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Tatuzão da Linha 2-Verde inicia nova etapa de escavação nesta segunda-feira

Maior tuneladora da América Latina volta hoje a escavar com destino à futura estação Anália Franco

O maior Tatuzão da América Latina, que constrói os túneis da ampliação da Linha 2-Verde do Metrô, retoma nesta segunda-feira (25) suas atividades, iniciando a etapa de escavação até a futura estação Anália Franco.
Após construir o primeiro trecho de túnel, com 654 metros de extensão, a “Cora Coralina”, apelido da tuneladora, está partindo do canteiro da Vila Formosa para escavar e instalar os anéis de concreto em cerca de 800 metros até Anália Franco, passando antes pelo VSE Coxim, que é um poço intermediário para ventilação e saída de emergência.
Essa tuneladora tem capacidade para escavar e revestir até 15 metros por dia, por meio de sua roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina. Ao todo, até 150 pessoas trabalham diretamente em sua operação, que ocorre em três turnos diários, envolvendo engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, por exemplo.
A máquina tem cerca de 100 metros de comprimento e 500 toneladas para escavar e revestir com anéis de concreto a extensão de 7,5 km de túneis. Essa estrutura é composta também pelo chamado “backup”, que é a estrutura de apoio do Tatuzão, composta por esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e estrutura para a colocação das aduelas de concreto que revestem o túnel, entre outros acessórios.

Ampliação da Linha 2-Verde

Com investimento exclusivo do Governo de São Paulo, na ordem de R$ 13,4 bilhões, a ampliação da Linha 2-Verde ocorre entre a Vila Prudente e a Penha, para construir mais 8,4 km (sendo 8 km operacionais) de vias e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo. A meta é concluir a primeira etapa, de Vila Prudente a Vila Formosa, até 2026, enquanto o segundo trecho, de Vila Formosa a Penha, está previsto para 2027. Quando pronto, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da região leste e facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo, além de redistribuir a demanda de passageiros nas demais linhas de metrô e trem, trazendo mais conforto às pessoas.

Confira como será a programação dos Transportes Metropolitanos durante o feriado de Páscoa

Circulação dos trens e linhas de ônibus intermunicipais será monitorada durante todo o período para aumentar a frota, se necessário

São Paulo, 25 de março de 2024 – No feriado de Páscoa, entre a Sexta-feira Santa (29/03) e o domingo (31/03), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação.

Trilhos
Na sexta-feira (29/03), as cinco linhas da CPTM vão circular com intervalos iguais aos de um feriado. No sábado (30/03) e no Domingo de Páscoa (31/03), os intervalos médios serão iguais aos finais de semana. Havendo necessidade, a companhia terá trens reservas à disposição. As informações com os intervalos das linhas podem ser obtidas no site da CPTM https://www.cptm.sp.gov.br/Pages/Informacoes-e-intervalos.aspx.

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô circularão com programação de feriado na Sexta-feira Santa (29/03). No sábado (30) e no domingo (31), a frota será equivalente a de finais de semana. A operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados trens reservas.

Ônibus intermunicipais
Na sexta-feira (29/03), feriado de Paixão de Cristo, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a mesma programação de viagens praticada aos domingos. No sábado (30) e domingo (31), a operação será a habitual dos finais de semana. As informações detalhadas sobre os horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site www.emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Bilhetes – Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM em qualquer horário. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos
A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.

Dia Mundial da Água: Transportes Metropolitanos adotam medidas para economizar o recurso natural

Implantação de sistemas de reuso e programa para gestão da água são algumas das iniciativas utilizadas pela CPTM, EMTU e Metrô

São Paulo, 22 de março de 2024 – As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos – CPTM, EMTU e Metrô – buscam utilizar no dia a dia atividades que auxiliem na economia e reutilização da água. Em celebração ao Dia Mundial da Água (22/03), a STM reforça as ações utilizadas nos transportes para evitar o desperdício do recurso hídrico.

A água tem papel fundamental no dia a dia das pessoas, seja para consumo doméstico, industrial, agrícola ou em outros setores, e nos transportes, ela é essencial nas operações das empresas, sendo usada na lavagem de trens e ônibus, nos sanitários das estações e terminais, nas atividades de operação e manutenção.

