Transportes Metropolitanos arrecadam doações para vítimas das chuvas no litoral de São Paulo

Passageiros encontram pontos de coleta em estações e terminais da CPTM, EFCJ, EMTU e Metrô São Paulo, 21 de fevereiro […]

Passageiros encontram pontos de coleta em estações e terminais da CPTM, EFCJ, EMTU e Metrô

São Paulo, 21 de fevereiro de 2023 – As empresas ligadas à Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) – CPTM, Estrada de Ferro Campos do Jordão, EMTU e Metrô – recebem doações de passageiros para levar ajuda a pessoas desabrigadas e desalojadas pelas fortes chuvas no litoral do Estado. As concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro, responsáveis pelas operações das Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, que são acompanhadas e fiscalizadas pela Secretaria de Parcerias e Investimentos também fazem parte da ação. Ao todo, são 193 pontos de arrecadação distribuídos em estações e terminais do sistema metropolitano de transportes.

As principais necessidades são alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas e em bom estado. A campanha é uma parceria da STM com o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), que encaminhará os donativos recebidos às cidades atingidas por meio da Defesa Civil.

“Temos certeza que a campanha vai sensibilizar muita gente que usa o transporte público metropolitano e vai cumprir seu propósito de levar solidariedade àqueles que mais precisam diante da tragédia que assolou o litoral de São Paulo neste feriado de Carnaval”, diz Marco Antonio Assalve, Secretário dos Transportes Metropolitanos.

Onde doar

O Metrô tem pontos de arrecadação na SSO das 63 estações que compõem as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Já a EMTU contará, a partir de amanhã (22), com caixas de arrecadação nos terminais metropolitanos Jabaquara, Diadema, Piraporinha, São Bernardo, Ferrazópolis, Santo André Oeste e Leste e São Mateus. A Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) também participa da campanha com um ponto de coleta na estação Emílio Ribas, em Campos do Jordão.

Além disso, a CPTM promove a campanha De Braços Abertos, que arrecada alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza, roupas e água em todas as 57 estações das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Quem quiser participar, pode doar nas caixas de arrecadação ou procurar os colaboradores da companhia nas estações até o dia 10 de março.

As linhas 4-Amarela – operada pela ViaQuatro -, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda – operadas pela ViaMobilidade -, contam com caixas para depósito de doações de água e alimentos não perecíveis em todas as 72 estações. Trata-se de uma ação do Grupo CCR em parceria com a CUFA (Central Única de Favelas).

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.