|
Estação São Miguel Paulista recebe ação de saúde
08/11/2018

Os usuários que passarem pela Estação São Miguel Paulista, na linha 12-Safira, poderão aferir a pressão e realizar testes de glicemia gratuitamente, nesta sexta-feira (9/11), das 10h às 15h. O teste de glicemia consiste em medir o nível de glicose presente no sangue. Para a avaliação não é necessário estar em jejum. O procedimento é rápido e o resultado pode ser conferido na hora. O evento contempla ainda sessões de quick massage e avaliação de postura, além de orientação nutricional sobre o colesterol e o teor de açúcar presente nos alimentos. Também serão distribuídos folhetos informativos sobre o câncer, com o objetivo de conscientizar os usuários sobre a doença.

Hipertensão: A hipertensão alcança 25% dos brasileiros, sendo responsável por diversas complicações. Cerca de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são decorrentes da pressão alta. Dores na cabeça, no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal são os principais sintomas. A hipertensão não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. Aferir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar o problema.

Diabetes: Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam a importância do teste de glicemia, que tem como objetivo diagnosticar e monitorar a diabetes, doença que já atinge cerca de 16 milhões de brasileiros.

Ações de Saúde e Bem-estar: A iniciativa é promovida pela Universidade Universus Veritas, com apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.