CPTM exerce influência direta na conservação da água, seja pela própria gestão do recurso, seja pelo exemplo e conscientização de seus passageiros, colaboradores e parceiros. O uso combinado de soluções simples, como a verificação diária de todos os hidrômetros da Companhia, a fim de identificar precocemente possíveis vazamentos, instalação de reguladores de vazão em torneiras e outros dispositivos hidráulicos e a implantação de sistemas de reuso nas novas estações, vem trazendo melhorias significativa na gestão da água na companhia. A Companhia de Trens Metropolitanos de São Paulo possui 196 km de linhas e 57 estações operacionais e com as medidas adotadas, a economia anual de água na CPTM é de 3844,7 m³.

Além disso, a empresa possui em seu sistema de gestão ambiental o Programa para gestão da água e tratamento das interferências em recursos hídricos, cujo objetivo visa garantir a correta gestão da água e o tratamento das interferências em recursos hídricos, através da preservação da qualidade ambiental das águas, ações de controle quanto ao consumo do recurso hídrico e a gestão das interferências conforme determina a legislação vigente.

Metrô também adota medidas para reutilização e economia do recurso, durante a lavagem dos trens, as máquinas de limpeza captam e tratam o efluente para ser reaproveitado, a água é tratada por processos físicos, químicos e biológicos para ser reutilizada, permitindo uma economia de cerca de 70%. Outro processo que utiliza água de reuso é a lavagem dos túneis. A empresa conta com dois veículos “pipa” – que são rebocados por um outro veículo, este com tração própria – durante o serviço, duas “pipas” percorrem cerca de 1 km cada, consumindo juntas 35 mil litros de água de reuso na limpeza. A limpeza visa melhorar a qualidade do ar e controlar a poluição atmosférica urbana que chega aos túneis.

Já nas linhas intermunicipais e terminais metropolitanos gerenciados pela EMTU, as operadoras também realizam medidas de reuso do recurso hídrico. A concessionária Next Mobilidade, responsável pela operação do Corredor Metropolitano ABD, economizou 13 milhões de litros em um ano com o seu sistema de reuso de água. Isso corresponde a 63 piscinas olímpicas, ou 13 mil caixas d’água residenciais de mil litros cada. Outra ação importante é a captação de água em um poço artesiano para a lavagem dos seus 257 ônibus e trólebus, peças de manutenção, áreas dos corredores, calçadas e jardins da sede em São Bernardo do Campo.

A Guarulhos Transportes, empresa do Consórcio Internorte, instalou um moderno sistema de Estação de Tratamento de Efluentes em que cerca de 50% de toda a água consumida industrialmente na lavagem dos ônibus é reutilizada – em média, 22 mil litros. A Viação São João, que opera linhas intermunicipais na região de Sorocaba, possui um sistema que capta a água da chuva para utilizá-la nas descargas dos banheiros e na lavagem interna e externa de todos os veículos da frota. A água é reutilizada de três a quatro vezes. Há uma piscina de captação de 90 mil litros para as lavagens internas e externas e outra de 15 mil litros que capta a água da chuva. Na BR Mobilidade, operadora do VLT e das linhas intermunicipais na Baixada Santista, o sistema de reutilização não apenas recupera as águas captadas, mas também contribui para a diminuição do consumo de água durante a limpeza dos veículos.

Com essas iniciativas utilizadas pelas empresas vinculadas à STM, é possível economizar e auxiliar na conscientização sobre a importância de evitar o desperdício da água.

Dia Mundial da Água

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, a data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da água e sua preservação.

Ação integrada entre Defesa Civil do Estado, STM, Secretaria da Saúde e Prefeitura de São Paulo, de combate à dengue será realizada na Estação Tatuapé

Agentes irão orientar a população como prevenir doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

A Defesa Civil do Estado, Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura de São Paulo, unem esforços e realizam na manhã desta sexta-feira (22), na Estação Tatuapé da CPTM, ação de combate à dengue. A partir das 6h30, no mezanino, ponto de conexão entre as linhas 11-Coral e 12-Safira, agentes irão orientar a população sobre a conscientização e importância de evitar o surgimento de focos de larvas do mosquito, já que 80% dos criadouros do mosquito estão dentro de casa.

