Alckmin anuncia implantação do cartão BOM em 22 estações do Metrô e CPTM

Criado em .

Nesta etapa, serão beneficiados cerca de 100 mil usuários; ao final da implantação em 153 estações do Metrô e CPTM o benefício atingirá 500 mil usuários.

O governador Geraldo Alckmin anuncia hoje (17/12), às 10h30 na estação Itaquera do Metrô e CPTM, a implantação do cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) nas linhas do Metrô e CPTM. Além da estação Itaquera, a integração física será possível a partir de hoje em mais quatro estações do Metrô e cinco da CPTM. No dia 22, mais sete estações da CPTM contarão com essa facilidade e no dia 27 duas estações do Metrô e três da CPTM. Essas 22 estações foram selecionadas por apresentarem maior volume de usuários nas integrações físicas entre EMTU, Metrô e CPTM, além de melhores condições estruturais para instalação dos equipamentos.

O cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) da EMTU/SP já é utilizado em mais de 600 linhas de ônibus intermunicipais da RMSP. Nesta etapa, serão beneficiados 100 mil usuários. Quando as 153 estações do sistema sobre trilhos (89 da CPTM e 64 do Metrô) oferecerem este benefício, cerca de 500 mil usuários do sistema metropolitano de ônibus serão beneficiados. Nas 22 estações anunciadas hoje, serão integrados fisicamente o Cartão BOM Comum, o BOM Empresarial e o Vale-Transporte, ficando de fora o BOM Escolar, BOM Sênior e BOM Especial.

Benefícios do Cartão BOM

O projeto piloto da integração física do Cartão BOM foi lançado na Estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô e CPTM pelo Governador Geraldo Alckmin, atendendo antiga reivindicação dos usuários quanto a unificação da forma de pagamento nos ônibus metropolitanos (gerenciados pela EMTU/SP), Metrô e nos trens da CPTM.

A unificação da forma de pagamento nos diferentes sistemas de transporte coletivo da RMSP facilita a adoção de novas políticas tarifárias e de gestão de transporte, beneficiando diretamente os usuários. Desde seu lançamento, o cartão BOM tem permitido maior agilidade entre as viagens, pois os usuários dos ônibus da EMTU não precisem mais comprar bilhetes individuais do Metrô e da CPTM.

A recarga dos cartões Bom Vale Transporte e Bom Empresarial pode ser feita nas catracas dos ônibus metropolitanos e também nas 60 lojas e postos de atendimento distribuídos na Região Metropolitana de São Paulo. O Bom comum pode ser recarregado nas lojas e postos de atendimento. A relação completa pode ser consultada no site www.cartaobom.com.br

Cronograma de lançamento

Dia 17/12

Estações do Metrô: Itaquera, Brás, Carrão, Penha e Barra Funda (Linha 3);

Estações da CPTM: Osasco, Carapicuíba e Barra Funda (Linha 8), Itaquera (Linha 11), Brás (Linha 12).

Dia 22/12

Estações da CPTM: Mogi das Cruzes, Estudantes, Guaianazes (Linha 11); Itaim Paulista, São Miguel, Comendador Ermelino (Linha 12); Itapevi (Linha 8)

Dia 27/12

Estações do Metrô: Armênia, Tucuruvi (Linha 1);

Estações da CPTM: Caieiras (Linha 7), São Caetano (Linha 10), Grajaú (Linha 9).

Como funciona o sistema

Leitores de cartões instalados nas estações da CPTM e do Metrô foram substituídos por equipamentos dotados de uma nova tecnologia que permite a leitura dos dados do cartão BOM e do Bilhete Único, liberando então a catraca. Os valores pagos pelos usuários não foram alterados.

Sistema de pagamento atual

Atualmente, são aceitos o Bilhete Único (que integra o sistema municipal de linhas de ônibus com o sistema metroferroviário) e o bilhete magnético na rede da CPTM, Metrô e ViaQuatro (concessionária da Linha 4-Amarela de metrô). O BOM é utilizado nos 5 mil veículos do sistema metropolitano de ônibus que interligam 39 municípios da Grande São Paulo.

Nas linhas municipais de ônibus da cidade de São Paulo, o pagamento é feito por meio do Bilhete Único. As cidades de Cotia, Taboão da Serra, Carapicuíba, Mairiporã, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul aceitam também o cartão BOM. E outros municípios da RMSP têm seu próprio cartão de pagamento de tarifa.

Adquira seu cartão BOM

O interessado em obter o cartão BOM deve ligar para o Consórcio Metropolitano de Transporte (CMT) no telefone 0800 - 771 1800 ou por meio do site www.cartaobom.com.br onde pode ser feito o cadastro, com retirada do cartão no posto indicado em sete dias corridos.

Fonte: www.emtu.gov.br