Mais de 150 mil pessoas já se vacinaram contra a Covid-19 nos Transportes Metropolitanos

Ação de saúde reforça a importância da imunização e esclarece dúvidas de passageiros nesta quinta, 09/06 São Paulo, 8 de […]

Ação de saúde reforça a importância da imunização e esclarece dúvidas de passageiros nesta quinta, 09/06

São Paulo, 8 de junho de 2022 – Nesta quinta-feira, 9 de junho, quando se celebra o Dia Nacional da Imunização, a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) comemora a marca de mais de 154 mil passageiros vacinados contra a Covid-19 desde maio de 2021, quando foram abertos os primeiros postos em terminais e estações das empresas ligadas à STM. Trata-se de uma importante conquista no combate ao novo coronavírus em São Paulo, especialmente em um cenário em que os números de internações e de casos da doença voltaram a subir.

Para conscientizar sobre a importância de manter o calendário vacinal em dia, os Transportes Metropolitanos recebem, no próprio dia 09/06, profissionais de saúde no Terminal Metropolitano de Santo André, das 10h às 14h, para esclarecer dúvidas de passageiros. Uma enfermeira da Escola PROZ falará sobre imunização, além de aferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia.

“Nossa colaboração com a Saúde começou muito antes da pandemia de Covid-19. No início dos anos 2000, o transporte metropolitano se tornou não só um parceiro importantíssimo em todas as campanhas de vacinação, mas um dos maiores ‘postos de vacinação’ do Estado”, diz Paulo Galli, Secretário dos Transportes Metropolitanos.

O espaço nas estações e terminais do sistema metropolitano de transportes é cedido para que a Secretaria Municipal da Saúde monte os postos, facilitando o acesso dos passageiros aos pontos de vacinação contra a Covid-19 e incentivando a imunização entre os cidadãos que utilizam o transporte público diariamente.

Em 2020, foram 77.120 vacinas de febre amarela, gripe, poliomielite e tríplice viral nos postos itinerantes montados em estações e terminais. Mais do que na UBS Cambuci, a que mais aplicou vacinas em 2020 na capital, com 62.806 vacinas.

Serviço

Para mais informações sobre o calendário de vacinação contra Covid-19 e faixas etárias elegíveis para receberem a aplicação de novas doses da vacina, acesse o site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/). Para agilizar o atendimento nos postos, é indicado que seja feito um pré-cadastro no mesmo site. É necessário informar nome completo, CPF, data de nascimento, endereço completo e telefone.