Confira a operação dos Transportes Metropolitanos no feriado de Corpus Christi
Circulação de metrô, trens metropolitanos e ônibus intermunicipais terá mudanças durante o feriado e eventos de Marcha para Jesus e […]
Circulação de metrô, trens metropolitanos e ônibus intermunicipais terá mudanças durante o feriado e eventos de Marcha para Jesus e Parada do Orgulho LGBT+
São Paulo, 06 de junho de 2023 – As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) e as concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro, responsáveis pelas operações das Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, que são acompanhadas e fiscalizadas pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), terão operação especial ao longo do feriado prolongado de Corpus Christi. A circulação também será monitorada e, se necessário, serão adicionados trens nas linhas e ônibus nas ruas.
Na CPTM, a operação na quinta-feira (08), será, excepcionalmente, a prevista para um sábado (feriados têm a operação de domingo), com exceção da Linha 12-Safira e do Serviço 710 – que torna possível viajar entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de transferência na Estação Brás – para obras de modernização e manutenção. Na sexta-feira (09), a operação manterá o intervalo para os dias úteis. No sábado (10), haverá intervalos programados em todas as linhas, com exceção do Serviço 710, que terá os trechos entre a estação Utinga e Prefeito Saladino interditados para a realização de serviços. No domingo (11), o trecho Luz – Brás, da Linha 11-Coral, ficará interditado e, por conta disso, o Serviço 710 também. A partida do Serviço Expresso Aeroporto será na plataforma 8 da estação Brás, e não na estação Luz. Os passageiros são informados sobre quaisquer alterações na operação por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.
Na próxima quinta-feira (08), feriado de Corpus Christi, a programação horária para todas as linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU será a de domingos e feriados. Já na sexta-feira (09), a operação seguirá horário especial, com intervalos programados de acordo com a demanda. No sábado e domingo, a programação seguirá os intervalos de partida normais para esses dias da semana. A operação será acompanhada pela fiscalização para eventuais ajustes em caso de necessidade. Confira os horários e itinerários no site www.emtu.sp.gov.br.
A operação do Metrô contará com esquema especial por conta dos eventos da cidade no feriado e fim de semana. Haverá monitoramento para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda. Na quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, data em que será realizada a Marcha para Jesus, o trecho entre as estações da Sé e Carandiru (Linha 1-Azul) terá reforço de funcionários e de agentes de segurança para orientar o fluxo. Já na sexta-feira (09) e no sábado (10), a oferta de trens será a mesma de um dia típico.
No domingo (11), dia da 27ª Parada do Orgulho LGBT+, a frota de trens será reforçada em todas as linhas, com trens reservas para qualquer necessidade de oferta de mais viagens, além de reforço de funcionários e de agentes de segurança nas estações mais próximas ao evento. Nas estações Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação (Linha 2-Verde); e estações República e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), haverá organizadores para direcionar o fluxo dos passageiros e melhorar a fluidez de entrada e saída. Alguns acessos ficarão exclusivos para embarque e outros apenas para desembarque dos passageiros.
A ViaQuatro e a ViaMobilidade terão operações diferenciadas para o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (08) e na Parada LGBTQIA+, no domingo (11). Haverá reforço na segurança das estações e trens reservas, se necessário, em todas as linhas.
8/6 – Quinta-feira (Corpus Christi)
Linhas 4-Amarela e 5-Lilás – Operações similares às de domingo.
Linha 8-Diamante – Operação similar à de domingo, mas devido à manutenção programada, os intervalos serão de 20 minutos entre Júlio Prestes e Barra Funda, das 7h às 19h.
Linha 9-Esmeralda – Operação similar à de domingo.
9/6 – Sexta-feira
Linhas 4-Amarela e 5-Lilás – Operação normal.
Linha 8-Diamante – Operação normal. Das 9h30 às 15h30, os intervalos serão de 16 minutos entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda devido à manutenção programada.
Linha 9-Esmeralda – Operação normal.
10/6 – Sábado
Linhas 4-Amarela e 5-Lilás – Operação normal.
Linha 8-Diamante – Operação normal. Das 9h30 às 20h, os intervalos serão de 16 minutos entre Júlio Prestes e Barra Funda devido à manutenção programada.
Linha 9-Esmeralda – Operação normal. Das 20h30 à 0h, os intervalos serão de 12 minutos entre as estações Osasco e Jurubatuba e de 24 minutos entre Jurubatuba e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal devido à manutenção programada.
11/6 – Domingo (Parada LGBTQIA+)
Linha 4-Amarela – Por estar no percurso do evento, haverá reforço nos quadros de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) e nas equipes de higiene da linha e, se necessário, controle de fluxo nas estações Paulista e Higienópolis. Também haverá trens extras para serem acionados a qualquer momento.
Linha 5-Lilás – Operação normal de domingo, com reforço do quadro de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) nas estações com maior fluxo.
Linha 8-Diamante – Operação normal, com reforço na equipe de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) e disponibilidade de trens extras, se necessário. Das 7h às 19h, os intervalos serão de 20 minutos entre Júlio Prestes e Barra Funda devido à manutenção programada.
Linha 9-Esmeralda – Os intervalos serão de 17 minutos entre as estações Osasco e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal em virtude de manutenção programada. Também haverá reforço na equipe de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) e disponibilidade de trens extras, para atender o público que irá à Parada LGBTQIA+.
Bilhetes – Os passageiros que vão participar dos eventos deste feriado podem comprar seu bilhete digital QR Code para uso nos trilhos via WhatsApp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs espalhadas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda espalhados pela Capital e região metropolitana e que aceitam dinheiro neste tipo de compra. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br.
Secretaria dos Transportes Metropolitanos
A STM cuida diariamente (antes da pandemia do Covid-19) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô e da CPTM. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.
Plantão de imprensa STM: (11) 97150-4932