|
Estação Guaianases recebe projeto Lê Comigo
04/12/2018

Nesta terça-feira (4/12), o projeto Lê Comigo desembarca na estação Guaianases, que atende a linha 11-Coral. Com o objetivo de incentivar a leitura, das 13h30 às 15h, os usuários que passarem pela estação poderão levar gratuitamente um livro para casa.

A ação tem o objetivo de incentivar o bookcrossing, movimento que propõe a troca de livros e faz um convite bacana à população: deixar exemplares em locais públicos, como estações ou bancos de trens, para que outros leitores os encontrem e, após a leitura, continuem movimentando as histórias, ampliando o acesso ao conhecimento. 

O bookcrossing baseia-se na prática de três pilares: “Ler, Registar e Libertar”. A iniciativa foi concebida nos Estados Unidos em 2001, pelo programador Ron Hornbaker, que lançou o site www.bookcrossing.com. Desde então, o movimento tem crescido exponencialmente, tornando-se global com mais de 130 países engajados na ação.

A iniciativa desta terça é da Escola Estadual Cosmo de Oliveira e recebe apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção de saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

Lê Comigo

A associação sem fins lucrativos Lê Comigo tem a leitura, a educação e o empoderamento juvenil como bases de seu movimento. Junto com a comunidade escolar, ela promove o contato de jovens de diferentes regiões e realidades sociais com o livro, aumentando o acesso à literatura, ampliando o repertório cultural e a criatividade de crianças e adolescentes.  Utilizando o livro, o Lê Comigo promove desafios para que os jovens possam debater e compreender temas relevantes socialmente, como educação, igualdade e juventude.