Informações adicionais sobre dengue/números

De 01/01/2024 a 21/03/24 foram registrados por meio da Secretaria de Saúde: casos notificados: 676.675; casos confirmados: 280.656 e óbitos: 105.
Veja as principais recomendações para eliminação de criadouros do Aedes aegypti:

• Eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água;

• Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;

• Retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas;

• Verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água;

• Tampar ralos;

• Manter o vaso sanitário sempre fechado;

• Identificar sinais de umidade em calhas e lajes;

• Verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais.

Prevenção nos Transportes Metropolitanos

Além das ações educativas para conscientização, uma medida preventiva importante realizada pelas empresas vinculadas à STM é a limpeza dos veículos, estações, terminais, áreas comuns e internas para segurança sanitária dos passageiros, dos funcionários e colaboradores. Dessa forma, os pontos que podem se tornar criadouro do Aedes aegypti são eliminados.
No Metrô, as equipes que promovem trabalhos de sanificação (desinsetização, desratização e combate às larvas do mosquito da dengue) atuam nas madrugadas, percorrendo cerca de 4km por dia. A CPTM também disponibiliza equipes para vistoriar as dependências de suas 57 estações, e todas as atividades da empresa sobre o tema são reforçadas nas redes sociais.

Já a EMTU conta com a parceria e colaboração das concessionárias – por exemplo, a Viação Pirajuçara, que opera linhas na Região Metropolitana de São Paulo, possui pátio ecologicamente correto que impede água parada após chuvas.

SERVIÇO:
Campanha de Conscientização sobre os cuidados para evitar a dengue

Data: 22 de março
Horário: 6h30 às 11h30
Local: Estação Tatuapé (CPTM) – Mezanino
Endereço: Rua Catiguá, 174 – Tatuapé

​Governo de SP lança cartilha sobre síndrome de Down em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa

Guia de cuidados e orientações conta com a participação de personagens da Turma da Mônica

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, lançou nesta quinta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, uma cartilha com orientações e cuidados para as famílias de pessoas com síndrome de Down e toda a sociedade. A publicação conta com a participação de personagens com e sem deficiência da Turma da Mônica e tem como protagonista a menina Tati, com síndrome de Down.

A cerimônia aconteceu em frente ao Centro de Informação à pessoa com Deficiência da estação Tatuapé da CPTM e Metrô, em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM).

Estavam presentes no evento o Secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa; o Secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve; e o presidente da CPTM, Pedro Moro. Antes dos discursos oficiais, os participantes assistiram a uma apresentação do bloco Batucada do Nasce, formada por pessoas portadoras de deficiência.

“As nossas estações de trem, Metrô e nossos terminais intermunicipais são espaços de convergência e de fácil acesso, onde pessoas de diferentes origens e experiências se encontram diariamente. É, portanto, um local ideal para promover a conscientização e o diálogo sobre questões importantes, como a síndrome de Down, a diversidade e a inclusão das pessoas com deficiência em nossa sociedade”, disse Assalve.

“No Dia Internacional da Síndrome de Down, temos a alegria de lançar este guia com a Turma da Mônica para promover a inclusão e o respeito pelas pessoas com síndrome de Down. Este material, protagonizado pela inspiradora Tati, é um recurso valioso não apenas para informar, mas também para encorajar a empatia e o apoio na sociedade. É um passo importante em nosso compromisso de construir uma comunidade mais justa e inclusiva. Convido todos a explorarem e compartilharem este guia, ajudando-nos a avançar na direção de um mundo onde todos são valorizados por suas habilidades únicas”, destacou o Secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

“A CPTM sempre está em busca da excelência no atendimento a todos os seus passageiros. Pessoas portadoras de deficiência têm toda a nossa atenção para que suas viagens sejam sempre seguras e confortáveis”, afirmou Pedro Moro.

Arena Paralímpica

Organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em parceria com a SEDPcD, os usuários de transporte público que passaram pela estação Tatuapé no dia 21 de março, tiveram a oportunidade de particar o esporte paralímpico na Arena Paralímpica nas modalidades de futebol de cegos e basquete em cadeira de rodas. Os participantes conseguiram experimentar esses esportes, que fazem parte da realidade de atletas com deficiência em todo o mundo.

A Arena ficou montada em frente ao Centro de Informação à Pessoa com Deficiência (lado da CPTM), das 10h às 16h30, e a participação foi totalmente gratuita.

