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Governo de SP reforça ações de combate ao Aedes aegypti nas estações de trens e metrô

Campanha acontece na Estação Brás e no Terminal Metropolitano Jabaquara, reiterando a importância dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito

O governo de SP, em uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP) e da Defesa Civil, promove nos dias 10 e 12 de abril na Estação Brás, do Metrô, e no Terminal Metropolitano Jabaquara, da EMTU, respectivamente, a campanha de conscientização sobre os cuidados para evitar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A ação integra os esforços da atual gestão para combater a doença no território paulista.

A campanha tem como intuito reforçar à população a importância de evitar o surgimento de focos de larvas do mosquito e, consequentemente, a propagação do transmissor da dengue, zika e chikungunya. Equipes da SES e Defesa Civil estarão à disposição dos passageiros das empresas ligadas à estação e terminal (Metrô e EMTU) para esclarecer cuidados que podem ser adotados diariamente.

Apesar da doença ser mais associada ao verão, a contaminação também pode ocorrer em outras estações, explica a coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da SES, Regiane de Paula. “Ainda que a transmissão seja mais acentuada durante o verão, os cuidados devem ser constantes, inclusive em estações como o outono. Muitas medidas básicas de prevenção, como não deixar água parada, são esquecidas nessa época do ano, o que pode propiciar a proliferação de mosquitos”.

A coordenadora explica ainda que a maior parte dos criadouros se encontra em residências, por isso, é fundamental ter acesso a ações educativas e contar com o apoio da população nos cuidados para evitar focos de transmissão de dengue.

Para o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel PM Henguel, a presença da Defesa Civil no combate à dengue vem ocorrendo em todo o estado de SP. “Colocamos todo o Sistema Estadual de Defesa Civil para apoiar, são mais de 5 mil agentes que, diariamente, reforçam o time junto com os profissionais da Saúde”, afirmou.

Confira as orientações para evitar que as casas e apartamentos se transformem em criadouros:
* Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada;
* Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos;
* Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda;
* Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana;
* Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo;
* Caixas d’água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo.

Portal Dengue 100 Dúvidas

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas” com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as fake news que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br.

Serviço:
Campanha de Conscientização sobre os cuidados para evitar a dengue
Data: 10 e 12 de abril
Horário: 7h às 11h
Locais:
Estação Brás (Metrô) – dia 10/04
Rua Domingos Paiva, s/nº
Terminal Metropolitano Jabaquara (EMTU) – 12/04
Rua: Nelson Fernandes, s/nº

Metrô inicia preparação para as obras de ampliação da estação São Joaquim

Preparativos começam com a colocação de tapumes na Rua Vergueiro

O Metrô de São Paulo vai iniciar neste sábado (6) a preparação para as obras que vão ampliar a estação São Joaquim (Linha 1-Azul) e criar uma interligação com a futura Linha 6-Laranja. Os trabalhos começam às 8h com a colocação de tapumes na calçada da Rua Vergueiro (sentido Centro), no trecho entre a rua Dr. Siqueira Campos e 150 metros após a rua São Joaquim.

Esses tapumes serão colocados no meio do passeio e, inicialmente, não fecham a passagem dos pedestres. Em uma segunda etapa, a partir do dia 13 de abril, eles serão fechados e ampliados para a parte central da via, onde está a ciclofaixa, ocupando também a faixa da direita da rua. Parte da calçada será preservada para o fluxo de pedestres e os ciclistas deverão compartilhar o passeio neste trecho, desmontados das bicicletas. A previsão inicial é que a interdição dure 150 dias, podendo ser ampliada, se necessário.

Essas medidas são necessárias para que o Metrô possa instalar os canteiros e remanejar as redes de utilidade pública no local para o início das obras. Será construído um novo edifício técnico para estação São Joaquim, que também terá as plataformas ampliadas e vai ganhar um túnel de conexão com a futura Linha 6-Laranja.

Reajuste dos pedágios pela ANTT altera tarifa de linhas intermunicipais que circulam pelas rodovias Fernão Dias e Regis Bittencourt

Acréscimo será de R$ 0,05 a partir deste domingo (07/04)

Em razão do reajuste de pedágios autorizado pela Agência Nacional de Transportes terrestres (ANTT), as linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU que passam pelas rodovias Fernão Dias e Regis Bittencourt terão acréscimo de R$ 0,05 na parcela de pedágio que compõe as tarifas, a partir do próximo domingo, 07/04.

