Linha 18 - São Paulo-ABC

O Consórcio ABC Integrado foi o vencedor da concorrência internacional - por meio de Parceria Público Privada (PPP) - para a construção do monotrilho da Linha 18-Bronze de metrô. Formado pelas empresas Primav, Encalso, Cowan e Benito Roggio Transportes, o consórcio apresentou proposta para a implantação e a operação dos 15,4 quilômetros da Linha 18, que vai ligar os municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo.

Com uma previsão de demanda diária de 314 mil passageiros, o monotrilho da Linha 18-Bronze fará a ligação entre Tamanduateí (integração com as linhas 2-Verde do Metrô e 10-Turquesa da CPTM) e Djalma Dutra (em São Bernardo do Campo), com 13 estações, 26 trens, um pátio de estacionamento e manutenção de trens, três terminais de integração intermodal e um estacionamento para seis composições ao longo da linha.

A implantação da Linha 18-Bronze promove a integração da região do ABC à rede metroferroviária e ao sistema de transporte coletivo intermunicipal. A escolha pelo monotrilho, sistema de transporte de média capacidade, privilegia especialmente a redução da emissão de poluentes atmosféricos.

O valor do empreendimento é de R$ 4,2 bilhões, sendo R$ 3,8 bilhões em investimentos - 50% custeados pelo Governo do Estado e a outra metade pela iniciativa privada. Os outros R$ 406 milhões são referentes às desapropriações, que serão executadas pelo Estado. Incluídos nos recursos previstos pelo Governo do Estado para investimento, R$ 400 milhões são oriundos do Orçamento Geral da União – PAC2, a fundo perdido.

O contrato de concessão assinado com o Governo do Estado de São Paulo tem 25 anos de vigência, sendo quatro anos para implantação da linha e 21 anos para operação comercial e manutenção.

As 13 Estações

A Estação Tamanduateí está localizada junto das Estações Tamanduateí da Linha 2-Verde do Metrô e da Linha 10-Turquesa da CPTM. Os passageiros farão uso dos acessos existentes e a integração física com as plataformas da Linha 2-Verde e da Linha 10- Turquesa se dará através de conexões a serem construídas entre os mezaninos.

A Estação Goiás ficará localizada na Avenida Michel Saliba (em São Paulo), paralela ao Córrego dos Meninos e à confluência das vias Guido Aliberti e Professora Maria Macedo (São Caetano do Sul). Seus acessos situam-se na Avenida Michel Saliba, próximo à esquina com a Rua Atílio Bartalini e na esquina da Avenida Guido Aliberti e Rua Professora Maria Macedo e contam com baias de parada rápida.

A Estação Espaço Cerâmica está localizada junto à Avenida Marginal, na confluência das vias Guido Aliberti e Barbinos. Possui dois acessos, um no município de São Paulo, na Rua Barbinos, próximo à transposição do Córrego dos Meninos, adjacente à Avenida Marginal projetada, e outro na confluência da Avenida Guido Aliberti com a Rua São Paulo, em São Caetano do Sul. Ambos os acessos contam com baia para embarque e desembarque.

A Estação Estrada das Lágrimas está localizada no cruzamento das vias Guido Aliberti e Estrada das Lágrimas. Seus acessos situam-se na Estrada das Lágrimas, em ambos os lados do Córrego dos Meninos, nos municípios de São Paulo e São Caetano do Sul e com baias de ônibus e de embarque e desembarque, na Avenida Guido Aliberti.

A Estação Praça Regina Matiello está localizada nas imediações da Rua Francisco de Melo Palheta, no município de São Bernardo do Campo. Junto a esta estação está prevista a implantação de um Terminal de Ônibus Urbano, com acesso à Avenida Dr. Rudge Ramos, prevendo-se aí a integração de parte das linhas municipais de São Bernardo do Campo. Deverá ter um acesso direto a este terminal e também outro acesso na Avenida Guido Aliberti, contando com baia de embarque e desembarque.

A Estação Instituto Mauá está situada na Avenida Lauro Gomes, nas proximidades do Instituto Mauá de Tecnologia. A estação possui acesso na própria Avenida Lauro Gomes, próximo à Praça Inácio P. Rodrigues e da Rua Capivari, que conta com paradas finais de linhas de ônibus intermunicipais em São Caetano. Outro acesso está localizado na margem oposta do Córrego dos Meninos, em São Bernardo, junto à mesma avenida e entre a Rua Noel Rosa e Rua Higienópolis.

Estação Afonsina situa-se no cruzamento das vias Afonsina e Guido Aliberti/Marginal, no município de Santo André. Os acessos à estação estão localizados nesses dois municípios, atendendo os usuários de Santo André através do acesso na esquina da Rua Afonsina e Rua Lauro Müller; e de São Bernardo do Campo na esquina da Rua Afonsina e Avenida Lauro Gomes. Ambas contam com baias de ônibus e parada rápida para embarque e desembarque. A Estação Afonsina será integrada à futura Linha 20-Rosa, cuja entrada em operação está prevista para 2025. Sua demanda diária, estimada em 14 mil passageiros/dia para o horizonte de 2015, deverá saltar para cerca de 49 mil passageiros/dia em 2025 e 57 mil passageiros/dia em 2030. Assim, no dimensionamento desta estação, de seus acessos e equipamentos de circulação, está sendo considerada essa evolução da demanda.

