Transportes Metropolitanos investem em modernização e ações de melhoria ao passageiro nos 100 primeiros dias de gestão
Adequação de estações e terminais e redução de intervalos de trens estão entre as entregas realizadas pela CPTM, Metrô e […]
Adequação de estações e terminais e redução de intervalos de trens estão entre as entregas realizadas pela CPTM, Metrô e EMTU
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) e suas empresas vinculadas trabalharam para proporcionar melhorias no atendimento às principais demandas no embarque e desembarque de passageiros. Para cumprir as entregas que constam do Programa de Metas do Governo do Estado de São Paulo, foram realizadas diversas obras pelo Metrô, CPTM e EMTU.
“Nesse início de gestão, nosso compromisso esteve direcionado em oferecer cada vez mais conforto e rapidez ao passageiro, investindo no aprimoramento da infraestrutura e nos serviços oferecidos pelas empresas de trilhos e pneus que atendem diariamente o passageiro do transporte público metropolitano”, destaca o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.
Benefícios ao passageiro
Uma das principais ações do período foi a implementação da gratuidade do transporte público metropolitano para as pessoas que têm entre 60 e 65 anos, válido para metrô, trens, VLT e ônibus intermunicipais. O benefício é oferecido por meio de bilhete eletrônico, sendo necessário solicitar o cartão em postos autorizados.
A STM também apoiou intensamente a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) nos trabalhos para a finalização do Edital do Trem Intercidades (TIC), que vai beneficiar cerca 50 mil passageiros diariamente, e terá o trajeto feito em três modalidades de serviço entre São Paulo e Campinas.
A CPTM reduziu o intervalo nas linhas 11-Coral e 12-Safira para 3,5 minutos (antes era de 4 minutos) e para 5 minutos (antes era de 5,5 minutos), respectivamente. A Companhia também formalizou uma parceria com a Uber para definição de pontos virtuais de embarque e desembarque de passageiros do aplicativo de transporte em todas as 57 estações da CPTM.
Prestes a ser inaugurada, a nova entrada da estação Paulista (Linha 4-Amarela) foi construída pelo Metrô e dará acesso à Rua Bela Cintra, ajudando na melhor distribuição do fluxo de passageiros, com mais uma alternativa para chegar e sair da estação. Dessa forma, os passageiros poderão acessar o edifício da Rua da Consolação, onde estão as escadas rolantes, escadas fixas e elevador. Também foi construída uma nova passagem conectada ao atual acesso da Rua da Consolação. Ambos possuem acessibilidade, iluminação e comunicação visual.
Também foi dado início ao contrato das obras do túnel de interligação entre estações Consolação, da Linha 2-Verde, e Paulista, da Linha 4-Amarela, que ampliará a capacidade de transferência e o fluxo de passageiros que utilizam a passagem entre as duas linhas. A conexão será feita por meio de uma nova passagem subterrânea de cerca de 90m e atenderá aos passageiros que seguem para a estação Paulista. A atual ligação deverá ser usada apenas para o deslocamento no sentido da estação Consolação. O movimento das duas estações é de cerca de 200 mil passageiros por dia útil.
A frota intermunicipal gerenciada pela EMTU na região de Osasco e no Vale do Paraíba recebeu oito novos ônibus zero km, que estão operando, respectivamente, no Corredor Metropolitano Itapevi Osasco (Vila Yara) e Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Todos os novos ônibus possuem ar-condicionado e elevador para pessoas com deficiência. Os passageiros da Região Metropolitana de São Paulo também passaram a contar com mais opções de linhas gerenciadas pela EMTU no novo trecho do Corredor Itapevi-Osasco. Com extensão de 3,5 km, 19 linhas intermunicipais agora circulam pelo lado esquerdo das vias, permitindo que o embarque e desembarque de passageiros possa ser realizado junto ao canteiro central.