Serão alteradas as tarifas de linhas operadas pelas concessionárias Internorte (Guarulhos e região) e Intervias (Itapecerica da Serra e região).

O custo do pedágio é acrescido nos valores das tarifas das linhas metropolitanas, conforme o artigo nº 32, parágrafo 4º do decreto estadual nº 24.675/86. O cálculo é feito pela divisão do valor pago na praça de pedágio pelo número médio de passageiros por viagem. O objetivo é ressarcir as empresas concessionárias e permissionárias dessa despesa sobre a operação.

Os passageiros estão sendo informados sobre as linhas que terão reajuste por meio de avisos afixados nos ônibus, mídias sociais e pelo site www.emtu.sp.gov.br.

Confira abaixo as linhas metropolitanas que terão o reajuste da parcela do pedágio:

CONSÓRCIO INTERNORTE

CONSÓRCIO/
EMPRESA

SERVIÇO

LINHA

INTERNORTE

COMUM

042

INTERNORTE

COMUM

042VP1

INTERNORTE

COMUM

822

INTERNORTE

SELETIVA

240

INTERNORTE

SELETIVA

375

INTERNORTE

SELETIVA

566

CONSÓRCIO INTERVIAS

CONSÓRCIO/
EMPRESA

SERVIÇO

LINHA

INTERVIAS

COMUM

001

INTERVIAS

COMUM

002

INTERVIAS

COMUM

030

INTERVIAS

COMUM

030BI1

INTERVIAS

COMUM

032

INTERVIAS

COMUM

032DV1

INTERVIAS

COMUM

239

INTERVIAS

COMUM

339

INTERVIAS

COMUM

340

INTERVIAS

COMUM

451

INTERVIAS

COMUM

808

Ampliação do complexo de estações da Vila Prudente do Metrô atinge nova etapa

Chegada e colocação de novas escadas marca mais um avanço do projeto que vai trazer melhorias aos passageiros

Mais uma importante etapa foi avançada pelo Metrô para a ampliação do complexo de estações da Vila Prudente, que une as estações das linhas 2-Verde e 15-Prata. Esta semana marcou a chegada de novas escadas à área de integração entre as linhas, com uma nova escada fixa disponibilizada aos passageiros nesta sexta-feira (5) e três novas escadas rolantes que foram posicionadas no local.

As escadas rolantes chegaram ao longo da semana e foram posicionadas por guindastes durante o período noturno. Agora a montagem será concluída para iniciar a instalação elétrica e automação, seguindo para o comissionamento que envolve protocolos de testes que garantem a segurança do equipamento. A previsão é de iniciar o funcionamento no início do segundo semestre.

Já a escada fixa tem 2 metros de largura com guarda corpo e corrimão de inox que aumentam sua durabilidade, além de fechamento em vidro. Também foi feita uma iluminação específica, que, junto à nova escada, vão melhorar o trajeto do passageiro.

Ampliação do Complexo

A ampliação do complexo da Vila Prudente inclui melhorias nas estações das linhas 2-Verde e 15-Prata, além da área de interligação e acessos, que vai proporcionar mais fluidez e conforto aos passageiros.

Neste projeto, o Metrô já concluiu a readequação da entrada pela Rua Cavour, melhorando o fluxo e acessibilidade no local, instalou novos sanitários públicos, reforçou a iluminação e entregou duas escadas, uma rolante e uma fixa, na plataforma da Linha 2-Verde. Também foram instaladas três escadas rolantes na integração – em fase de comissionamento para iniciar a operação junto as três que chegaram nesta semana – e concluída a instalação de novos canais de ventilação interna.

Agora a empresa trabalha para entregar mais duas novas escadas (uma rolante e uma fixa) na segunda plataforma da estação da Linha 2 ainda no primeiro semestre. Também seguem os trabalhos para concluir a área comercializável, onde poderão ser disponibilizadas lojas e serviços, além da instalação de mais um canal de ventilação e readequação as salas operacionais.