CPTM tem 86,74% de aprovação dos passageiros, o maior índice em cinco anos

 Pesquisa de satisfação foi realizada em dezembro de 2023, com mais de 3 mil pessoas ouvidas nas cinco linhas da companhia

​O Índice de Satisfação do Passageiro da CPTM obteve 86,74% de aprovação em 2023, o maior percentual dos últimos cinco anos, resultado do planejamento estratégico com foco na melhoria da qualidade da prestação de serviço das mais de 1,6 milhão de pessoas que utilizam as cinco linhas da companhia todos os dias.

A pesquisa foi realizada por uma equipe composta por 17 pesquisadores e 4 supervisores entre os dias 19 e 29 de dezembro de 2023 nas 57 estações da CPTM, que compreendem 18 municípios. Foram aplicados 3.010 questionários, com amostras proporcionais ao fluxo de passageiros por intervalos de tempo de pico e vale. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 3,6% nas linhas e de 1,8% para toda a rede. O estudo foi realizado pelo Instituto Consulting do Brasil, que venceu a licitação promovida pela CPTM.

Para 54,68% dos entrevistados, a qualidade do serviço da companhia melhorou nas cinco linhas em relação aos anos anteriores. Quando questionados sobre a expectativa em relação ao futuro, outros 68,94% acreditam que a qualidade deve melhorar ainda mais nos próximos anos.

De acordo com a opinião de 34,30% das pessoas, a maior mudança no serviço prestado foi em relação à qualidade dos trens. Outros 31,65% perceberam melhora no tempo de espera nas plataformas das estações. Essa avaliação tem relação com os investimentos e estratégias operacionais adotadas pela companhia para a melhoria na regularidade e redução dos intervalos entre os trens em todas as linhas. O bom resultado também é reflexo direto da adoção da metodologia da “Jornada do Cliente”, que passou a permear toda a estratégia da companhia, direcionando as ações e investimentos para atender as “dores” e anseios dos clientes.

Avaliação por linha

A Linha 13-Jade, a primeira linha totalmente construída pela CPTM, foi a que registrou o maior nível de satisfação com 98%, acima dos 90,1% registrados em 2022. Em seguida aparece a Linha 10-Turquesa com 94,38%, superando os 85,56% obtidos na pesquisa anterior.

A Linha 11-Coral, a mais movimentada da CPTM, registrou 87,12% de satisfação, superior aos 80,96% de 2022. Já a Linha 7-Rubi obteve 86,25%, contra os 80,28% do ano passado. A exceção foi a Linha 12-Safira – que no período da realização da pesquisa estava em obras para a instalação do Travessão X do Brás – novos AMVs para facilitar a chegada e partida das composições na estação, permitindo maior fluidez na circulação dos trens nesta linha -, com 77,67%, ante 79,74% em 2022.

“O maior resultado já obtido pela CPTM em suas pesquisas de satisfação foi recebido por nós com muito orgulho, mas com poucas surpresas, visto que o percentual é consequência de um trabalho árduo realizado por todas as áreas da companhia para garantir viagens seguras e cada vez mais rápidas”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

“São quase 6 mil colaboradores que atuam diariamente para que a companhia seja vista cada vez mais como a melhor opção de transporte público na Região Metropolitana de São Paulo”, completa.

Em relação aos serviços e instalações da CPTM, na opinião de 48,07% dos entrevistados as estações possuem os maiores problemas. Na percepção, os principais pontos desfavoráveis apontados durante as viagens foram lotação e presença de ambulante.

Curiosidades

Sobre o comportamento do passageiro no pós-pandemia, a pesquisa mostrou que 61,03% dos entrevistados não registaram mudança na sua vida cotidiana.

A pesquisa também quis saber se os entrevistados trocariam a utilização do trem por ônibus e 87,28% responderam que não mudaria o uso do modal.

Perfil do Passageiro da CPTM

De acordo com a pesquisa de satisfação, em 2023 o número de pessoas do gênero masculino que utilizam a CPTM correspondia a 54,45% do total, contra 45,55% do feminino. Na Linha 13-Jade 69% dos passageiros são homens, o maior percentual. Já as mulheres são a maioria na Linha 12-Safira, com 53,7% do total.

