parte da plataforma, sem impedir o embarque e desembarque e não bloqueando nenhuma escada da estação.

Os tapumes estarão no trecho central, ao fim da plataforma no sentido leste, e servirão para alocar os equipamentos e iniciar a adaptação para a obra. Essa intervenção não afeta a operação dos trens tampouco afeta o embarque e desembarque de passageiros.

Em uma segunda etapa, com data a ser definida, os tapumes vão avançar para as escadas rolante e fixa do trecho leste da estação, impedindo seu uso. Essa medida será necessária para desmontar ambas as escadas condição para ampliar o mezanino da estação.

No último dia 9, o Metrô realizou um simulado de interdição para avaliar os impactos do bloqueio dessas escadas e interdição parcial da plataforma. Todas as novas orientações de fluxo aos passageiros serão divulgadas por cartazes que serão afixados em locais estratégicos na estação, mensagens sonoras e pelos funcionários que estarão aptos para auxiliar no que for preciso.

As obras na Penha fazem parte do projeto de ampliação da Linha 2-Verde, que construirá duas novas estações (uma para a Linha 2 e uma para a Linha 11-Coral), além de ampliar a já existente da Linha 3-Vermelha, preparando-a para a integração entre linhas. Durante as obras, com duração prevista para até 24 meses, os passageiros terão que conviver com alguns inconvenientes no dia a dia, como a diminuição de escadas rolantes e de alguns espaços do mezanino que serão interditados e fechados por tapumes para a execução das obras.

Complexo Penha

O complexo de estações da Penha contempla a entrega de uma nova estação subterrânea para a Linha 2-Verde, uma estação em superfície para a Linha 11-Coral da CPTM, além da conexão com a existente estação da Linha 3-Vermelha do Metrô e sua ampliação. Esse terminal multimodal vai ajudar a redistribuir o fluxo de passageiros e dar novas opções de trajeto, facilitando a chegada dos moradores da zona leste às regiões da Paulista, Sul e Sudoeste.

O complexo terá cerca de 25 mil m² de área construída, 43 escadas rolantes e oito elevadores. Para a estação da Linha 2, a área será de 17,5 mil m², com 25 metros de profundidade. Serão 30 escadas rolantes e 16 fixas, com seis elevadores.  Já a estação da Linha 11 ficará entre as estações das linhas 3-Vermelha e 2-Verde, contando com 7 mil m² de área construída, 13 escadas rolantes, três fixas, dois elevadores e quatro diferentes níveis.

Todo o complexo, incluindo a estação da Linha 3 já existente, deverá receber 102 mil passageiros por dia, tornando-se a estação mais movimentada do novo trecho da Linha 2-Verde. A ampliação desta linha vem sendo feita pelo Metrô que está construindo oito novas estações e 8,4 km de vias entre a Vila Prudente e a Penha.