Abril Verde: Transportes Metropolitanos promovem ações de conscientização sobre a importância da saúde e segurança no trabalho

 Campanha será tema de ações em estações de trens e terminais de ônibus metropolitanos

São Paulo, 05 de abril de 2024 – As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) – CPTM e EMTU – prepararam uma série de ações para o mês de abril com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

CPTM – Em parceria com a Escola Grau Técnico, a CPTM programou para os dias 8 e 9/4, na estação Ribeirão Pires, da Linha 10-Turquesa, das 19h às 22h, atividades com estudantes e professores da instituição de ensino realizando aferição de pressão e teste de glicemia nos passageiros. Na estação Mauá, também na Linha 10-Turquesa, as ações estão previstas para os dias 8, 9 e 10/4, das 9h às 16h. Nos dias 10 e 11/04, as atividades também serão realizadas no período noturno, das 19h às 22h, na estação Mauá. 

No dia 17, das 09h às 16h, uma parceria com a Escola Técnica Sequencial levará aos passageiros da estação Guarulhos-Cecap uma ação com aferição de pressão e avaliação de frequência cardíaca e respiratória na estação Guarulhos-CECAP.  

Em todas as ações os passageiros serão orientados sobre como buscar saúde e qualidade de vida no local de trabalho.

EMTU – A empresa programou diversos eventos durante o mês para celebrar o Movimento Abril Verde nos terminais metropolitanos da Grande São Paulo, em parceria com o SEST-Senat e a Escola Grau Técnico de Guarulhos. As ações acontecerão nos terminais Diadema (09), Ferrazópolis, em São Bernardo (10 e 30), Santo André (11), São Mateus (12) e Cecap, em Guarulhos (dia 26).

Os passageiros poderão aferir a pressão arterial e realizar testes de glicemia. Os representantes do SEST-Senat e da Escola Grau Técnico estarão à disposição dos interessados para informações de como ter um ambiente de trabalho mais saudável.

Abril Verde – O movimento foi criado com o objetivo de reforçar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado em 28 de abril.     

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.

Plantão de imprensa STM: (11) 97150-4932

Passageiros dos Transportes Metropolitanos pagam tarifa mais barata utilizando o Cartão Fidelidade

Com o bilhete, que pode ser adquirido nas postos de atendimento, é possível economizar até R$0,66 por viagem

São Paulo, 03 de abril de 2024 – Os passageiros que utilizam o transporte sobre trilhos das empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) – CPTM e Metrô – podem garantir desconto de até R$0,66 por tarifa ao utilizar o Cartão Fidelidade.

O bilhete foi especialmente pensado para ajudar na economia do cidadão que utiliza o sistema ferroviário com frequência, seja para trabalhar, estudar ou lazer.

Como solicitar o cartão

O bilhete pode ser adquirido e recarregado nos postos de atendimento do Cartão Fidelidade e nas cabines de recarga do Bilhete Único localizadas em 32 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô e em  23 estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás  (clique aqui para conferir as estações)

O passageiro pode carregar 8, 20 ou 50 viagens com descontos progressivos. Em vez de pagar os valores cheios de R$40, R$100 e R$250, respectivamente, o passageiro paga R$37, R$90 e R$217. Ou seja, quanto mais viagens no bilhete, maior a economia.

Quando usado mais de uma vez em um curto período de tempo, há um intervalo que deve ser respeitado entre uma utilização e outra:

Ao solicitar o bilhete é necessário pagar uma taxa única de R$2,00 e colocar uma recarga inicial equivalente ao número mínimo de viagens.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.

Plantão de imprensa STM: (11) 97150-4932

Abril Azul: Transportes Metropolitanos apoiam a campanha com ações gratuitas

Estações da CPTM, Metrô e terminais da EMTU recebem atividades para conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA)

 

São Paulo, 01 de abril de 2024 – Em apoio ao Abril Azul, campanha de conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), as empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) – CPTM, EMTU e Metrô – realizarão atividades com o objetivo de promover a inclusão social e o respeito às pessoas com autismo.

Conscientização na CPTM

No dia 02/04, data em que é celebrado o  Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a partir das 11h, o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência realizará atividades lúdicas na Estação do Tatuapé. Ainda na terça-feira, a partir das 12h, os passageiros poderão assistir à apresentação musical da jovem pianista autista Alessandra Kelly tocando grandes clássicos no piano digital, acompanhada de dois músicos profissionais.