Pessoas de 25 a 34 anos representam o percentual mais expressivo das cinco linhas, totalizando 27,74%. Indivíduos de 18 a 24 anos e de 35 a 44 anos registram o mesmo percentual: 20,9%. Pessoas de 45 a 54 anos são 15,71%, seguido de passageiros de 55 a 60 anos (6,48%), mais de 64 anos (3,02%), até 17 anos (2,59%) e 61 a 64 anos (2,66%).

Com relação a frequência, 77,04% dos passageiros utilizam os serviços da companhia, no mínimo, três vezes por semana. Já 40,73%, utilizam de seis a sete vezes por semana. E 75,22% dos passageiros informaram que utilizam a CPTM há mais de cinco anos.

A maioria dos passageiros da CPTM (69,44%) utiliza os trens da companhia para trabalhar, seguidos por lazer (12,13%), fazer compras (6,71%), visitar parentes e amigos (4,45%), saúde (3,72%), estudo (1,16%), serviços bancários (0,83%) e procurar emprego (0,37%). O número de pessoas que viajam por outros motivos é de 1,20% do total.

Estações da CPTM recebem Unidade Móvel da Sabesp em comemoração ao Dia Mundial da Água

Passageiros poderão fazer consultas e impressão da 2ª via de contas, regularização de pendências, parcelamento de faturas, entre outros

Para celebrar o Dia Mundial da Água, que é comemorado em 22 de março, quem passar pela estação José Bonifácio entre esta terça-feira (19) e sábado (23) terá à disposição a Agência de Atendimento Móvel da Sabesp com prestação de serviços e informações. Nos dias úteis, os atendimentos acontecerão das 8h30 às 16h30, e no sábado, das 8h30 às 12h.

Já as estações Santo André, Suzano, Vila Aurora e Engenheiro Goulart receberão a unidade móvel da Sabesp na sexta-feira (22), das 9h às 16h.

As unidades estão localizadas na área externa das estações. Os passageiros poderão fazer consultas e impressão da 2ª via de contas, regularização de pendências em atraso, parcelamento de faturas, reparcelamento de débitos, alteração cadastral e solicitação de serviços, como pedido de tarifa social e de ligação de fornecimento de água.

Para ter acesso aos atendimentos, os passageiros devem levar documento de identidade, CPF e, se possível, apresentar uma conta ou informar o número de fornecimento registrado na Sabesp.

Dia Mundial da Água

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.

Ações de Cidadania

Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.

Programa Giralivro da EMTU será ampliado para mais duas estações do VLT em São Vicente

A partir desta quarta-feira (20), passageiros poderão retirar gratuitamente obras variadas em estantes montadas nas estações Emmerick e São Vicente

Nesta quarta-feira (20), a EMTU, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, BR Mobilidade e o Programa Viva Leitura Viva, vai ampliar o programa Giralivro em São Vicente, com estantes montadas nas Estações Emmerick e São Vicente do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos).
O programa Giralivro da EMTU é uma iniciativa de incentivo à leitura entre os passageiros do transporte metropolitano. Os livros são disponibilizados gratuitamente em estantes e podem ser retirados ou doados. O programa terá início às 10h e, em homenagem ao Mês da Mulher, contará com a presença das escritoras Christiane Andréa, Cynthia Panca e Ivy Faria.
“O crescimento desse programa é uma prova do interesse pela leitura, e compartilhar as obras já lidas colabora ainda mais para tornar agradável a viagem dos passageiros, além de ajudar no aprendizado e na saúde mental da população”, afirma Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional da EMTU.
Santos foi o primeiro município da Baixada Santista a receber o programa, em parceria com a Prefeitura, lançado no final de outubro de 2023 em comemoração ao Dia Nacional do Livro (29/10) nas estações Ana Costa e Bernardino de Campos do VLT. Depois foi a vez das estações Barreiros e José Monteiro, em Sâo Vicente. As estantes de livros ficam disponíveis de forma permanente e são reabastecidas periodicamente com novos exemplares. Até agora foram distribuídos 1.187 livros de vários gêneros literários nas quatro estações do VLT.
O programa Giralivro é realizado desde 2016 pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo – nos terminais de ônibus São Bernardo do Campo e São Mateus do Corredor Metropolitano ABD e também no terminal CECAP, em Guarulhos. Desde o início do projeto, mais de 25 mil livros foram doados e distribuídos aos passageiros.
Christiane Andréa – Além de escritora  de literatura infanto-juvenil, é educadora em Sexualidade e Mestre em Educação, atuando também como ativista na temática da autoproteção e prevenção das violências contra crianças e adolescentes.  Cristiane é autora do livro ” Vamos Conversar?” e do ebook “Vamos Conversar Mamãe?” sobre violência sexual infantil. Poetisa, publicou  contos, crônicas e poesias em diversas coletâneas.
Cynthia Panca – É autora do livro de poesias Infinitude do Ser. Dedica-se atualmente ao Projeto Viva Fluida nas redes sociais, ao Projeto/Curso POETERIA Poesia e Terapia, ao Projeto Livro Vivo (biblioteca viva), Curso de Escrita Erótica para Mulheres, atendimentos terapêuticos e aulas de Meditação, bem como a criação e elaboração de novos projetos artístico culturais.
Ivy Farias – É advogada, jornalista e escritora premiada no Programa de Ação Cultural (PROAC) 2020 promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Tem sete livros publicados, com destaque para Entre Tempos e Escrever Direito: Manual de Escrita Criativa Para Carreiras Jurídicas por sua editora, A Palavrista.
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. As linhas gerenciadas pela EMTU transportam atualmente cerca de dois milhões de passageiros em 134 municípios do estado.