Estação Fundação Santo André está situada na Avenida Marginal, junto às dependências da Fundação Santo André, onde possui um acesso naquele município. Atende também São Bernardo do Campo, através de um acesso em uma área de lazer situada entre a Avenida Lauro Gomes e a esquina da Rua Tibiriçá com a Rua Sapucaí. As paradas contam com baias para ônibus.

Estação Winston Churchill está posicionada no município de Santo André, no entroncamento das vias Simões Dias e Winston Churchill/Atlântica. Estas vias são importantes na articulação do sistema viário e de transporte coletivo dos municípios de São Bernardo do Campo e São André. Com dois acessos, um no cruzamento da Avenida Lauro Gomes e Avenida Winston Churchill, através de readequação viária que viabilize a adoção de baias de parada rápida e de ônibus; e outro, no cruzamento da Rua Simões Dias e da Avenida Atlântica, contando também com baias para ônibus e embarque/desembarque.

Estação Senador Vergueiro também está posicionada no município de Santo André, em área onde está previsto o prolongamento da Avenida Lauro Gomes, no entroncamento da Avenida Bom Pastor e Rua Sebastião Pedroso. Localiza-se no ponto de máxima aproximação entre as avenidas Lauro Gomes e Senador Vergueiro, em São Bernardo do Campo, permitindo a integração física da Linha 18- Bronze com a rede de linhas de ônibus da região. Possui três acessos: um junto à Avenida Senador Vergueiro, outro entre a Avenida Senador Vergueiro e a Avenida Lauro Gomes (ambos em São Bernardo do Campo) e mais um em Santo André, entre a Rua Professor Licínio, Avenida Bom Pastor e Rua Sebastião Pedroso. Todos os acessos contam com baias para ônibus e parada rápida para automóveis.

Estação Baeta Neves está posicionada na Avenida Aldino Pinotti, em local onde a Prefeitura de São Bernardo do Campo prevê a implantação de um terminal de ônibus municipal. Os acessos dessa estação deverão atender os dois lados dessa avenida, além de contar com uma ligação direta com a área do terminal. A estação conta ainda com baias para ônibus, embarque e desembarque e parada de táxi.

Estação Paço Municipal está localizada na confluência da Avenida Brigadeiro Faria Lima com a Avenida Maurício Caetano de Castro e a Rua Marechal Deodoro. Esta estação estabelece, além da ligação com os destinos e origens locais, a integração física com o Terminal Paço Municipal do Corredor ABD. Esta estação possui três acessos: um para atender o terminal existente do Corredor ABD, da EMTU, o Terminal Rodoviário e adjacências da Praça Samuel Sabatini; outro para atender as áreas situadas entre as vias Santa Filomena e Marechal Deodoro, em área a ser incorporada à Praça Alberto Eduardo Bellinghausen após adequação viária que minimize as travessias de pedestres para chegada a esse acesso; e um terceiro acesso junto à Praça Brasilitália, entre a Rua José Pelosini e a Avenida Mauricio Caetano de Castro. Os acessos contam com baias de parada rápida na Avenida Maurício Caetano de Castro, na adequação viária da Rua José Pelosini e na Praça Alberto Eduardo Bellinghausen, inclusive com ponto para táxi na Rua Santa Filomena.

Estação Djalma Dutra está situada no entroncamento da Avenida Brigadeiro Faria Lima e Avenida Francisco Prestes Maia. Esta estação estabelece a conexão física com o corredor de ônibus Leste- Oeste, em projeto pela Prefeitura Municipal de São Bernardo, e com a parada Djalma Dutra do corredor de ônibus ABD. Conta com quatro acessos: um para atender a Avenida Brigadeiro Faria Lima (lado par) e a Rua Jurubatuba, outro para atender a Avenida Brigadeiro Faria Lima (lado ímpar) e a Rua Marechal Deodoro e dois para atender às plataformas dos corredores de ônibus ABD e Leste-Oeste. A estação possui ainda um mezanino livre que substituirá as passarelas para travessia da Avenida Brigadeiro Faria Lima. A implantação da estação se dará em uma rotatória construída em adequação viária para o corredor de ônibus Leste-Oeste. Nos acessos da Avenida Faria Lima haverá baias para parada rápida na própria avenida e baias para ponto de táxi nas ruas Jurubatuba e Marechal Deodoro.

Em uma primeira fase, a Linha 18 contará com 14,9 km de extensão operacional, atendendo os municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo. Terá 13 estações: Tamanduateí; Goiás; Espaço Cerâmica; Estrada das Lágrimas; Praça Regina Matiello; Instituto Mauá; Afonsina; Fundação Santo André; Winston Churchill; Senador Vergueiro; Baeta Neves; Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra, onde fará integração com um novo corredor de ônibus que será construído pela Prefeitura de São Bernardo.

Com a linha em pleno funcionamento, 26 trens irão atender à demanda diária estimada de 314 mil passageiros, propiciando maior mobilidade à metrópole por meio de nova ligação entre os municípios do ABC e a rede metroferroviária de São Paulo. Também será construído um pátio de estacionamento, manobras e manutenção de trens, dois terminais de integração intermodal.

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