Nos dias 04, 13, 17 e 27/04, as estações Dom Bosco, Itaquera, Guaianases, Mauá, Luz, Mogi, Tamanduateí e Guarulhos-Cecap receberão a equipe do PROZ Educação que orientará os passageiros sobre o autismo, além de realizar medições de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e glicemia capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas (limitados a 100 por estação). As atividades serão realizadas das 9h às 12h, 13h às 16h e 19h às 22h.

No dia 17/04, das 09h às 16h, a Estação Guarulhos-Cecap receberá a equipe de professores e estudantes da Escola Técnica Sequencial, que fornecerão informações sobre o tema e esclarecerão dúvidas dos passageiros sobre o Abril Azul, além de realizar aferição de pressão, frequência cardíaca e frequência respiratória.

Saúde nos terminais da EMTU

A empresa organizará eventos em seis datas em parceria com a Escola Proz nos terminais metropolitanos da Grande São Paulo durante o mês de Conscientização Sobre o Autismo. Haverá orientações e distribuição de folhetos informativos sobre o transtorno nos terminais São Mateus (09), Jabaquara (12), Santo André (16), Bortolosso, em Osasco (18), Carapicuíba (22) e Diadema (26). Como atividades adicionais relacionadas à saúde, estão previstos testes de glicemia e aferição de pressão nas plataformas dos terminais.

Além disso, no domingo (07/04), a partir das 8h, a EMTU apoiará a 2ª Grande Caminhada do Bem: um passeio inclusivo promovido pela ONG Girassol e Instituto Gabi. A expedição sairá do Corpo de Bombeiros, localizado na Av. Engenheiro Armando Arruda Pereira, no Corredor Metropolitano ABD, e passará em frente ao Terminal Metropolitano Jabaquara.

Metrô iluminado

Como forma de incentivo à campanha e inclusão social, durante todo o mês de abril, as estações Sacomã, Sumaré, Tamanduateí, Trianon-Masp e o CCO do Metrô estarão iluminados com a cor azul, característica da campanha.

Além das ações que serão realizadas ao longo do mês, as empresas ligadas à STM – CPTM, EMTU e Metrô – têm ações permanentes voltadas à inclusão. Conheça algumas delas abaixo:

Sala Sensorial para pessoas autistas e neurodivergentes

Na Estação Tatuapé da CPTM e do Metrô, a sala de acomodação sensorial tem a função de acomodar pessoas em crises sensoriais, a fim de reduzir os estímulos externos para que elas possam, em seu tempo, retornar ao seu trajeto e seguir viagem. O espaço conta com isolamento acústico nas paredes em drywall revestidas parcialmente em material vinílico amadeirado para um maior conforto visual e acústico, controle de iluminação e poltronas individuais de acomodação sensorial com revestimentos laterais que oferecem privacidade e reforçam o isolamento acústico durante o atendimento. A sala foi projetada pela arquiteta Ana Paula Chacur.

Metrô: Atendimento inclusivo

O Metrô de São Paulo é reconhecido pelo atendimento inclusivo e de acessibilidade. Foi vencedor da categoria Serviços e Clientes da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP), pelas Ações de Relacionamento Inclusivas: Experiências do Metrô de São Paulo, por dois anos, pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e, mais recentemente, foi selecionado pelo projeto Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

A empresa se mantém empenhada em promover a inclusão e a acessibilidade em seu sistema de transporte, por meio de estações acessíveis, treinamento para funcionários, postos de atendimento especializados e monitoramento constante.

A Companhia atende a cerca de 2 mil pessoas diariamente com apoio aos deficientes visuais e mobilidade reduzida; no treinamento dos funcionários na linguagem de Libras para melhor atender ao deficiente auditivo e, desde 2019, trabalha na inclusão das pessoas com deficiências ocultas, como as portadoras do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), treinando continuamente todos os funcionários, para garantir um atendimento exemplar.

EMTU: Serviço Ligado

Há 14 anos, a EMTU oferece o Serviço Ligado, que transporta gratuitamente alunos com deficiência, autismo ou mobilidade reduzida nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas. O Ligado proporciona, em média, 172 mil atendimentos por mês a crianças e jovens matriculados em 1.151 escolas da Rede Regular de Ensino Público e demais instituições conveniadas ou credenciadas, possibilitando o deslocamento destes alunos no acesso à educação.

