Secretaria dos Transportes Metropolitanos

AÇÕES ESTRATÉGICAS

PITU - Plano Integrado de Transportes Urbanos

O que é ?

Os programas de expansão dos transportes metropolitanos fundamentam-se no processo permanente de planejamento realizado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos - STM através dos Planos Integrados de Transporte Urbano – PITU e de outros estudos e projetos associados.

O objetivo do planejamento estratégico de transportes públicos é desenvolver programas de implantação, expansão ou modernização do sistema de transporte metropolitano que atendam adequadamente as necessidades da população quanto a sua mobilidade, desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida. 

O planejamento de transportes deve considerar não só a expansão da oferta, mas também, a gestão da demanda. Isso é possível por mecanismos de uso do solo e outras variáveis, presentes e futuras, de modo a atender as necessidades de viagens para a mobilidade das pessoas e a movimentação de bens, em níveis de serviço aceitáveis e compatíveis com os recursos financeiros existentes, considerando as políticas públicas para o setor nas regiões e no País.

Um dos instrumentos para aferir a mobilidade urbana nas Regiões Metropolitanas é a Pesquisa Origem e Destino (Pesquisa OD).