Pessoas com deficiência

Criado em . Publicado em Passageiros especiais

As pessoas com deficiência são isentas do pagamento de tarifa nos sistemas de transporte coletivo sob responsabilidade do Estado. Conforme legislação vigente, o benefício deve ser concedido às pessoas com deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 16 anos, com deficiência.

Para se cadastrar o interessado deve procurar uma das Unidades de Saúde do SUS, devidamente credenciadas pelas Secretarias de Saúde dos municípios. Na Unidade de Saúde, o usuário será avaliado por equipe multiprofissional de saúde, que emitirá laudo médico conclusivo padronizado, com selo de autenticidade, regulamentado por Resolução Conjunta das Secretarias de Transportes Metropolitanos e Saúde. A validade do benefício é de 24, 12 ou 6 meses, dependendo da Classificação Internacional de Doença - CID, conforme Resolução Conjunta SS/STM nº 03 de 09/06/2004.

Desde o dia 14/10/2006, em razão do Convênio de Integração Tarifária, firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura do Município de São Paulo, o Bilhete Único Especial - Pessoa com Deficiência, emitido pela SPTrans, foi unificado para utilização no sistema de transportes coletivo urbano do município de São Paulo e no sistema metro-ferroviário (Metrô e CPTM).

Para o benefício da isenção tarifária da EMTU/SP, é emitido o BOM Especial às pessoas com deficiência que utilizam as linhas de ônibus intermunicipais, de característica comum, na Região Metropolitana de São Paulo. Já a Carteira de Identificação do Passageiro Especial - CIPES é fornecida às pessoas com deficiência que utilizam as linhas de ônibus intermunicipais, de característica comum, nas regiões metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista.

Veja como obter o benefício nos Sistemas de transporte da CPTM, EMTU e Metrô:

CPTM

EMTU

Metrô

Tipo de Documento

Credencial para Usuários Especiais ou Bilhete Único Especial

Cartão BOM Especial (RMSP) ou CIPES (RMBS e RMC)

Bilhete Único Especial

Período de validade

6, 12 ou 24 meses (CID 10)

Local de
credenciamento

Estação Barra Funda, de segunda a sexta-feira exceto feriados e pontes de feriados, das 8h00 às 17h00

Centro de Inclusão Social do Passageiro Especial - Cispe, Unidade Sul Jabaquara e Unidade Leste Brás de 2a. a 6a feira, das 8h às 17h (agendar horário)

Estação Marechal Deodoro, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontes de feriados, das 8h30 às 16h00 ou nos Postos de Atendimento da SPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 16h00

Informações e esclarecimento de dúvidas

Central de Atendimento ao Usuário da CPTM - 08000550121 ou www.cptm.sp.gov.br

Telefone do CISPE: (11) 5021-3838, (11) 5021-4224 ou (11) 5021-4343 e
Ouvidoria: 0800 724 05 55 ou pelo site www.emtu.sp.gov.br

No Metro, telefone: (11) 3179-2000 Ramal 36436 ou no site www.metro.sp.gov.br e na SPTrans, telefone: (11) 3101-2023 ou no site www.sptrans.com.br

Documentação necessária

- Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de nascimento (menor de idade sem RG);

- Comprovante de endereço recente (luz, gás ou telefone)

- Laudo Médico válido por 60 dias obtido nos Postos de Saúde do SUS que atendam a região de seu domicílio

- Comprovante de endereço recente (luz, gás ou telefone)

- Laudo Médico obtido nos Postos de Saúde do SUS que atendam a região de seu domicílio

- Carteira Profissional (maiores de 16 anos)

- INSS - CNIS / Vínculos Empregatícios (se a CTPS estiver sem registros ou último registro anterior a 2 anos)

- Comprovante de endereço recente (luz, gás ou telefone)

Atenção usuários da CPTM e Metrô (Bilhete Único Especial)

No Posto de Atendimento do Metrô ou CPTM ou nas subprefeituras o usuário faz o cadastramento e a captação da foto (gratuitos). A documentação é enviada à SPTrans para análise. Caso o requerente tenha direito receberá o Bilhete Único pelo correio, em até 20 dias.

Em casos de perda, roubo, extravio ou apreensão do Bilhete Único Especial, o beneficiário deverá entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 156. Para a renovação do Bilhete Único Especial o usuário deverá apresentar os mesmos documentos (originais e cópias) exigidos para a concessão do benefício.

Atenção usuários da EMTU (Cartão BOM Especial)

Com o Cartão BOM Especial o usuário realizará o embarque pela porta dianteira do ônibus e ao aproximar o cartão do validador, passará pela catraca e desembarcará pela porta traseira do veículo. O Cartão BOM Especial permite ao beneficiário cadastrar até dois acompanhantes, sendo que apenas um pode acompanhá-lo no embarque.

Com duas unidades de atendimento ao passageiro especial: Centro de Inclusão Social do Passageiro Especial - Cispe Sul Jabaquara e Cispe Leste Brás em funcionamento, a empresa proporciona mais agilidade e qualidade de atendimento na emissão do BOM Especial. Encontra-se em estudo a instalação de novas unidades do Cispe nas regiões metropolitanas do Estado.