O atendimento conta com uma frota composta por mais de 600 veículos para transportar 5,5 mil alunos e 400 acompanhantes em um serviço prestado porta a porta, isto é, realiza o trajeto da residência do estudante até a instituição de ensino. O serviço é viabilizado por meio de um contrato firmado com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Vale lembrar que todos os ônibus intermunicipais e trens contam com o símbolo do autismo nos assentos preferenciais, auxiliando no conforto e segurança da viagem. 

Abril Azul

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, a campanha tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o autismo e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.

Plantão de imprensa STM: (11) 97150-4932

Tatuzão da Linha 2-Verde inicia nova etapa de escavação nesta segunda-feira

Maior tuneladora da América Latina volta hoje a escavar com destino à futura estação Anália Franco

O maior Tatuzão da América Latina, que constrói os túneis da ampliação da Linha 2-Verde do Metrô, retoma nesta segunda-feira (25) suas atividades, iniciando a etapa de escavação até a futura estação Anália Franco.
Após construir o primeiro trecho de túnel, com 654 metros de extensão, a “Cora Coralina”, apelido da tuneladora, está partindo do canteiro da Vila Formosa para escavar e instalar os anéis de concreto em cerca de 800 metros até Anália Franco, passando antes pelo VSE Coxim, que é um poço intermediário para ventilação e saída de emergência.
Essa tuneladora tem capacidade para escavar e revestir até 15 metros por dia, por meio de sua roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina. Ao todo, até 150 pessoas trabalham diretamente em sua operação, que ocorre em três turnos diários, envolvendo engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, por exemplo.
A máquina tem cerca de 100 metros de comprimento e 500 toneladas para escavar e revestir com anéis de concreto a extensão de 7,5 km de túneis. Essa estrutura é composta também pelo chamado “backup”, que é a estrutura de apoio do Tatuzão, composta por esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e estrutura para a colocação das aduelas de concreto que revestem o túnel, entre outros acessórios.

Ampliação da Linha 2-Verde

Com investimento exclusivo do Governo de São Paulo, na ordem de R$ 13,4 bilhões, a ampliação da Linha 2-Verde ocorre entre a Vila Prudente e a Penha, para construir mais 8,4 km (sendo 8 km operacionais) de vias e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo. A meta é concluir a primeira etapa, de Vila Prudente a Vila Formosa, até 2026, enquanto o segundo trecho, de Vila Formosa a Penha, está previsto para 2027. Quando pronto, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da região leste e facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo, além de redistribuir a demanda de passageiros nas demais linhas de metrô e trem, trazendo mais conforto às pessoas.

Confira como será a programação dos Transportes Metropolitanos durante o feriado de Páscoa

Circulação dos trens e linhas de ônibus intermunicipais será monitorada durante todo o período para aumentar a frota, se necessário

São Paulo, 25 de março de 2024 – No feriado de Páscoa, entre a Sexta-feira Santa (29/03) e o domingo (31/03), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação.

Trilhos
Na sexta-feira (29/03), as cinco linhas da CPTM vão circular com intervalos iguais aos de um feriado. No sábado (30/03) e no Domingo de Páscoa (31/03), os intervalos médios serão iguais aos finais de semana. Havendo necessidade, a companhia terá trens reservas à disposição. As informações com os intervalos das linhas podem ser obtidas no site da CPTM https://www.cptm.sp.gov.br/Pages/Informacoes-e-intervalos.aspx.

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô circularão com programação de feriado na Sexta-feira Santa (29/03). No sábado (30) e no domingo (31), a frota será equivalente a de finais de semana. A operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados trens reservas.

Ônibus intermunicipais
Na sexta-feira (29/03), feriado de Paixão de Cristo, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a mesma programação de viagens praticada aos domingos. No sábado (30) e domingo (31), a operação será a habitual dos finais de semana. As informações detalhadas sobre os horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site www.emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Bilhetes – Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM em qualquer horário. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos
A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.

