Dia Internacional dos Museus: Transportes Metropolitanos possuem acervo de arte e exposições
Exposições itinerantes, mostras de arte e Centro de Memória ferroviária, entre diversas obras estão em destaque nas estações e terminais […]
Exposições itinerantes, mostras de arte e Centro de Memória ferroviária, entre diversas obras estão em destaque nas estações e terminais
São Paulo, 17 de maio de 2024 – O Dia Internacional dos Museus é celebrado no dia 18 de maio e, para os apreciadores de arte e exposições, as estações e terminais das empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) – CPTM, EFCJ, EMTU e Metrô – contam com um vasto acervo de obras.
Obras de arte no Metrô
Conhecida como uma das estações mais movimentadas de São Paulo, a estação Sé, ponto de integração entre as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, possui diversas esculturas em suas dependências, algumas das mais conhecidas são: ‘Como Sempre Esteve, o Amanhã está em Nossas Mãos’, de Mário Gruber; ‘Garatuja’, de Marcelo Nitsche e ‘Caleidoscópio’ de Amélia Toledo.
Durante o deslocamento nas estações da companhia é possível observar diversas outras obras de artes. Ao todo, 92 obras foram distribuídas pelo Metrô em 36 estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás. O projeto tem como objetivo reproduzir que toda arte é social e que disponibilizar um acervo de arte contemporânea em espaços públicos é muito importante para que todos tenham acesso à arte no dia a dia.
E quem não puder ver as obras nas estações, tem a opção de conferir o acervo do Metrô pela internet. Além do site com as fotos e informações, o Metrô disponibiliza um livro virtual com os detalhes artísticos, que pode ser acessado pelo endereço metro.sp.gov.br/arte-metro.
Exposição Olhar Metropolitano
Em 2021, a EMTU lançou o “Concurso de Fotografia EMTU – Olhar Metropolitano”, realizado com passageiros da companhia, que busca evidenciar o olhar deles sobre a rede de transportes intermunicipal nas cinco regiões metropolitanas onde a empresa atua (Regiões Metropolitanas de São Paulo, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba / Litoral Norte). As 18 melhores imagens compõem uma exposição itinerante que passa pelos terminais da EMTU, destacando seus autores.
A mostra da 2ª edição do concurso está atualmente em exposição na Câmara Municipal de Sorocaba e já foi apresentada em terminais nas Regiões Metropolitanas de São Paulo (Osasco, São Mateus, Carapicuíba e Diadema), Campinas e Sorocaba, além de redes sociais e imprensa.
Exposições na CPTM
Até o dia 13 de junho, quem passar pela Estação Tatuapé da CPTM, ponto de integração entre as linhas 11-Coral e 12-Safira, poderá apreciar a exposição fotográfica “Nós Somos Porque Eu Sou”, em parceria com a ONG ImageMagica. As imagens fazem parte do livro homônimo do fotógrafo André François e são inspiradas na conexão entre as pessoas em diferentes culturas ao redor do mundo.
As estações Palmeiras-Barra Funda, Franco da Rocha e Luz exibem uma exposição fotográfica de alunos do Senac Lapa Scipião até o dia 6 de junho. A mostra é inspirada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, uma agenda mundial adotada em 2015 para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade até 2030.
Já a Estação José Bonifácio, que atende a Linha 11-Coral, conta com exposição de fotos sobre a Vila de Paranapiacaba até o dia 3 de junho. A mostra captura momentos marcantes da Vila de Paranapiacaba, proporcionando uma viagem visual pela biografia e beleza do local. Desde a saída do Expresso Turístico até os itens mais inusitados da vila, as imagens destacam a identidade da região.
Centros de Memória ferroviária
Para os amantes da ferrovia, a Estrada de Ferro Campos do Jordão conta com dois Centros de Memória, um em Campos do Jordão e outro em Pindamonhangaba, que contam parte da centenária história da ferrovia. Os espaços contam com um valioso acervo, com documentos históricos, ferramentas, peças, mobiliário, entre outros itens utilizados na ferrovia na primeira metade do século XX. No Centro de Memória de Campos do Jordão, também está em exposição uma automotriz a gasolina, datada de 1917, que operou na primeira década de funcionamento da EFCJ.
Serviço – Centro de Memória Ferroviária
Campos do Jordão
Funciona todos os dias (incluindo domingos e feriados), das 9h30 às 12h30 e das 14h às 16h30
Localizado ao lado da estação Emílio Ribas.
Endereço: Av. Emílio Ribas, 1.111, Capivari, Campos do Jordão-SP
Pindamonhangaba
Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Localizado no térreo da estação Pindamonhangaba.
Endereço: Rua Martin Cabral, 87, Centro, Pindamonhangaba-SP