Estação São Paulo-Morumbi da linha 4-Amarela entra em funcionamento
22/11/2018
Nova estação é a 84ª da rede e deve receber 27 mil passageiros por dia

O Metrô de São Paulo entrega neste sábado (27) a estação São Paulo-Morumbi em um novo trecho de 2,4 km da linha 4-Amarela para o início da operação pela ViaQuatro, que administra o ramal. Inicialmente, a nova parada funcionará todos os dias, das 10h às 15h, por um período estipulado de 15 dias em operação restrita com cobrança de tarifa.

Esse formato é chamado de Operação Comercial com Horário Restrito e permite a maturação dos equipamentos e sistemas levando ao aperfeiçoamento dos métodos de operação da estação. O funcionamento da estação será ampliado posteriormente, operando de domingo à sexta das 4h40 à 0h00, e aos sábados das 4h40 à 1h00, como nas demais estações da rede.

Agora, a capital paulista passa a contar com uma rede de 96 quilômetros de metrô e 84 estações em seis linhas. A linha 4-Amarela passa a ter 11,3 km de extensão e 10 estações entre Luz e São Paulo-Morumbi. A nova parada deve receber 27 mil passageiros por dia.

A entrada principal da São Paulo-Morumbi fica na Avenida Deputado Jacob Zveibil esquina com Avenida Professor Francisco Morato. O acesso secundário ficará na Avenida Francisco Morato, esquina com a Avenida Jorge João Saad, facilitando o acesso ao estádio do Morumbi, a cerca de 1,5 km de distância.

A estação vai atender a demanda de quem vem das zonas sul e oeste da cidade. Para isso, o Metrô está construindo um terminal de ônibus anexo à estação, totalmente acessível, com banheiros públicos e capacidade para receber 13 linhas de ônibus municipais e intermunicipais em seus 4,3 mil m² de área construída. O terminal deverá entrar em funcionamento na primeira quinzena de dezembro.

Totalmente acessível aos usuários com deficiência e mobilidade reduzida, a estação também dispõe de banheiros públicos masculino e feminino. São cinco pavimentos totalmente interligados por 13 escadas rolantes, 11 escadas fixas e quatro elevadores. Também foram instaladas as portas de plataforma e outros equipamentos que facilitam a acessibilidade, como piso podotátil direcional, corrimãos e elementos antiderrapantes nos degraus das escadas fixas.

O acabamento da estação é parecido aos das demais da linha 4-Amarela. Um revestimento metálico com desenhos de ondas dá um ar de modernidade nas extremidades das plataformas. Já o mezanino e as escadas têm piso em porcelanato e contam com guarda-corpo em vidro laminado, permitindo um visual mais leve.

Com um total de 27,7 metros de profundidade, na obra da estação foram utilizados dois métodos construtivos. O corpo foi feito através de uma tuneladora Shield (conhecida como tatuzão) que construiu os túneis da linha e complementado pelo método NATM (túnel mineiro). São 13,2 mil m² de área construída, que compreende todo o corpo da estação, duas plataformas laterais, mezanino e os dois acessos externos.

Linha 4-Amarela

Projetada para ser implantada em fases, a linha 4-Amarela está em operação desde 2010 e já transportou mais de 1,3 bilhão de pessoas. A linha, que é construída pelo Metrô de São Paulo e administrada e operada pela concessionária ViaQuatro, permite a conexão com seis linhas da rede sobre trilhos de São Paulo, em quatro estações. Por ela, passam em média 750 mil pessoas por dia útil.

A segunda fase de implantação da linha compreendeu a construção das estações Fradique Coutinho (aberta em 2014), Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire e São Paulo-Morumbi (abertas em 2018) e Vila Sônia (2020), além do terminal de ônibus Vila Sônia, um túnel de 1,5 km para chegada até esta última estação. Também está incluído no projeto a complementação do Pátio de Manutenção da Vila Sônia, além da compra e instalação das portas de plataforma e dos sistemas de alimentação elétrica, auxiliares e de telecomunicações. Toda esta etapa tem o valor orçado em R$ 1,9 bilhão (Fase 2).

Quando completa, a linha 4 terá 12,8 km de extensão operacional e deverá transportar 893 mil pessoas por dia.

*Release divulgado no dia 27 de outubro de 2018.