Secretário dos Transportes Metropolitanos se reúne com lideranças de Mogi das Cruzes
18/01/2019
O tema central do encontro foi a extensão do serviço Expresso Leste até Mogi das Cruzes

São Paulo, 18 de janeiro de 2019 – Nesta quinta-feira (17), o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, recebeu lideranças de Mogi das Cruzes para avaliar possíveis melhorias no transporte sobre trilhos na região do Alto Tietê, atendida pela linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A principal demanda apresentada por Marco Bertaiolli (PSD), deputado federal e ex-prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB), atual prefeito da cidade, e Sadao Sakai (PR), presidente da Câmara Municipal, é a extensão até Mogi do serviço Expresso Leste, que atualmente atende o trecho entre Luz e Guaianases e realiza diariamente 30 viagens diretas entre Luz e Estudantes.

“Empregaremos todos os esforços necessários para pôr fim à baldeação na estação Guaianases e, desse modo, oferecer mais conforto, agilidade e, consequentemente, qualidade de vida aos moradores de Mogi das Cruzes e região”, ressalta Baldy.

Sobre a linha 11-Coral: A linha 11-Coral (Luz – Guaianases – Estudantes) possui 16 estações distribuídas em 50,6 quilômetros de trilhos e transporta, em média, 725 mil usuários por dia útil.

Neste ano, a extensão da linha entre Guaianases e Estudantes iniciou operação com toda sua frota renovada, com trens mais modernos e com ar-condicionado.

Atualmente, estão sendo realizadas obras de adequação para acessibilidade na estação Mogi das Cruzes, que deverá ser também modernizada. As estações Jundiapeba, Braz Cubas, Estudantes, Suzano e Ferraz de Vasconcelos já contam com itens de acessibilidade.

Implantado em maio de 2000, à época em comemoração ao aniversário da CPTM, o serviço Expresso Leste opera atualmente atendendo as estações Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianases.

Em maio de 2009, o Expresso Leste começou a fazer 14 viagens diretas entre Luz e Estudantes nos dias úteis. Em 2011, esse número saltou para 24 e, em fevereiro de 2016, alcançou a marca de 30 viagens diretas até Estudantes.

“Agora é hora de ampliar as viagens do Expresso Leste até Mogi das Cruzes e aprimorar os serviços oferecidos à população do Alto Tietê”, pontua Baldy.