Expansão
O Metrô está evoluindo nos estudos para a expansão de três linhas que estão no projeto de ampliação do transporte sobre trilhos. O Estudo de Impacto Ambiental-Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da Linha 20-Rosa já foi concluído e está em andamento a contratação para as futuras linhas 22-Marrom e Linha 16-Violeta. Com 24 estações, o projeto da Linha 20-Rosa se estende por 31,1 km e passa pelos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo e Santo André, ligando a estação Santa Marina à estação Santo André. Estima-se que o projeto vai beneficiar diariamente mais de 1,3 milhões de passageiros. O projeto da linha 22-Marrom prevê a ligação entre a estação Sumaré, na Linha 2-Verde até Cotia, com 29 km de extensão, 19 estações e 43 trens. A demanda estimada é de 646 mil passageiros por dia.
A Linha 16-Violeta atenderá a zona leste de São Paulo, chegando ao Jardim Paulista, com 32 km de extensão e 23 estações. O estudo diretriz foi feito pelo próprio Metrô e aponta um ramal que vai ligar a Cidade Tiradentes à região da Oscar Freire, passando pelas regiões de Jardim Brasília, Jardim Aricanduva, Vila Formosa, Mooca, Cambuci, Aclimação, Paraíso, Jardim Paulista e Cerqueira César.
O futuro da rede também está em evidência. O Plano Integrado dos Transportes Metropolitanos – PITU 2040 tem como objetivo desenvolver, para os próximos 20 anos, a política de mobilidade do Estado para a Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a definição da rede de transporte público de passageiros para atender às necessidades de deslocamentos urbanos e os investimentos e ações necessários para implantação desta política. Dentro dessa política, o PITU define a rede de transporte de passageiros futura da região, buscando expandir, racionalizar e melhorar o sistema de alta e média capacidade de transporte público de passageiros. Desenvolvendo, assim, um sistema de transporte metropolitano que atenda adequadamente às necessidades da população quanto a sua mobilidade, desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida.
Investimentos, obras e melhorias
As obras de acessibilidade nas estações da CPTM ganharam fôlego nesses últimos meses. Foram concluídas as obras de adequação da estação São Caetano (Linha 10-Turquesa), que conta com uma nova passarela em estrutura metálica e implantação de quatro escadas e quatro elevadores, além da ampliação da cobertura das plataformas e rampa, visando transposição das vias e conexão com todas as plataformas. Os projetos das estações Mauá e Santo André já foram concluídos e agora dará início às obras para atendimento integral às normas de acessibilidade, e receberão adequações com implantação de elevadores, nova comunicação visual, ampliação de salas técnicas e operacionais, além de adequações decorrentes das normas do Corpo de Bombeiros e do Ministério do Trabalho.
Diversas estações da CPTM também recebem obras de revitalização, como pinturas de paredes, troca dos pisos de borracha sintética por granito, substituição das placas de comunicação visual fixa e iluminação, que passa a ser 100% LED. Tais alterações já são notadas nas estações Brás e Guaianazes e seguem em processo de finalização nas estações Calmon Viana (Linhas 11 e 12), Pirituba (Linha 7), Botujuru (Linha 7) e Mauá (Linha 10). Outra revitalização importante foi a do Expresso Turístico, que incorporou o 3º carro ao trem, ampliando a capacidade de transporte de 176 para 264 passageiros por viagem.
Há também avanço nas obras do BRT ABC, que ligará a região à capital paulista. A construção será realizada em três fases. A primeira, que liga o Paço Municipal de São Bernardo do Campo ao entroncamento da Avenida Lauro Gomes com a Avenida Winston Churchill, segue em andamento. Ao todo, o sistema terá 17,3 km, com 16 paradas e três terminais. Os passageiros contarão com três serviços: o expresso, o semiexpresso e o parador. Serão 82 ônibus elétricos com tração a bateria, ar condicionado e sistema de wi-fi. As paradas serão todas climatizadas e o pagamento será pré-embarque, conferindo maior agilidade e rapidez nas viagens. Toda a obra de implantação está sendo executada e paga pela concessionária Next mobilidade.
