Detalhe da notícia
|
Metrô recebe mostra inspirada na obra de Modigliani
12/09/2017

Em cartaz até o fim deste mês, a mostra "Vivendo Modigliani" desembarca na estação Santana da linha 1-Azul do Metrô. A exposição tem como tema as obras do pintor e escultor italiano Amadeo Modigliani e faz parte da programação da tradicional Linha da Cultura.

Serão expostas nove telas da artista plástica Tânia Pessoa de Barros, que utiliza a técnica da aquarela em releituras de pinturas famosas do autor como “Retrato de Jeanne Hébuterne” e “Mulher com a gravata preta”.

Considerado uma figura célebre do movimento modernista, Modigliani ficou conhecido pela produção de retratos femininos, sempre inspirado por máscaras tribais africanas. Outra característica marcante do artista era o estilo próprio que o diferenciava de outros autores do início do século 20.

Formada pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), Tânia é reconhecida por trabalhos que misturam diversas técnicas de pintura, materiais de trabalho e referências artísticas que vão da natureza morta aos retratos de figuras humanas. Desde 2016, a artista se aprofundou nas obras de Modigliani e agora apresenta o acervo aos usuários do Metrô.