Detalhe da notícia
|
Estação Barra Funda da CPTM terá exames gratuitos de glicemia no dia 13
13/11/2017
Ação faz parte de campanha para prevenção e diagnóstico precoce da diabetes

Para estimular os usuários a fazer o teste de glicemia, a estação Palmeiras-Barra Funda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), receberá no dia 13/11, segunda-feira, Campanha da ADJ Diabetes Brasil que promove a prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce do diabetes tipo 2. Ação também marca o Dia Mundial do Diabetes em 14 de novembro.

Os colaboradores e voluntários da ADJ farão os atendimentos das 9h às 16h na área paga da estação. Além dos exames, eles também irão alertar sobre possíveis complicações para quem ainda não foi diagnosticado e os riscos sobre o mau controle. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 46% das pessoas que apresentam a condição não sabem que tem a doença.

O diabetes, síndrome metabólica de origem múltipla originado pela incapacidade do organismo em produzir a insulina, provoca aumento da glicose (açúcar) no sangue. Atualmente, estima-se que mais de 415 milhões de pessoas sofrem com a doença no mundo, com o número podendo ultrapassar os 600 milhões até 2040. No Brasil, a doença é uma das responsáveis por 74% dos óbitos, segundo dados do Ministério da Saúde.

As pessoas que apresentarem valores acima de 99mg/dL (jejum) e de 140mg/dL (2 horas após refeição ou aleatório) serão encaminhadas para o balcão de orientação no próprio evento. Além de informações básicas sobre o diabetes, também será oferecido apoio educacional gratuito da ADJ.

Nesta campanha, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio da Federação Internacional do Diabetes das Regiões das Américas Central e do Sul, e patrocínio das empresas: Astra Zeneca, Bayer, Libbs, Lilly, Merk, Novartis, Sanofi, Servier e Johnson.  Mais informações no site: www.adj.org.br

 

Sobre o Dia Mundial do Diabetes

Celebrado em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pelaInternational Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).  A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebeuo Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

 

Sobre a ADJ Diabetes Brasil

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade. A entidade atende gratuitamente pessoas com todos os tipos de diabetes, independente da faixa etária e classe socioeconômica, oferecendo um trabalho integrado por uma equipe multidisciplinar.

 

Serviço:

Ação de conscientização sobre o Diabetes

Local: Estação Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante)

Data: segunda-feira, 13/11

Horário: das 9h às 16h​