As obras do VLT da Baixada Santista seguem em andamento. Nesses 100 dias, foi aberta licitação para obras de recuperação da Ponte A Tribuna, antiga Ponte dos Barreiros, iniciativa que marca o início da 3ª fase do VLT, etapa que conectará o Terminal Barreiros à Samaritá. Outro avanço para as obras da segunda fase foi registrado com o início da instalação dos trilhos na Rua Constituição, região da futura estação Universidade II. O VLT terá ao todo 27 km de extensão quando estiver totalmente concluído.
Nesse período, também tiveram início as obras de construção do Viaduto Carapicuíba, que liga o Terminal de Carapicuíba ao Terminal Luiz Bortolosso em um percurso de 2,2 km, com previsão de conclusão no final de 2023. Com um investimento previsto de R$ 66,9 milhões, a construção ainda inclui a readequação do viário e a construção de duas estações de embarque e desembarque, e contará com a circulação de 30 linhas intermunicipais da EMTU.
A requalificação e modernização de todo Corredor Metropolitano ABD segue avançando. O pavimento do Terminal Diadema da EMTU foi reformado e parte das linhas metropolitanas voltaram a ter ponto inicial em Diadema. Também foram trocadas 96 placas de concreto em uma área de 1.200 m², utilizando concreto armado, proporcionando benefícios como menor gasto com manutenção dos ônibus e mais conforto aos passageiros. O terminal recebe 11 linhas metropolitanas e 20 municipais.
O Metrô publicou autorização para recebimento de propostas de licitação para reforma e ampliação da estação São Joaquim, na Linha 1-Azul, que após integração com a futura estação da Linha 6-Laranja receberá maior demanda de passageiros.
Melhorias nos sistemas de energia de tração também foram implementadas. As estações José Bonifácio, da Linha 11-Coral, e Capuava, da Linha 10-Turquesa, ambas da CPTM, ganharam novas Cabines Seccionadora, que contribuem para o aumento de potência e melhoria de confiabilidade no sistema elétrico de tração.
Segurança
A segurança também foi foco dos Transportes Metropolitanos nesses primeiros dias de gestão. Foi inaugurada a Central de Monitoramento da Segurança Patrimonial, localizada no Pátio da Lapa, da Linha 7-Rubi, com objetivo de minimizar possíveis furtos, depredação patrimonial, entre outras ocorrências dentro dos terrenos da CPTM. Além disso, agentes de segurança iniciaram a operação com bodycams, câmeras acopladas aos uniformes. São 160 câmeras que ficam ligadas durante o período de uso e a gravação é acionada quando observadas ocorrências que afetam a segurança dos passageiros e da Companhia.
A CPTM também implantou direcionadores de fluxo (barras de metal) nas plataformas 6 e 7 da Estação Brás para melhor fluxo dos passageiros. Essa primeira etapa do projeto será monitorada e, se a avaliação for considerada positiva, os direcionadores poderão ser colocados em outras estações da CPTM. Os direcionadores foram instalados no final das plataformas com a finalidade de abranger os dois carros da composição, onde se observa movimento significativo de embarque e desembarque simultâneo. Já na Linha 12-Safira, foram entregues dispositivos de proteção lateral no primeiro trem da série 2070.
O Metrô concluiu a instalação das Portas de Plataformas em duas estações da Linha 3-Vermelha (Belém e Bresser-Mooca), além de iniciar a colocação na estação Pedro II. A Companhia conta com portas de plataforma nas estações mais recentes, construídas com esses equipamentos. Para as demais estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, foi contratada a instalação dessas portas de segurança que permitem a redução do número de interferências na via, aumentando a regularidade da circulação dos trens e proporcionando mais segurança aos passageiros.
As interferências na operação das linhas também foram foco de melhorias. A CPTM implantou cerca de 1400 metros de muro de vedação e 1400 metros de grades, com objetivo de reduzir furtos e a entrada não autorizada na faixa ferroviária. A eliminação de 180 emendas de rede aérea, por meio da substituição de cabo mensageiro, intensifica a confiabilidade do sistema.