Dia Mundial da Água: Transportes Metropolitanos adotam medidas para economizar o recurso natural

Implantação de sistemas de reuso e programa para gestão da água são algumas das iniciativas utilizadas pela CPTM, EMTU e Metrô

São Paulo, 22 de março de 2024 – As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos – CPTM, EMTU e Metrô – buscam utilizar no dia a dia atividades que auxiliem na economia e reutilização da água. Em celebração ao Dia Mundial da Água (22/03), a STM reforça as ações utilizadas nos transportes para evitar o desperdício do recurso hídrico.

A água tem papel fundamental no dia a dia das pessoas, seja para consumo doméstico, industrial, agrícola ou em outros setores, e nos transportes, ela é essencial nas operações das empresas, sendo usada na lavagem de trens e ônibus, nos sanitários das estações e terminais, nas atividades de operação e manutenção.

CPTM exerce influência direta na conservação da água, seja pela própria gestão do recurso, seja pelo exemplo e conscientização de seus passageiros, colaboradores e parceiros. O uso combinado de soluções simples, como a verificação diária de todos os hidrômetros da Companhia, a fim de identificar precocemente possíveis vazamentos, instalação de reguladores de vazão em torneiras e outros dispositivos hidráulicos e a implantação de sistemas de reuso nas novas estações, vem trazendo melhorias significativa na gestão da água na companhia. A Companhia de Trens Metropolitanos de São Paulo possui 196 km de linhas e 57 estações operacionais e com as medidas adotadas, a economia anual de água na CPTM é de 3844,7 m³.

Além disso, a empresa possui em seu sistema de gestão ambiental o Programa para gestão da água e tratamento das interferências em recursos hídricos, cujo objetivo visa garantir a correta gestão da água e o tratamento das interferências em recursos hídricos, através da preservação da qualidade ambiental das águas, ações de controle quanto ao consumo do recurso hídrico e a gestão das interferências conforme determina a legislação vigente.

Metrô também adota medidas para reutilização e economia do recurso, durante a lavagem dos trens, as máquinas de limpeza captam e tratam o efluente para ser reaproveitado, a água é tratada por processos físicos, químicos e biológicos para ser reutilizada, permitindo uma economia de cerca de 70%. Outro processo que utiliza água de reuso é a lavagem dos túneis. A empresa conta com dois veículos “pipa” – que são rebocados por um outro veículo, este com tração própria – durante o serviço, duas “pipas” percorrem cerca de 1 km cada, consumindo juntas 35 mil litros de água de reuso na limpeza. A limpeza visa melhorar a qualidade do ar e controlar a poluição atmosférica urbana que chega aos túneis.

Já nas linhas intermunicipais e terminais metropolitanos gerenciados pela EMTU, as operadoras também realizam medidas de reuso do recurso hídrico. A concessionária Next Mobilidade, responsável pela operação do Corredor Metropolitano ABD, economizou 13 milhões de litros em um ano com o seu sistema de reuso de água. Isso corresponde a 63 piscinas olímpicas, ou 13 mil caixas d’água residenciais de mil litros cada. Outra ação importante é a captação de água em um poço artesiano para a lavagem dos seus 257 ônibus e trólebus, peças de manutenção, áreas dos corredores, calçadas e jardins da sede em São Bernardo do Campo.

A Guarulhos Transportes, empresa do Consórcio Internorte, instalou um moderno sistema de Estação de Tratamento de Efluentes em que cerca de 50% de toda a água consumida industrialmente na lavagem dos ônibus é reutilizada – em média, 22 mil litros. A Viação São João, que opera linhas intermunicipais na região de Sorocaba, possui um sistema que capta a água da chuva para utilizá-la nas descargas dos banheiros e na lavagem interna e externa de todos os veículos da frota. A água é reutilizada de três a quatro vezes. Há uma piscina de captação de 90 mil litros para as lavagens internas e externas e outra de 15 mil litros que capta a água da chuva. Na BR Mobilidade, operadora do VLT e das linhas intermunicipais na Baixada Santista, o sistema de reutilização não apenas recupera as águas captadas, mas também contribui para a diminuição do consumo de água durante a limpeza dos veículos.

Com essas iniciativas utilizadas pelas empresas vinculadas à STM, é possível economizar e auxiliar na conscientização sobre a importância de evitar o desperdício da água.

Dia Mundial da Água

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, a data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da água e sua preservação.