Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

emtu

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

Rua Joaquim Casemiro, 290
CEP 09890-050 - São Bernardo do Campo - SP - Brasil
CAT 0800-190088
Clique aqui para mandar um e-mail
--e-mail: clique aqui-->site: http://www.emtu.sp.gov.br

onibus emtu
video

Assista o vídeo institucional da EMTU

A rede de transporte coletivo metropolitano sobre pneus, gerenciada pela EMTU/SP e operada por empresas privadas, abrange as cinco regiões metropolitanas paulistas – São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte e a RM de Sorocaba, as quais somam 133 municípios e uma população por volta de 29,1 milhões de habitantes (Seade/2014). A rede compreende os sistemas regular e fretamento.

Sistema regular – O sistema de transporte metropolitano regular, por sua vez, compreende os serviços comum, seletivo, reserva técnica operacional (RTO) na RMSP ou operador regional de coletivo autônomo (ORCA) na RMC, Sistema Aeroporto e Corredor ABD, que é operado em conjuntos de linhas ligando pelo menos dois municípios que fazem parte da mesma região metropolitana.

  • Comum – Nas linhas comuns são utilizados veículos do tipo urbano, permitido o transporte de passageiros em pé, nos limites fixados pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos;
  • Seletivo – Nas seletivas serão utilizados veículos especiais, com uma só porta, além da emergência, vedado o transporte de passageiros em pé.
  • RTO/ORCA – Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a EMTU/SP gerencia também o sistema RTO - Reserva Técnica Operacional,  e na Região Metropolitana de Campinas, o sistema ORCA - Operador Regional de Coletivo Autônomo, que são compostos por linhas intermunicipais operadas por empresas individuais que dispões de um único veículo coletivo de pequeno porte (micro-ônibus ou vans de até 20 lugares).
  • Sistema Aeroporto – Planejado para facilitar o tráfego de usuários da região metropolitana de São Paulo (RMSP) aos aeroportos da região e vice-versa, o Sistema Aeroporto compreende um serviço de linhas executivas e suburbanas de ônibus, operado pelo Consórcio Internorte de Transporte. Possui frota de ônibus seletivos (com ar condicionado e poltronas estofadas e reclináveis) e suburbanos, atendendo em média 240 mil usuários por mês.
  • Corredor ABD - Na Região Metropolitana de São Paulo, a EMTU/SP controla a operação do Corredor Metropolitano ABD, de 45 Km de vias exclusivas que abrangem cinco municípios da RMSP. O sistema conta com nove terminais metropolitanos, cinco estações de transferência,156 paradas e uma frota operacional de cerca de 302 veículos. Transporta em média 300 mil passageiros diariamente. Desde 1997 é objeto de uma concessão operada pela empresa Sistema Metropolitano de Transportes Ltda., mais conhecida como Metra.

Sistema Fretamento – Fretamento é a modalidade de transporte realizada por empresas regularmente constituídas e registradas na STM que transportam pessoas, com ônibus ou micro-ônibus a destinos pré-estabelecidos, dentro das regiões metropolitanas do Estado de São Paulo (RMSP, RMBS, RMC e RMVPLN) com contrato específico, itinerário pré-definido e pagamento periódico por parte do contratante. Os serviços podem ser classificados em:

  • Contínuo/ Eventual: Contínuo é aquele contratado para o transporte frequente de pessoas com origem e destino pré-determinados, como transporte de trabalhadores de indústrias, estudantes universitários, entre outros. Os passageiros têm vínculo com a contratante e o motivo das viagens geralmente é trabalho ou estudo. Eventual é o transporte de pessoas efetuado esporadicamente, sem periodicidade. Um exemplo é a contratação de transporte por pessoa ou grupo para excursão, shows, eventos esportivos etc. Portanto a operadora é contratada para a realização de uma viagem específica e o motivo das viagens geralmente é para lazer.
  • Próprio: é todo serviço de transporte de passageiros, não remunerado, realizado por ônibus, micro-ônibus para o transporte dos funcionários da própria empresa.
  • Escolar: é o serviço de transporte de alunos da pré-escola ao nível superior ou de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) mediante contratos entre as partes. Pode ser efetuado por pessoa física ou empresas.

Além dos sistemas regular e fretamento, a EMTU/SP oferece dois serviços especiais. São eles:

  • Ponte Orca:
  • Zoo – Transporte especial faz parte do programa da EMTU/SP para facilitar acesso da população aos centros culturais e de lazer. Esta linha é operada por micro-ônibus com pintura temática e liga o Terminal Metropolitano Jabaquara à Fundação Parque Zoológico de São Paulo.
  • Unifesp -É um serviço de microônibus gratuito, que liga a Estação Itaquera do Metrô ao campus da Unifesp. É exclusivo para alunos, professores e funcionários da Universidade, que devem exibir o crachá ao operador no embarque.
  • Serviço Especial Conveniado (Ligado) – É um serviço que assegura o transporte aos jovens e crianças com deficiência física ou mobilidade reduzida severa, para deslocamentos expressos do tipo porta a porta. Atualmente é realizado por meio de convênio firmado entre a EMTU/SP e a Secretaria de Estado da Educação. O objetivo é oferecer transporte acessível, seguro e eficiente a um público que não consegue utilizar o Sistema Regular, ainda que os veículos sejam adaptados. Assim, podemos promover a inclusão social desses cidadãos, garantindo que eles tenham acesso aos programas específicos do Governo nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer.

