Detalhe da notícia
|
Metroviárias são homenageadas em exposição no mês das mulheres
03/03/2017

A Estação Sé da Linha 3-Vermelha recebe, a partir deste sábado, dia 4, a exposição “Elas do Metrô”, que abre a programação especial da Linha da Cultura em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

 

O projeto é organizado pela plataforma de jornalismo colaborativo ONDDA, em parceria com o fotógrafo carioca Léo Pinheiro. São 19 registros que apresentam os bastidores do trabalho realizado por seis metroviárias em áreas majoritariamente masculinas, como manutenção e operação de trens.

 

Além da mostra física, o público pode acompanhar conteúdos complementares no site ondda.com. Na página, são disponibilizadas histórias contadas pelas funcionárias e coletadas pelo próprio fotógrafo, que acompanhou a rotina de trabalho das metroviárias.

 

Uma das entrevistadas é Mônica Duarte Moreira, primeira mulher a assumir o cargo de oficial de manutenção do Metrô. Participam também, operadoras de trem como Gisela Araújo, que relata o episódio em que uma senhora a parabeniza pelo trabalho, e Sonia Ayres, que ressalta a responsabilidade da função e a capacidade das mulheres em assumir trabalhos com pouca representatividade feminina.

 

A programação completa da "Linha da Cultura" do Metrô pode ser acessada em http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.