Confira a operação dos Transportes Metropolitanos no feriado da Consciência Negra
Frotas de trens da CPTM, do Metrô e de ônibus em serviço nas linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU serão dimensionadas […]
Frotas de trens da CPTM, do Metrô e de ônibus em serviço nas linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU serão dimensionadas para atender à demanda prevista de passageiros no feriado
São Paulo, 17 de novembro de 2023 – As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação no feriado prolongado do Dia Estadual da Consciência Negra, entre este sábado (18) e segunda-feira (20). O feriado foi sancionado por lei estadual em setembro deste ano. CPTM, EMTU e Metrô vão monitorar ininterruptamente as respectivas operações para ajustar a oferta de trens e ônibus, caso seja necessário.
Ônibus metropolitanos
EMTU – Na segunda-feira, dia 20, a programação de viagens nas linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU será equivalente à praticada aos domingos, com exceção das linhas de ônibus 5505 (São Sebastião – Caraguatatuba) e 5506 (Ubatuba – Caraguatatuba) que vão operar com programação de sábado. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários dos coletivos podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.
Trilhos
Metrô – A empresa também operará com programação de domingo na segunda-feira (20). A exceção é a Linha 3-Vermelha, que terá velocidade reduzida, maior intervalo entre trens e circulação por via única entre as estações Guilhermina-Esperança e Vila Matilde das 4h40 às 16h, para continuidade das obras de instalação das portas de plataforma na estação Guilhermina-Esperança.
CPTM – Entre os dias 18 e 20/11, haverá mudanças na circulação de trens nas linhas da CPTM para obras de manutenção e modernização. No sábado (18), a partir das 21h até o final da operação no domingo (19), os trens do serviço 710 terão alteração nas plataformas de embarque e desembarque na Estação Palmeiras-Barra Funda. As composições com sentido Jundiaí utilizarão a plataforma 6, enquanto os trens sentido Rio Grande da Serra utilizarão a plataforma 7. As mudanças serão necessárias para lançamentos de cabos.
Na Linha 11-Coral, ainda no sábado, a partir das 21h, os trens que partem da Estação da Luz intercalam destino em Corinthians-Itaquera e Estudantes; e os trens que partem de Estudantes intercalam destino Estação da Luz e Guaianases. Essa situação operacional é necessária para obras na via permanente.
No domingo (19), na Linha 12-Safira, do início da operação comercial até 8h, os trens que partem da Estação Brás intercalam destino com a Estação São Miguel Paulista e Calmon Viana. A partir das 21h até o fim da operação comercial, as composições que partem de Calmon Viana intercalam destino entre São Miguel Paulista e Brás.
Na segunda-feira (20), feriado de Consciência Negra, o serviço 710 estará suspenso das 9h até o fim da operação comercial. A mudança operacional ocorrerá para construção de escada fixa que ligará a plataforma central ao saguão 02 da Estação da Luz, além de substituição de Aparelho de Mudança de Via (AMV) na região interditada.
Neste período, a Linha 10-Turquesa circula entre as estações Luz-Rio Grande da Serra. Já a Linha 7-Rubi vai funcionar entre as estações Palmeiras-Barra Funda-Jundiaí. O trecho Luz – Palmeiras-Barra Funda será operado por trem no sistema bate e volta (shuttle). Na Estação Palmeiras-Barra Funda, sentido Jundiaí, os trens também vão alternar destinos com paradas finais em Vila Aurora e Francisco Morato.
Também na segunda-feira, durante toda a operação comercial, na Linha 11-Coral, os trens que partem da Luz terão destino Calmon Viana e Estudantes. Já na Linha 12-Safira, as composições que partem de Calmon Viana intercalam paradas finais nas estações São Miguel Paulista e Brás. As atividades nas duas linhas ocorrem para serviços na via permanente.