Integrações


LINHAS

 TERMINAL (Município)

INTERMUNICIPAL

SISTEMA
MUNICIPAL

METRÔ

CPTM

 EMTU -
CORREDOR

EMTU -
COMUM

EMTU—CORREDOR

 São Mateus (São Paulo)

L

-

L

-

-

 Sônia Maria (Mauá)

F

-

F

-

-

 Santo André - Leste (Santo André)

L

F

F

-

FT

 Santo André - Oeste (Santo André)

L

F

F

-

FT

 Ferrazópolis (SBC)

F

F

-

-

-

 São Bernardo (SBC)

L

F

-

-

-

 Piraporinha (Diadema)

L

L e FT

L

-

-

 Diadema (Diadema)

L

L

L

-

-

 Jabaquara (São Paulo)

F

-

F

FT

-

EMTU—COMUM

 São Mateus (São Paulo)

-

-

-

-

-

 Sônia Maria (Mauá)

-

-

-

-

-

 Santo André - Leste (Santo André)

F

F

-

-

-

 Santo André - Oeste (Santo André)

F

F

-

-

-

 Ferrazópolis (SBC)

F

F

-

-

-

 São Bernardo (SBC)

F

F

-

-

-

 Piraporinha (Diadema)

L e FT

L

L

-

-

 Diadema (Diadema)

L

L

L

-

-

 Jabaquara (São Paulo)

-

-

-

-

-

 Cotia (Cotia)

-

FT

FT

-

-

 Taboão (Guarulhos)

-

F

-

-

-

Na integração física (F) ocorre transferência sem descontos tarifários; na integração físico-tarifário (FT), há descontos tarifários; e na transferência livre (L) não há cobrança de tarifa.


Panorama das regiões Metropolitanas

Região Metropolitana de São Paulo – RMSP – composta por 39 municípios com uma população de 19,9 milhões de habitantes, a EMTU/SP gerencia 588 linhas metropolitanas operadas por 4.897 veículos que transportam em média 2.000.000 de usuários por dia útil, envolvendo todos os tipos de serviço do sistema regular. Mensalmente, são transportados 60.000.000 passageiros metropolitanos.


Áreas

Municípios

1 – Consórcio Intervias

Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista, São Paulo

2 – Consórcio Anhanguera

Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Paulo

3 – Consórcio Internorte

Arujá, Guarulhos, Mairiporã, Santa Isabel, São Paulo

4 – Consórcio Unileste

Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Suzano, São Paulo

5 – Em processo de licitação

Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo

Região Metropolitana da Baixada Santista – RMBS – A RMBS conta com aproximadamente 1,7 milhão de habitantes, distribuídos em nove municípios – Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Nesta região, a EMTU/SP é responsável pela operação de 62 linhas, com frota programada de 514 ônibus que transportam, por mês, 5,7 milhões de passageiros. Diariamente, a média de usuários é de 218 mil.

Municípios

Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente

Região Metropolitana de Campinas – RMC – É composta por 19 municípios que abrigam uma população de aproximadamente 2,9 milhões de habitantes. A EMTU/SP é responsável pelo atendimento, em média, de 4,6 milhões de usuários dos ônibus intermunicipais por mês. As cerca de 159 linhas são operadas por 572 veículos dos serviços comum, seletivo e Orca, atendendo 180 mil passageiros, em média, por dia útil.

Municípios

Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – RMVPLN – A RMVPLN tem uma população de 2,3 milhões de habitantes e é composta por 39 municípios que se dividem em 5 sub-regiões. A EMTU/SP assumiu a gestão dos serviços de transporte intermunicipal na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte em 2013. As informações operacionais estão em processo de análise e tratamento (ago-2013), quando finalizado serão disponibilizadas para consulta.  

Áreas

Municípios

Sub-região 1

Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos

Sub-região 2

Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhagaba, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luis do Paraitinga, Taubaté e Tremembé

Sub-região 3

Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim e Roseira

Sub-região 4

Arapeí, Areias, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras

Sub-região 5

Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba

 


Quantidade de passageiros transportados pela EMTU nos últimos três anos:

ANO

RMSP

RMBS

RMC

RMVPLN (**)

Total Geral

2011

562,5

64,6

52,8

-

679,9

2012

573,7

66,7

51,3

-

691,7

2013*

287,0

32,9

27,0

-

346,9

(*) Demanda acumulada de jan-2013 até jun-2013.
(**) As informações operacionais estão em processo de análise e tratamento (ago-2013), quando finalizado serão disponibilizadas para consulta.  

Atualização: agosto/2013


face

siga metro


face

siga cptm


face

siga emtu

  • transparencia
  • spbusca
  • cidadaosp
  • BannerAcesso
  • ouvidoria
  • fundap
  • viarapida
  • acessasp
  • banner-biblioteca-virtual
  • agasalho2013
  • investesp
  • banner diario-oficial
  • bec
  • cadterc
  • epregao
  • amigoidoso
  • desenvolvesp
  • artesp