Serviço

Programa GiraLivro no VLT

Data: 20/03
Horário: a partir das 10h
Local: Estação Emmerick  do VLT
Endereço: Entre a Avenida Marechal Cândido M. da Silva Rondon e Avenida Marechal Deodoro, próximo à Rua Tibiriçá
Local: Estação de Transferência São Vicente do VLT
Endereço: Av. Martins Fontes, 566 – Centro

BRT-ABC inicia segunda fase das obras, em São Bernardo do Campo

Intervenções da Fase 2 começaram na Av. Lauro Gomes, após cruzamento da Winston Churchill, e serão estendidas até o Terminal Sacomã, em São Paulo

Uma nova etapa de obras foi iniciada para a construção do BRT-ABC, sistema rápido de ônibus elétricos que conectará a região do Grande ABC à capital. Os serviços avançaram na Av. Lauro Gomes, após o cruzamento da Av. Winston Churchill, em São Bernardo do Campo, com a remoção do piso asfáltico.

A Licença Ambiental de Instalação, emitida pela Cetesb no final de janeiro, compreende a Avenida Lauro Gomes, a Avenida Marginal, a Rua Michel Saliba, a Rua Aída e a Rua do Grito, em São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo.

A Fase 2, com extensão de aproximadamente 15 km, inclui 13 paradas, três viadutos, quatro pontes e cinco passarelas. Nessa etapa, será construída a pista a partir da divisa de São Bernardo do Campo até o terminal Sacomã, em São Paulo.

Gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e implantado e operado pela concessionária Next Mobilidade, o BRT-ABC é um sistema rápido de ônibus elétricos movidos a bateria, com recarga de oportunidade na rede área. No total, terá 18 km de extensão, podendo atender até 600 mil passageiros/dia.

Será operado por 92 ônibus totalmente elétricos, com ar-condicionado, silenciosos e não poluentes, fabricados pela Eletra, empresa brasileira de tecnologia de tração elétrica com sede em São Bernardo. A expectativa é de que o percurso entre o Terminal São Bernardo e o Terminal Sacomã, na capital, seja feito em 40 minutos na modalidade expressa.

Primeira fase

A Fase 1 do BRT-ABC está praticamente concluída conforme o cronograma, incluindo a moderna parada em frente ao Shopping Metrópole, no Centro de São Bernardo.

A Parada Metrópole terá ar-condicionado, wi-fi, bilhetagem antes do embarque, acesso em nível aos veículos e facilidades para pessoas portadoras de deficiência. Será o modelo para as demais 15 paradas previstas no trajeto.

Terá também o Sistema de Transporte Inteligente (Intelligent Transport Systems-ITS), um conjunto de ferramentas tecnológicas para o controle de toda a operação.

O ITS municiará os gestores do BRT-ABC de informações em tempo real sobre horários dos ônibus, condições de trânsito, lotação etc., garantindo a interoperabilidade entre as paradas e o futuro Centro de Controle Operacional, no Terminal São Bernardo.

