Dia do Ferroviário: Conheça a história de quatro profissionais que contribuem com o transporte de passageiros
Alex, Emerson, Francisco e Jair, juntos, possuem quase 100 anos de trabalho e dedicação às ferrovias São Paulo, 30 de […]
Alex, Emerson, Francisco e Jair, juntos, possuem quase 100 anos de trabalho e dedicação às ferrovias
São Paulo, 30 de abril de 2024 – Em homenagem ao Dia do Ferroviário, celebrado em 30 de abril, conheça a história de quatro profissionais das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos – CPTM, EFCJ, EMTU e Metrô – que se dedicam diariamente no transporte de milhões de passageiros.
Alex, Emerson, Francisco e Jair desenvolvem um papel crucial na operação dos transportes metropolitanos auxiliando no deslocamento de passageiros para o trabalho, estudo ou passeio. Além disso, representam uma pequena parte dos colaboradores que são essenciais para o transporte de milhares de pessoas em toda a região metropolitana de São Paulo. A profissão é de suma importância não só no transporte de passageiros, mas também na economia e história do país.
Confira mais sobre a história dos quatro colaboradores no link: www.youtube.com/watch?v=MwOfwXwPd-U
Mais de 40 anos nos trilhos
Para Jair Teixeira, que trabalha há mais de 40 anos nas ferrovias, ser maquinista é um sonho realizado. Quando viajou da Bahia para São Paulo de trem, ele decidiu que essa seria a sua profissão: trabalhar transportando pessoas. Jair se orgulha de trabalhar na CPTM e destaca que ama tanto a sua função, que todos os dias vai para o serviço com o mesmo entusiasmo do primeiro dia.
“Eu me considero realizado profissionalmente. Como entrei aqui quando era muito jovem, ser ferroviário faz parte da minha vida e quero continuar exercendo essa função por muitos anos.” constata Jair.
Paixão passada de pai para filho
Francisco Lessa Neto, que trabalha na Estrada de Ferro Campos do Jordão há quase 33 anos, herdou de seu pai a paixão pela ferrovia. Seu pai era médico da EFCJ e o contato com o local desde a sua infância foi fator importante na decisão da profissão. Francisco enxerga que seu trabalho como operador ferroviário é gostar de transportar pessoas para o destino desejado e assim, levar alegria para elas.
Desafio e realização
Alex Sandro Ferreira da Silva é operador do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), da BR Mobilidade, consórcio que opera linhas gerenciadas pela EMTU, na Baixada Santista. Começou a trabalhar na ferrovia como um novo desafio profissional e se sente realizado com a profissão que atua há 10 anos. Ao longo de mais de uma década de trilhos, trabalhar transportando pessoas se tornou uma realização.
Orgulho em ser ferroviário
Com quase 15 anos de dedicação à ferrovia, Emerson Meira trabalhou na CPTM e, atualmente, está há 12 anos no Metrô. Iniciou sua carreira com apenas 20 anos e se sentiu honrado com a oportunidade de conduzir tão novo.
“Ser ferroviário é um orgulho, transportar pessoas para os compromissos sempre garantindo o melhor transporte com qualidade, rapidez e segurança é algo que me deixa muito feliz” comentou Emerson.
Secretaria dos Transportes Metropolitanos
A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegure a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM, a EMTU, o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado
Plantão de imprensa STM: (11) 97150-4932