A Fase 1 começou nas Avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes e terminou junto à Avenida Winston Churchill, em Rudge Ramos, divisa com São Caetano.

As obras deste trecho incluíram preparação do pavimento e concretagem de um trecho de 2,5 km da pista em São Bernardo.

BRT-ABC em números

·   Capacidade de até 600 mil passageiros/dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros/dia.

·   Operação com 92 ônibus totalmente elétricos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras;

·   Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis, com wi-fi e ar-condicionado;

·   Trajeto em via segregada, com 16 paradas fechadas e mais três terminais;

·   Bilhetagem realizada nas paradas, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso; embarque em nível e ampla acessibilidade;

·   Custo total estimado em R$ 950 milhões, inteiramente a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade);

·   Trajeto de 18 km, atendendo diretamente três municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD).

·   Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).

·   Três opções de linhas: Paradora, Semiexpressa (oito estações) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã); a linha Expressa fará o trajeto em menos de 35 minutos.

Metrô alerta sobre falso aviso de desapropriações de imóveis na região da futura Linha 19-Celeste

São Paulo, 13 de março de 2024 – O Metrô informa que não está notificando moradores sobre qualquer processo de desapropriação de imóveis na região norte de São Paulo e município de Guarulhos. Esse processo de notificação das áreas que serão objetos de desapropriação para a implantação da Linha 19-Celeste não foi iniciado e qualquer informe enviado diretamente aos imóveis, neste momento, é fraude.

A Companhia recebeu denúncia de que pessoas se passando por advogados do Metrô estão abordando moradores locais, munidos de informações sobre possíveis desapropriações e oferecendo valores inferiores ao de mercado para a aquisição desses imóveis. O Metrô vai acionar seu corpo jurídico para tomar as medidas cabíveis, inclusive junto a autoridade policial para investigação.

Quem for vítima dessa tentativa de fraude, pode consultar o Metrô para a verificação dos fatos, por meio dos canais oficiais da empresa:

• Relacionamento com a comunidade lindeira às obras de expansão: desapropriações, reassentamentos, impactos de obras e comunicação social: documentoscgp@metrosp.com.br

• Demais canais: https://www.metro.sp.gov.br/fale-conosco

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O que será desapropriado

A relação dos imóveis que serão desapropriados deve ser informada por meio de Decreto de Utilidade Pública (DUP) pelo Governo do Estado no Diário Oficial do Estado (DOE). Essas DUPs informam quais imóveis serão necessários e isso ainda não foi feito. Depois há a publicação no Portal da Transparência do Metrô e posterior comunicado formal da Companhia aos imóveis (confira abaixo as etapas do processo de desapropriação).

Etapas para a desapropriação de um imóvel para expansão do Metrô

1) Publicação do Decreto de Utilidade Pública-DUP em Diário Oficial com a delimitação das áreas que serão desapropriadas;

2) Visita da equipe do Metrô, devidamente identificada, aos endereços publicados no DUP para realizar o cadastro dos moradores dos imóveis. Nesta ocasião, uma correspondência oficial da empresa é apresentada;

3) Visita de equipes de empresa especializada, contratada pelo Metrô, devidamente identificada, para a realização do cadastro individual dos imóveis, levantamento planialtimétrico cadastral individual dos imóveis, e visita dos avaliadores aos imóveis. Nesta ocasião, uma correspondência oficial da empresa é apresentada, contendo as informações sobre a natureza dos serviços a serem realizados nos imóveis, a identificação da empresa contratada, os equipamentos que serão utilizados, e a identificação dos membros das equipes de campo que realizarão as visitas técnicas aos imóveis;

4)  Elaboração de laudo de avaliação individual com o objetivo de definir o valor de mercado do imóvel, considerando as normas técnicas vigentes;

5) De posse dos valores do imóvel, o Metrô encaminha ao proprietário do imóvel uma notificação extrajudicial. Neste documento consta a oferta do valor de mercado com base na avaliação técnica realizada. Caso o proprietário aceite o valor oferecido, entra-se em acordo para o pagamento e desocupação do imóvel. Caso o proprietário não aceite o valor, o Metrô ajuíza a ação de desapropriação e o processo segue pelo caminho judicial.

Todas as desapropriações são realizadas a valor de mercado, com pagamento em dinheiro, sem a utilização de precatórios.